Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Total Quality Management (TQM): princípios, benefícios e como implementar

Total Quality Management (TQM): princípios, benefícios e como implementar

Se não existisse o Total Quality Management, seria muito mais difícil avaliar a qualidade de produtos e serviços.

Ele funciona como um “sarrafo invisível” nivelando por cima o padrão de tudo que consumimos.

Também é uma forma de atender a certas exigências, tanto no nível regulatório quanto no sanitário.

É, portanto, um componente indispensável para a própria economia de mercado, oferecendo um norte para as empresas e segurança para os consumidores.

Lendo este conteúdo, você vai saber quais são os princípios, vantagens e muito mais sobre o TQM. 

total quality management

O que é Total Quality Management (TQM)?

Total Quality Management, ou Gestão da Qualidade Total, é um modelo de gestão que também é um conceito, voltado para a implementação e manutenção da qualidade. 

Ele parte do princípio de que, para atrair e fidelizar consumidores, é necessário que o produto ou serviço no mínimo atenda e, se possível, supere suas expectativas.

Para isso, as lideranças da empresa precisam que todos, sem exceção, estejam comprometidos com a qualidade em tudo que fizerem.

Isso vai desde a apresentação pessoal até o zelo na execução de tarefas.

Quais os princípios do Total Quality Management?

Desenvolver produtos e serviços de alta qualidade demanda um esforço contínuo de controle.

Por isso, as empresas que se propõem a seguir o TQM devem assimilar, por extensão, seus princípios fundamentais, que são:

Benefícios de implementar o TQM

A implementação e sustentação do modelo TQM traz, como era de se esperar, importantes vantagens competitivas, entre as quais destacamos:

  • Satisfação do cliente: como na TQM o foco é sempre o cliente, a tendência é que empresas geridas dessa forma sejam mais hábeis em satisfazê-lo
  • Redução de custos: qualidade não é sinônimo de custos mais altos, pelo contrário. A Gestão da Qualidade Total também serve para fazer mais com menos
  • Mais engajamento dos funcionários: para estabelecer a TQM, é preciso engajar a todos e criar canais de comunicação que aproximam as pessoas
  • Aumento da produtividade: tudo isso gera um sentimento de pertencimento que, associado à otimização dos recursos, eleva a capacidade produtiva
  • Compliance e conformidade: o TQM serve também como uma garantia de atendimento às políticas setoriais, normas e exigências das entidades regulatórias.
total quality management

Como usar o Total Quality Management na sua empresa

A qualidade é como uma colheita que, como tal, depende da preparação do terreno, da correta semeadura e do cultivo até que os “frutos” estejam maduros.

Tendo em mente essa analogia, o modelo deve ser implementado, estabelecendo primeiro uma cultura de qualidade, criando canais de comunicação e investindo em treinamento.

É preciso ainda estabelecer metas que, como tais, devem ter seus resultados avaliados por meio de indicadores relevantes, com o apoio das ferramentas da qualidade.

Conclusão

O Total Quality Management liga clientes e marcas, criando um senso de familiaridade e confiança.

Por isso, essa é uma das melhores formas de aumentar o brand awareness e alcançar posições de destaque em um mercado.

Capacite-se para ser a liderança que as empresas buscam e ajude a elevar seus padrões de qualidade, formando-se nos cursos Green Belt e Black Belt da Escola EDTI.

A leitura deste conteúdo fica ainda mais rica com este guia grátis sobre as 7 ferramentas da qualidade!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: