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Treinamento empresarial: por que investir e como aplicar?

O treinamento empresarial é muito mais do que apenas uma forma de qualificar a mão de obra – ainda que “só” isso já seria bem importante!

Quando bem planejado e executado, trata-se de um fator motivador e um diferencial para atrair talentos.

Uma evidência disso está na 4ª pesquisa Anual Workplace Learning Report (em inglês), do LinkedIn.

Segundo o estudo, 94% dos funcionários entrevistados disseram que ficariam mais tempo em uma empresa se ela investisse em sua formação.

Há ainda outros bons motivos para apostar nesse tipo de treinamento, como vamos ver ao longo deste artigo.

Avance na leitura para somar esse conhecimento valioso!

O que é treinamento empresarial?

Treinamento empresarial é uma iniciativa de caráter pedagógico-profissional, em que uma empresa investe na formação ou aperfeiçoamento dos seus colaboradores.

Considerando os diferentes segmentos e modelos de negócio, há incontáveis maneiras de implementá-lo, seja na forma de programas de longo prazo ou projetos de curta duração.

Como aplicar um bom treinamento empresarial?

Para gerar os resultados esperados, o treinamento empresarial precisa corresponder às necessidades da empresa e de seus colaboradores.

Nesse sentido, é fundamental que as pessoas compartilhem a visão e os valores da organização.

Uma vez que os interesses estejam alinhados, os treinamentos tendem a ser bem recebidos, acrescentando coletiva e individualmente.

Lembrando que o sucesso na aplicação de um treinamento depende também da experiência dos profissionais envolvidos e da adequação às rotinas da empresa.

Tipos de treinamento empresarial

O que não falta no mercado são alternativas de treinamento empresarial, cada um voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades específicas.

Alguns podem ser planejados “do zero”, enquanto outros são realizados por empresas especializadas nesse tipo de formação.

O mais importante, como vimos, é que ele seja adequado às necessidades dos colaboradores, assim como ajudem a empresa a atingir seus objetivos.

Conheça os principais deles a seguir.

Onboarding

No meio corporativo, são chamados de treinamento onboarding aqueles cuja finalidade é integrar novos colaboradores às rotinas da empresa.

Em geral, ele começa com apresentações gerais, nas quais as pessoas conhecem um pouco da empresa, sua história, missão, visão e valores.

A segunda etapa consiste na formação mais prática, quando as pessoas novas conhecem as rotinas que terão que cumprir e as tarefas a serem desempenhadas.

De rotina

Em certos contextos, os empregados precisam estar constantemente relembrando os procedimentos e técnicas relativas às suas atividades.

Para isso, são instituídos treinamentos de rotina, como os que são voltados para procedimentos de segurança e para simular situações de emergência.

São treinamentos comuns em empresas dos segmentos industrial, construção civil e petrolífero, nos quais os riscos de acidentes são sempre constantes.

Gamificação

Bastante em voga, o treinamento em forma de jogos (gamificação) é um trunfo para as empresas porque, além de ajudar a aprimorar competências, entretém e melhora o clima organizacional.

É uma proposta de formação mais lúdica, em que os participantes desenvolvem competências ou adquirem novos saberes por meio de puzzles ou gincanas.

De quebra, eles desenvolvem o raciocínio lógico e reduzem o estresse causado pelas pressões diárias.

Liderança

Não há empresa que prospere ou se destaque no mercado sem líderes à altura dos desafios aos quais todo negócio está sujeito.

Considerando que existe uma escassez de líderes, em certos casos é mais vantajoso formá-los dentro da empresa, com os chamados treinamentos in company.

A vantagem dessa opção é que as lideranças já se moldam aos padrões da organização, transmitindo assim o seu legado.

Líderes formados internamente também tendem a permanecer mais tempo na empresa, o que é sempre um sinal positivo para quem está chegando.

Hard Skills

O termo hard skill se refere a todas as competências adquiridas por meio da formação acadêmica e escolar.

Outra forma de incorporá-las é por meio de treinamentos corporativos, nos quais a empresa forma os seus empregados para utilizar alguma ferramenta ou metodologia.

👉 Uma delas é a Lean Manufacturing, sobre a qual você pode aprender mais lendo este e-book desenvolvido pelos especialistas da Escola EDTI!

Reciclagem

Com a idade ou o tempo na empresa vem a experiência, como também podem vir o comodismo e a defasagem.

Uma maneira de evitar que isso prejudique a performance individual e do grupo é investir em treinamentos de reciclagem.

Neles, os colaboradores aprendem sobre as técnicas mais recentes em seus respectivos campos de atuação, bem como as ferramentas mais avançadas.

Comportamental

Enquanto as hard skills se referem às competências técnicas, as soft skills são aquelas que cada um já manifesta naturalmente, sem depender de treinamento – mas que podem (e devem) ser trabalhadas intencionalmente também.

Tais habilidades são consideradas importantes porque influenciam no relacionamento, um fator essencial para determinar se o clima da empresa é bom ou não.

Entre as soft skills que podem ser treinadas nesse sentido, temos o espírito de equipe, ética, inteligência emocional, capacidade de comunicação, entre outras.

Rodízio de papéis

Uma soft skill cada vez mais valorizada nas empresas é a empatia, a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e dividir com ela seus sentimentos e impressões.

No contexto corporativo, trata-se de uma habilidade valiosa, pois permite antecipar comportamentos e até resultados.

Um meio de treiná-la é o rodízio de papéis, em que as pessoas trocam de funções ou de cargos por um curto período.

Em certos casos, além de desenvolver o espírito de equipe, essa é também uma forma de descobrir talentos “adormecidos”.

Vendas

Toda empresa depende das vendas para sustentar suas atividades.

Por isso, boa parte delas investem em treinamentos nos quais suas equipes comerciais desenvolvem as competências necessárias para aumentar o giro dos produtos ou serviços.

Protocolos de segurança

Finalmente, temos as empresas que, pela natureza das suas atividades, exigem que as pessoas conheçam pelo menos o básico dos protocolos de segurança eletrônicos e digitais.

É o caso dos negócios dos ramos de TI, desenvolvimento de softwares e sistemas, para ficar só nos mais conhecidos.

Conclusão

O treinamento empresarial pode significar aquele salto de qualidade que sua empresa tanto almeja.

A EDTI está ao seu lado, provendo treinamentos in company em Lean Six Sigma, com o nosso programa EDTI for Business.

Conheça nossa proposta pedagógica e leve mais conhecimento e informação para os seus empregados!

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2 comentários em “Treinamento empresarial: por que investir e como aplicar?”

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