Se não existisse o Total Quality Management, seria muito mais difícil avaliar a qualidade de produtos e serviços.
Ele funciona como um “sarrafo invisível” nivelando por cima o padrão de tudo que consumimos.
Também é uma forma de atender a certas exigências, tanto no nível regulatório quanto no sanitário.
É, portanto, um componente indispensável para a própria economia de mercado, oferecendo um norte para as empresas e segurança para os consumidores.
Lendo este conteúdo, você vai saber quais são os princípios, vantagens e muito mais sobre o TQM.
O que é Total Quality Management (TQM)?
Total Quality Management, ou Gestão da Qualidade Total, é um modelo de gestão que também é um conceito, voltado para a implementação e manutenção da qualidade.
Ele parte do princípio de que, para atrair e fidelizar consumidores, é necessário que o produto ou serviço no mínimo atenda e, se possível, supere suas expectativas.
Para isso, as lideranças da empresa precisam que todos, sem exceção, estejam comprometidos com a qualidade em tudo que fizerem.
Isso vai desde a apresentação pessoal até o zelo na execução de tarefas.
Quais os princípios do Total Quality Management?
Desenvolver produtos e serviços de alta qualidade demanda um esforço contínuo de controle.
Por isso, as empresas que se propõem a seguir o TQM devem assimilar, por extensão, seus princípios fundamentais, que são:
- Foco no cliente
- Envolvimento de todos
- Melhoria contínua
- Processo de tomada de decisão baseado em dados
- Gestão de processos
- Parcerias com fornecedores / relacionamento.
Benefícios de implementar o TQM
A implementação e sustentação do modelo TQM traz, como era de se esperar, importantes vantagens competitivas, entre as quais destacamos:
- Satisfação do cliente: como na TQM o foco é sempre o cliente, a tendência é que empresas geridas dessa forma sejam mais hábeis em satisfazê-lo
- Redução de custos: qualidade não é sinônimo de custos mais altos, pelo contrário. A Gestão da Qualidade Total também serve para fazer mais com menos
- Mais engajamento dos funcionários: para estabelecer a TQM, é preciso engajar a todos e criar canais de comunicação que aproximam as pessoas
- Aumento da produtividade: tudo isso gera um sentimento de pertencimento que, associado à otimização dos recursos, eleva a capacidade produtiva
- Compliance e conformidade: o TQM serve também como uma garantia de atendimento às políticas setoriais, normas e exigências das entidades regulatórias.
Como usar o Total Quality Management na sua empresa
A qualidade é como uma colheita que, como tal, depende da preparação do terreno, da correta semeadura e do cultivo até que os “frutos” estejam maduros.
Tendo em mente essa analogia, o modelo deve ser implementado, estabelecendo primeiro uma cultura de qualidade, criando canais de comunicação e investindo em treinamento.
É preciso ainda estabelecer metas que, como tais, devem ter seus resultados avaliados por meio de indicadores relevantes, com o apoio das ferramentas da qualidade.
Conclusão
O Total Quality Management liga clientes e marcas, criando um senso de familiaridade e confiança.
Por isso, essa é uma das melhores formas de aumentar o brand awareness e alcançar posições de destaque em um mercado.
Capacite-se para ser a liderança que as empresas buscam e ajude a elevar seus padrões de qualidade, formando-se nos cursos Green Belt e Black Belt da Escola EDTI.