Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Treinamento Lean: entenda o que é, benefícios e principais tipos

Treinamento Lean: entenda o que é, benefícios e principais tipos

O treinamento Lean coloca profissionais de diferentes áreas em um patamar acima dos outros.

Ele prepara para lidar com os desafios que surgem nas empresas por meio de uma das mais consagradas metodologias de gestão já conhecidas.

Vale sempre lembrar que foi com os princípios Lean que a Toyota ressurgiu das cinzas, vindo a se tornar uma potência automotiva, superando as montadoras europeias e americanas.

Para as empresas, oferecer esse tipo de treinamento é um diferencial e um benefício aos olhos dos seus colaboradores.

Afinal, quem é que não gostaria de aprender uma metodologia que é unanimidade entre as empresas?

Quem domina os conceitos e técnicas Lean se coloca em melhores condições no mercado e se torna um profissional desejado.

Uma empresa que oferece esse tipo de treinamento também, pois passa a contar com verdadeiros especialistas em resolver problemas.

treinamento lean

Treinamento Lean: o que significa?

Lean Manufacturing é muito mais que uma metodologia de trabalho, mas uma filosofia e um conjunto de princípios.

Ela foi criada entre as décadas de 1940 e 1950 no Japão, ao longo dos anos em que o país se recuperava da devastação causada pela guerra.

Nesse processo, grandes nomes da gestão industrial impulsionaram as empresas japonesas, como Kaoru Ishikawa, Joseph Juran e William E. Deming.

Foram eles os principais responsáveis pela reabilitação da Toyota, que estava arrasada em todos os sentidos.

Basicamente, Lean Manufacturing defende a produção enxuta voltada a demandas localizadas, utilizando o mínimo necessário de insumos, pessoas, espaço e matérias-primas.

Assim, é uma filosofia de combate ao desperdício, fazendo com que uma empresa produza apenas o estritamente necessário para atender a um mercado específico.

👉 A metodologia Lean também pode ser aplicada na gestão da mudança. Saiba como neste ebook grátis preparado pelos especialistas da EDTI!

Benefícios dos treinamentos Lean

Ser apontado como o método que tirou as empresas japonesas da lama já diz muito sobre o que é Lean Manufacturing.

As vantagens da sua implementação são tantas que é até difícil saber por onde começar.

Então, para ficar no benefício mais evidente, vale destacar a redução do desperdício.

No segmento industrial, por exemplo, esse é um grande vilão, já que reduz a capacidade produtiva e, em consequência, a própria lucratividade da empresa.

Porém, não se trata de uma gestão “mão de vaca”, já que o que se busca não é cortar despesas, mas otimizar o uso que se faz dos recursos disponíveis.

Lembre-se que, no Japão pós-guerra, os recursos materiais e humanos eram extremamente escassos e ninguém podia se dar ao luxo de desperdiçar nada.

Assim, um treinamento nessa filosofia dá a uma empresa e seus colaboradores a capacidade de fazer mais com menos.

Com isso, ela tende a se tornar muito mais competitiva e a ter resultados acima da média.

Tipos de treinamento Lean

Depois que a Toyota mostrou ao mundo do que a filosofia Lean é capaz, o que veio a seguir foi uma rápida expansão e desenvolvimento da metodologia.

Assim, as técnicas enxutas foram passando por um processo de adaptação, de modo a responder aos desafios de empresas em diferentes áreas.

Ela também foi combinada com outras metodologias de gestão de sucesso, como a Six Sigma, que vamos abordar mais à frente.

Como não poderia deixar de ser, toda essa evolução resultou em novos métodos de treinamento baseados nos preceitos Lean.

As empresas passaram a ter um leque muito mais amplo de opções, com treinamentos que capacitam pessoas para lidar em diversos contextos.

Vamos conhecer cinco deles e ver como se aplicam na indústria e em outros segmentos.

Treinamento de Lean Manufacturing

Focado principalmente nas necessidades da indústria, o treinamento em Lean Manufacturing visa ao aumento da eficiência por meio da redução do desperdício.

É também, como vimos, um método de produção sob demanda, no qual vale o princípio Just-in-Time (JIT).

