Empresa que aproveita as vantagens de oferecer benefícios aos funcionários dá um passo decisivo para superar a concorrência.
Isso começa pela retenção de talentos, principalmente os das gerações Z (nascidos a partir de 1995) e Millenials, em que se encontram os nascidos após 1980.
Ao contrário do que se verifica normalmente, você sabia que os profissionais dessas gerações podem ser bastante fiéis às suas empresas?
É o que mostra um estudo da Zapier (em inglês), no qual constatou-se que as pessoas da Geração Z permanecem em média seis anos em uma organização, enquanto os millenials podem passar uma década em um único emprego.
Para que o seu negócio registre taxas de retenção tão elevadas quanto essas, é preciso começar a fazer o “dever de casa”.
Veja a seguir como fazer isso por meio das vantagens de oferecer benefícios aos funcionários.
Quais as vantagens de oferecer benefícios aos funcionários?
Uma pesquisa da Glassdoor (também em inglês) revela que 4 em cada 5 profissionais preferem ter benefícios em vez de aumento salarial.
Porém, tudo indica que, no Brasil, as empresas ainda não parecem ter despertado para a importância estratégica de oferecer benefícios.
Como mostra uma pesquisa publicada na revista Exame, 41% das empresas brasileiras não proporcionam qualquer tipo de adicional de bem-estar para seus colaboradores.
Além de ir na contramão do mercado, essas organizações deixam de usufruir do retorno gerado ao implementar uma política de benefícios consistente.
Veja a seguir as vantagens que um negócio agrega ao fazer isso.
Atração e retenção de talentos
Como mostra uma pesquisa da Willis Towers Watson, os benefícios corporativos são fundamentais para atrair e reter talentos.
Esse é o motivo pelo qual 78% das empresas brasileiras têm a expectativa de melhorar seus programas de benefícios nos próximos anos.
Elas sabem que não dá para competir oferecendo só o básico em um mercado no qual o salário já não é mais o grande diferencial.
Como veremos, as empresas precisam hoje de planejamento e uma boa dose de criatividade para oferecer benefícios que sejam realmente compatíveis com os anseios de seus colaboradores.
Redução da rotatividade
Isso porque a redução da rotatividade depende cada vez mais da atratividade da política de benefícios das empresas.
Nesse sentido, um levantamento da Great Place To Work nostra quais benefícios são considerados verdadeiros “ímãs” de pessoas:
- Licença-maternidade estendida
- Bolsa de estudo (graduação, pós, idioma)
- Horário flexível e home office
- Sextas-feiras curtas
- Comidinhas
- Academia, yoga, massagem
- Espaços atraentes e acolhedores
- Vale-tudo (soma de vários vales)
- Day off (folga).
Melhora do clima
As pesquisas deixam claro que, cada vez mais, vida pessoal e profissional são uma coisa só.
Quando a empresa oferece benefícios alinhados às expectativas e necessidades de seus colaboradores, o resultado não pode ser outro que não o aumento da satisfação.
Empregados mais satisfeitos naturalmente são mais engajados, atentos e interessados em suas atividades.
Por tabela, isso melhora um outro aspecto fundamental no contexto corporativo: o clima organizacional, que também é um fator de atração e retenção de talentos.
Menos custos com afastamentos
Outra consequência natural de uma política de benefícios atraente é a redução dos custos com afastamentos, em especial causados por problemas médicos e/ou psicológicos.
Lembrando que o Brasil gasta R$ 1 a cada 7 minutos com despesas relacionadas a acidentes no ambiente de trabalho.
Benefícios como assistência médica e psicológica são, nesse aspecto, uma forma indireta de minimizar os impactos desses acidentes.
Mais controle sobre o pessoal
Conceder benefícios é também uma maneira estratégica de manter o controle sobre um outro problema para as empresas, o absenteísmo, ou seja, as ausências injustificadas.
Nesse caso, as ausências por motivos de saúde poderiam ser monitoradas com mais precisão, ao estabelecer parcerias nesse sentido com as operadoras dos planos de saúde.
Veja que não se trata de vigiar, mas de estar atento ao bem-estar do ativo mais valioso que uma empresa pode ter, que são as pessoas.
A empresa passa a ser um bom lugar para trabalhar
A pesquisa da GPTW dá importantes pistas sobre o que fazer para tornar a empresa um lugar onde as pessoas desejam estar.
O benefício certo é essencial para isso, tendo em conta que as pessoas não querem apenas o básico.
Para atrair e principalmente reter os melhores profissionais, é necessário que a empresa ofereça todas as condições para que seus talentos possam se desenvolver.
Não dá para pensar nisso sem oferecer um ambiente e meios para garantir o bem-estar total, certo?
Principais tipos de benefícios corporativos
A lista de possíveis benefícios corporativos é bastante extensa, ainda mais considerando o elevado grau de exigência das gerações mais ativas no mercado de trabalho.
De qualquer forma, existem aqueles benefícios “padrão”, que não podem deixar de fazer parte de um pacote atraente.
Portanto, se você quer fazer da sua empresa um lugar melhor para se trabalhar, comece implementando esses benefícios.
Plano de saúde
Sem saúde ninguém avança na vida e na carreira, e é por isso que oferecer assistência médica deveria ser prioridade nas empresas.
Um dado que reforça essa necessidade é o aumento dos acidentes graves entre os anos de 2019 e 2020 que, segundo a FIEP, cresceram em 40% no Brasil.
Além disso, os afastamentos por problemas mentais e emocionais aumentaram em 26% nesse mesmo período.
Atendimento odontológico
A saúde bucal é tão importante quanto a saúde física e mental, até porque o absenteísmo causado por problemas odontológicos pode representar um percentual significativo.
Como mostra um estudo, para certas classes profissionais, esse tipo de afastamento pode equivaler a mais de 5% das ausências no local de trabalho.
Isso para não falar no aspecto estético da questão, já que o sorriso é sempre um dos principais cartões de visita, principalmente para empresas que priorizam o bom atendimento.
Lazer e diversão
Não havendo mais a dissociação entre o ambiente de trabalho e a vida pessoal, o lazer passou a ser hoje um elemento presente dentro das empresas.
Não chega a ser uma novidade que organizações como o Google disponibilizem para seus empregados salões de jogos equipados com sinuca e até videogame.
Além disso, as empresas podem oferecer vouchers com descontos ou entradas grátis em cinemas, teatros e espetáculos, por meio de convênios e parcerias.
Treinamento e desenvolvimento
Como vimos, a pesquisa GPTW mostra que um dos benefícios mais buscados são aqueles relacionados à educação e formação.
Uma ótima alternativa nesse sentido é oferecer treinamentos in company, nos quais a empresa junta o útil ao agradável.
Por que o acesso a uma plataforma de treinamento é um ótimo benefício corporativo?
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Conclusão
São tantas as vantagens de oferecer benefícios aos funcionários que um artigo é até pouco para dimensionar essa importante questão.
Mas pelo que vimos neste texto, fica claro que é um investimento que gera retorno de todos os lados.