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Valor agregado: o que é, qual a importância, exemplos e dicas

Um bom produto ou serviço, com grandes chances de sucesso comercial, é aquele que tem bastante valor agregado.

Ainda mais com o perfil exigente dos consumidores de hoje em dia.

Agregar valor pode ser uma missão bastante desafiadora quando não se sabe bem como tornar um bem mais atrativo.

Se você já se questionou a respeito disso em seus negócios ou na carreira, então este artigo vai te interessar.

Avance na leitura até o final e descubra como incutir mais valor em tudo que você fizer.

O que é valor agregado?

Valor agregado é tudo que se acrescenta ao longo do processo de fabricação de um produto ou da prestação de um serviço que acrescenta características únicas ao bem produzido.

A Coca-Cola tem no seu sabor inconfundível um valor dificilmente igualado.

Na Apple, além dos produtos de altíssima qualidade e design únicos, há o atendimento incrivelmente simpático e a agilidade no pós-venda.

Todas essas características se somam à percepção sobre a marca, que passa a ser vista e lembrada como de alto valor.

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O que é valor agregado na indústria?

Cada segmento produtivo tem sua própria maneira de agregar valor.

Na indústria, o valor agregado geralmente vem dos processos industriais, que acontecem na linha de montagem.

Pode-se também agregar valor de maneira indireta, como acontece com as indústrias que apostam em novos fornecedores de insumos e matéria-prima.

Portanto, valor agregado na indústria é tudo que se faz ao longo das etapas que compõem a cadeia de produção, inclusive a supply chain.

Isso significa que a capacidade de distribuir os produtos também pode ser uma forma de agregar valor, por meio da alta disponibilidade nos pontos de venda.

Qual a importância de agregar valor aos produtos?

Não é por acaso que o esquema padrão de um plano de negócios deve contemplar o diferencial do produto/serviço a ser ofertado.

Faz todo sentido, se considerarmos que colocar no mercado algo que já está à venda é uma grande perda de tempo e de dinheiro.

Toda marca de sucesso tem algo que a destaca e que é considerado como um valor agregado.

Já que citamos a Coca-Cola, vale lembrar de outras marcas de refrigerante conhecidas e queridas por seus públicos locais.

É o caso do Mineirinho, vendido apenas no Rio de Janeiro e conhecido por seu sabor único.

Embora tenha como concorrentes gigantes como a própria Coca-Cola e a Pepsi, o Mineirinho segue firme no seu mercado, em produção há mais de 80 anos.

Eis aí um ótimo exemplo que evidencia a importância de agregar valor a um produto.

O que agrega valor ao produto?

De certa forma, agregar valor é agregar qualidade.

Isso significa que um produto precisa ter certas características esperadas pelo cliente e, além disso, se diferenciar dos demais pela superioridade dessas características.

Uma borracha, por exemplo, precisa apagar tudo que for escrito a lápis.

Nesse caso, uma borracha que apague mais rápido e com menos esforço terá mais valor agregado do que uma que não faz isso.

Esses atributos, por sua vez, dependem do que se faz no processo produtivo.

Logo, o valor deve ser agregado desde que o processo industrial começa.

Nesse processo, entram insumos, matéria-prima, mão de obra, máquinas e equipamentos que, ao final, trazem muito mais valor ao que é produzido.

Como agregar valor ao produto?

Agregar valor a um produto demanda um esforço contínuo de aperfeiçoamento, em que devem ser colocadas em pauta uma série de requisitos.

Ou seja, não basta apenas acrescentar uma característica a um produto se essa característica não for desejada pelo consumidor final.

Veja na sequência como fazer do jeito certo para que seus produtos sejam considerados de valor por quem mais interessa.

Pesquisa e Desenvolvimento contínuos

A incorporação da pesquisa e desenvolvimento (P&D) contínuos no processo industrial é fundamental para manter a competitividade e agregar valor aos produtos.

Para isso, as empresas devem estabelecer equipes de P&D dedicadas, compostas por profissionais qualificados, equipados com recursos adequados.

Essas equipes realizarão análises de mercado e tendências para identificar oportunidades de inovação.

Estabelecer parcerias com instituições de pesquisa e universidades é outra forma de investir em P&D, abrindo caminho para obter conhecimento especializado e recursos.

Adaptação às necessidades do cliente

Nenhuma marca prospera sem colocar o cliente em primeiro lugar.

É por isso que as empresas líderes em seus segmentos investem em sistemas de coleta e análise de dados que permitem entender as preferências e demandas dos clientes. 

Elas podem usar para isso tecnologias de Internet Industrial das Coisas (IIoT) para monitorar o desempenho dos produtos em tempo real e receber feedback direto.

Com base nesses dados, as empresas podem ajustar seus processos de produção e desenvolver produtos personalizados.

Podem também customizar seus produtos, embalagens ou até mesmo modelos inteiros de negócios, com base nas preferências dos seus clientes.

Controle de qualidade

O controle de qualidade é um aspecto crítico para agregar valor aos produtos no processo industrial.

Implica a adoção de medidas rigorosas para garantir que os produtos atendam aos mais altos padrões esperados pelo consumidor.

Esses padrões precisam ser claros e mensuráveis para cada etapa do processo de produção, preenchendo especificações técnicas, critérios de aceitação e margens de tolerância.

Ao longo do processo de fabricação, a empresa pode fazer inspeções regulares, usando para isso tecnologias que permitam detectar defeitos ou variações no processo de fabricação.

Processos eco friendly

Quanto mais sustentável uma empresa é em suas atividades, mais bem vista ela será pelo público e mais ela contribuirá para a preservação da vida e dos recursos naturais.

Os processos eco friendly servem para isso, começando por identificar áreas de melhoria em relação à sustentabilidade. 

Medidas como a redução do consumo de recursos como água e energia e a minimização de resíduos são iniciativas recomendáveis nesse sentido.

Sistemas de reciclagem e fontes de energia renováveis, como a solar, são igualmente indicadas.

Suporte ao cliente

Não é porque estamos falando de indústria que isso significa que o atendimento ao cliente deve ser negligenciado.

Pelo contrário, empresas desse segmento precisam tanto quanto as do comércio estabelecer canais de atendimento para responder a dúvidas e resolver problemas prontamente.

Uma maneira de fazer isso é desenvolver programas de treinamento para os funcionários e para clientes entenderem o uso adequado dos produtos.

Vale ainda investir em um pós-venda que contemple a manutenção e o eventual fornecimento de peças de reposição.

Como fazer análise do valor agregado?

O valor agregado não é apenas um conceito subjetivo.

Há maneiras de avaliá-lo objetivamente, por meio de cálculos.

Nessa fórmula, você deve calcular os seguintes itens:

  • Valor planejado (VP): custo estimado para a produção
  • Custo real (CR): quanto foi gasto até a fase analisada
  • Valor agregado (VA): quanto vale o esforço produtivo até a etapa em questão.

Conclusão

A partir do que vimos, o valor agregado é, ao mesmo tempo, uma meta e um meio para alcançar a qualidade total.

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