Pessoas treinadas em Lean são preparadas para produzir conforme cinco princípios:

  • Qualidade total: em que o grande objetivo é zerar os defeitos de fabricação
  • Melhoria contínua: na qual empresas e pessoas evitam a zona de conforto
  • Redução de perdas: toda atividade que não agrega valor deve ser eliminada
  • Flexibilidade: variar tanto quanto possível os produtos ofertados em volumes menores, sem perda na eficiência
  • Produção puxada pela demanda: tudo que se produz deve ser imediatamente destinado ao consumidor final e o estoque deve ser evitado.

Treinamento Lean Six Sigma

A partir da década de 1980, a metodologia Lean viria a ganhar um “reforço”, que foi a incorporação de um novo método, o Seis Sigma.

Criado pelos executivos da Motorola, seu foco principal é a melhora da qualidade por meio do aprimoramento dos processos.

Por sua vez, o aumento da qualidade é obtido pela eliminação dos focos que possam levar a defeitos de fabricação, também conhecidos como “não conformidades”.

O termo sigma remete ao símbolo do desvio padrão, um indicador estatístico usado para saber o quanto os elementos de uma amostra se afastam da média.

Portanto, Six Sigma é um método cujo objetivo principal é criar um padrão de qualidade, que deve ser replicado em tudo que se produz.

Treinamento Lean Inception

Uma das estratégias mais usadas pelas empresas para reduzir os riscos associados ao lançamento de novos produtos e serviços é desenvolver o Mínimo Produto Viável (MVP).

Trata-se de uma versão elementar de uma solução a ser colocada à venda, apenas com as suas características mais básicas e funcionalidades principais.

Depois de desenvolvido o MVP, ele é disponibilizado para um público restrito, a título de teste.

Se bem sucedido, ele passa então à etapa seguinte, na qual recebe os incrementos necessários para ser vendido para clientes reais.

A metodologia Lean Inception, criada pelo especialista Lean Paulo Caroli, serve justamente para orientar no desenvolvimento do MVP.

Ele mescla técnicas e conceitos de Design Thinking e Lean, em um processo colaborativo de elaboração do MVP muito parecido com o Scrum.

Logo, esse é um treinamento altamente indicado para startups que trabalham com produtos inovadores ou que tenham uma proposta disruptiva em seus projetos.

Treinamento Lean Office

Existe ainda um tipo de treinamento Lean para melhorar os processos administrativos em escritórios, o Lean Office, cujo foco é a eliminação de 8 tipos de desperdício:

  • Excesso de tarefas
  • Tempo de espera
  • Excesso de materiais 
  • Recursos e soluções 
  • Retrabalho 
  • Falhas na comunicação
  • Processos manuais
  • Movimentações desnecessárias.

Treinamento Lean Startup

Desenvolvida por Eric Ries, a metodologia Lean Startup combina conceitos importados das metodologias ágeis, baseando-se na prototipagem e projetos para validação de ideias.

Em função disso, é também considerado um mindset para orientar o empreendedorismo, de modo a reduzir riscos e incertezas.

Onde fazer o

Onde fazer o treinamento Lean Six Sigma?

Existem vários caminhos que você e sua empresa podem seguir para qualificar-se na gestão Lean.

Um deles é fazer individualmente cursos de formação para graduar-se como gestor Green Belt ou Black Belt em Lean Six Sigma.

Outro é implementar na própria empresa esse tipo de treinamento, por meio de programas in company.

Nesse quesito, a Escola EDTI é a sua melhor parceira para impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores, por meio do programa EDTI Pass.

Conclusão

O treinamento Lean, seja qual for a sua vertente, traz grandes benefícios para as empresas.

As pessoas tornam-se mais produtivas e engajadas ao absorver os métodos e conceitos enxutos de produção.

Com isso, as companhias se desenvolvem, ao contar com profissionais mais qualificados e líderes mais preparados.

Como vimos, a EDTI está ao seu lado nessa jornada de crescimento, com cursos EAD e presenciais.

Siga em frente nessa jornada, baixando o e-book em que damos o “mapa da mina” para estimular a melhoria contínua na sua empresa!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: