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Treinamento in company: o que é, como funciona e vantagens

O treinamento in company é um dos diferenciais entre as empresas de sucesso e as que ficam pelo meio do caminho.

Tanto é que, nos Estados Unidos, são investidos em média US$ 1.267 por colaborador por ano.

No Brasil, os investimentos são bem mais modestos: R$ 758 anuais, segundo a pesquisa O Panorama do Treinamento no Brasil – 2021/2022, da ABTD.

As empresas norte-americanas sabem que investir nas pessoas é uma das maneiras mais seguras de obter melhores resultados.

Existe o risco de um colaborador deixar a empresa?

Sim, sempre há, mas só se for para uma condição melhor, o que convenhamos é mais difícil nesse caso.

Veja neste texto o que o treinamento in company representa para os negócios e de que maneira essa formação ajuda a atrair e reter os melhores talentos.

treinamento incompany

O que é treinamento in company?

Treinamento in company é uma modalidade de curso patrocinado pelas empresas para que os colaboradores adquiram formação em áreas bastante específicas.

As possibilidades são variadas, desde um curso sobre oratória até uma certificação em Lean Six Sigma.

No Brasil, esse é um mercado que se expande a olhos vistos, com 35% das empresas já tendo estruturada uma universidade corporativa, de acordo com a pesquisa da ABTD.

Outro dado que chama a atenção é que 86% das empresas em nosso país contam com orçamentos exclusivos para investir em Treinamento & Desenvolvimento (T&D).

Portanto, está claro que, para seguir forte no mercado, toda empresa precisa investir nas pessoas que dela fazem parte.

Se você concorda com isso, veja então como um treinamento in company pode ser estruturado.

Como funciona o treinamento in company?

Pedagogicamente, um TIC não difere de um curso ministrado em uma instituição de ensino convencional.

Os colaboradores/alunos assistem aulas normalmente, podendo ser presenciais ou a distância (EAD).

Aliás, cabe frisar que, segundo o governo, essa é a modalidade de ensino que mais cresceu nos últimos dez anos, com uma taxa impressionante de 474%.

Claro que, em certas áreas e contextos, não é possível ministrar aulas remotamente.

São os casos das empresas de construção civil e seus treinamentos de segurança e indústria, entre outros.

A diferença dos TICs é o próprio conteúdo dos cursos, desenvolvidos para atender às necessidades de públicos muito específicos.

Embora haja cursos comuns que podem ser aplicados em diversas empresas, no geral existe uma demanda por customização, já que cada negócio tem suas peculiaridades.

Tanto é que, como veremos a seguir, existem diversos tipos de T&D que podem ser ministrados, considerando as diferentes demandas por aperfeiçoamento profissional.

Tipos de treinamento in company

Um aspecto importante dos treinamentos in company é que eles preenchem parte da lacuna deixada pelo sistema educacional brasileiro.

Como revela uma pesquisa da Manpower Group, no ano passado a falta de mão de obra qualificada atingiu 81% no Brasil.

Ou seja, 8 de cada 10 vagas são preenchidas por pessoas não capacitadas para a função.

Isso acontece justamente porque as empresas estão demandando cada vez mais competências muito específicas para funções que, há pouco tempo, nem existiam.

É o processo cada vez mais acelerado de extinção de profissões que, com a tecnologia, tende a se acentuar.

A resposta a esse desafio é a expansão dos treinamentos in company, como veremos na sequência ao conhecer alguns dos seus tipos.

Media training

Certas empresas têm seus líderes mais expostos ao interesse da mídia do que outras.

É o caso de clubes de futebol, empresas da gestão pública, companhias aéreas e algumas ONGs e OSCs.

Para essas organizações, existe a necessidade de preparar as lideranças para que possam ir a público expressar-se adequadamente, por meio do chamado media training.

Como o nome já diz, trata-se de um treinamento que prepara pessoas em cargos de destaque para o contato com os jornalistas nas mídias televisiva, falada e escrita – além dos influenciadores, hoje em dia.

Afinal, sempre que um representante de uma empresa aparece dando uma entrevista, não importa o motivo, estará de certa forma vendendo a imagem da sua organização.

Negociação e vendas

A pesquisa da ABTD revela que o comércio é o setor que menos investe em T&D, com 57% menos de investimento anual por colaborador.

Não surpreende, portanto, que no trimestre final do ano passado esse setor tenha registrado queda de 1,4%, no acumulado dos 12 meses anteriores.

A falta de mão de obra qualificada cobra um preço alto nesse setor, que padece com processos de marketing e venda falhos.

Treinamentos in company são uma saída para reduzir os impactos da falta de pessoas qualificadas, por meio de cursos que habilitem a desenvolver estratégias de vendas.

Seria uma solução também para desenvolver os canais digitais de atendimento, principalmente os de pós-venda, um segmento ainda carente de profissionais qualificados no comércio em geral.

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Oratória

Paralelamente aos treinamentos para a mídia, há empresas que investem em cursos para que seus líderes desenvolvam também a oratória.

Faz todo sentido, já que, com a exposição midiática, é certo que as atenções do público estarão voltadas para a maneira como os representantes da empresa se expressam.

Treinamentos in company para desenvolver a oratória são também indicados para instituições de ensino.

Nesse caso, elas podem preparar melhor os seus docentes não só para ministrar aulas, como para realizar palestras em eventos externos e internos.

Isso sem falar no uso por políticos, principalmente no período eleitoral, quando se expõem mais em público para divulgar suas ideias e projetos.

Desenvolvimento Pessoal

Treinamentos in company não precisam ser focados apenas em áreas técnicas ou para desenvolver hard skills.

Eles podem, por exemplo, ser estruturados para estimular as pessoas a desenvolverem suas habilidades inatas ou cultivar valores humanos que reforcem a identidade da empresa.

As organizações podem montar programas para orientar as pessoas em aspectos como relacionamento, respeito às minorias, finanças pessoais e muitos outros.

É uma boa oportunidade também para ouvir os colaboradores.

Não seria ótimo se eles mesmos decidissem que tipo de treinamento gostariam de receber?

Dessa forma, a empresa cria não só um programa de aperfeiçoamento, como dá um estímulo a mais para reter seus melhores profissionais.

Integração

Um dos principais desafios para a gestão das empresas é o combate ao “efeito silo”.

Esse é um fenômeno relativamente comum, no qual cada setor atua de forma isolada do restante da empresa.

Sem uma comunicação constante e efetiva, deixa de existir o saudável intercâmbio de ideias, sem falar nos problemas operacionais que isso causa.

Um estoque que não se comunica bem com os setores logístico e de vendas, por exemplo, certamente enfrentará problemas, assim como causará tribulações para quem depende dele.

Por essas e outras razões, empresas de segmentos como logístico, industrial e de serviços investem pesado em T&D para mitigar o efeito silo em suas atividades.

Liderança

Em uma pesquisa da consultoria Olivia,40% dos líderes entrevistados declararam não se sentirem preparados para eventuais processos de mudança.

Essa é mais uma lacuna que pode ser preenchida, ao menos parcialmente, pelos treinamentos in company.

Assim, as empresas podem moldar os líderes da maneira que julgarem mais apropriada às suas culturas, missões e valores.

Como já destacamos por aqui, a motivação no trabalho tem muito a ver com a presença de líderes inspiradores.

Essa é mais uma razão para se apostar nesse tipo de treinamento in company.

Motivação

A falta de motivação é um dos principais motivos que levam à perda precoce de talentos.

Investir em T&D é uma maneira de evitar que isso aconteça, não só pela questão da formação, como pela melhora do ambiente organizacional.

Quando as pessoas sentem que a empresa investe nelas, é esperado que elas não só dêem o melhor de si, como passem a ser defensores da marca.

Portanto, os treinamentos in company são uma solução “2 em 1”, evitando os custos com demissões e contratações, enquanto fortalecem a imagem perante os públicos interno e externo.

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Vantagens do treinamento in company

A essa altura, já ficou claro que o treinamento in company não é gasto, mas investimento.

Não por acaso, as empresas americanas investem pesado nesse tipo de formação e, no Brasil, esse é um mercado que cresce a cada ano.

Isso porque os líderes, headhunters e gestores sabem que, com gente mais qualificada, os resultados tendem a melhorar em todos os sentidos.

Confira então algumas das vantagens ao investir em T&D.

Produtividade lá em cima

Mais treinamento equivale a equipes mais prontas para darem as respostas que se esperam delas.

Além disso, faz com que os profissionais façam mais com menos recursos, elevando a capacidade produtiva.

Isso abre caminhos para o crescimento do negócio como um todo, que passa a ser mais escalável.

Ou seja, com mais gente preparada, a empresa passa a aproveitar melhor os seus recursos, gerando mais valor sem demandar gastos proibitivos.

Fortalecimento da imagem

Como vimos, a motivação gerada pelos treinamentos in company levam a um efeito dominó do bem.

Mais colaboradores motivados transmitem a boa imagem da empresa para os seus relacionamentos fora dela.

Isso faz com que os talentos sintam vontade de fazer parte dela, ao mesmo tempo em que atrai mais clientes.

Redução de custos

Apesar de gerar um custo, os treinamentos in company acabam sendo o investimento que se paga.

Primeiramente, porque reduzem os índices de turnover e, assim, a empresa acaba gastando menos com processos demissionais.

Ela deixa de arcar também com os custos invisíveis para capacitar novos colaboradores em rotinas de onboarding.

Um colaborador bem treinado significa menos uma demissão precoce, além de evitar os riscos de ir ao mercado prospectar novos profissionais.

Benefícios do curso in company de Lean Six Sigma

Nem todas as empresas têm a infraestrutura necessária para conduzir seus próprios treinamentos in company.

Isso se aplica principalmente para metodologias de gestão que demandam ferramentas e técnicas avançadas, como a Lean Six Sigma.

O programa EDTI for Business foi pensado para atender às demandas do ambiente corporativo.

Conte com a nossa força e qualifique seus colaboradores na metodologia mais usada pelas empresas de todo o mundo para ganhar qualidade e reduzir o desperdício.

Conclusão

Um treinamento in company bem conduzido coloca uma empresa em patamares mais altos de excelência.

Essa é a solução mais indicada para as organizações que precisam qualificar sua mão de obra ou que estejam com dificuldades para encontrar no mercado os profissionais certos.

A Escola EDTI prepara líderes na consagrada metodologia Lean Six Sigma.

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