A acomodação e o conformismo são comportamentos de alto risco nos negócios, portanto, investir nos diversos tipos de treinamento nas empresas é muito recomendável.
Não por acaso, o treinamento & desenvolvimento (T&D) dos colaboradores é considerado um verdadeiro ativo estratégico por 66% dos líderes entrevistados em uma pesquisa da Emerald Works (em inglês).
Outro dado que reforça a importância dos treinamentos nas empresas vem de uma pesquisa da Rallyware (também em inglês), segundo a qual, 94% dos empregados disseram que ficariam em uma empresa que investisse em seu desenvolvimento.
E na sua empresa, os colaboradores estão satisfeitos com o direcionamento que vem sendo dado às suas carreiras por meio dos treinamentos?
Seja qual for a sua resposta, veja neste artigo como melhorar suas rotinas de T&D para ter resultados acima da média.
Quais os principais tipos de treinamento nas empresas?
De acordo com o dicionário Priberam, treinamento consiste na preparação para uma competição ou para uma atividade.
Repare que treinar é algo que se faz tendo em vista objetivos específicos.
É um tipo de rotina voltada para quem já tem algum grau de conhecimento sobre o que vai ser treinado.
Da mesma forma, T&D é um processo de aperfeiçoamento focado em melhorar competências já adquiridas ou agregar novas às que já são dominadas.
Digamos então que, na sua empresa, tenha sido detectada uma carência de líderes.
Com um treinamento voltado para isso, é possível criar suas próprias lideranças internamente, sem ter que depender de novas contratações.
Esse é apenas um entre os vários tipos de treinamento nas empresas, como vamos ver a seguir.
Motivacional
Uma pesquisa da 4hunter constatou que mais da metade dos profissionais brasileiros estão insatisfeitos com seus trabalhos.
Essa falta de motivação tem como principais motivos os baixos salários, falta de reconhecimento profissional e o clima ruim.
Contra os baixos salários parece não haver outra solução que não seja remunerar melhor.
Já para os outros motivos, uma solução rápida e de custo relativamente baixo são os treinamentos motivacionais.
Se os empregados não se sentem reconhecidos, essa é uma forma de a empresa dizer que está atenta a isso, seja com palestras, confraternizações ou dinâmicas de grupo.
Técnico
Os treinamentos técnicos são indicados para desenvolver as hard skills, ou seja, as habilidades que só podem ser incorporadas por meio do ensino direto.
É o caso de uma indústria que, ao adquirir um novo equipamento, investe em T&D para que seus operadores sejam capazes de manuseá-lo.
Embora tenha um viés prático, esse tipo de treinamento não deixa de ser uma forma de motivar, desde que esteja ligado às reais causas da insatisfação.
Também é uma forma de a empresa desenvolver talentos internamente, sem ter que recorrer à “loteria” dos processos seletivos abertos ao público.
Liderança
Uma pesquisa da Michael Page apurou que 8 em cada 10 profissionais pedem para sair de um emprego por causa do chefe.
De certa forma, esse levantamento ajuda a entender por que é cada vez maior a proporção de profissionais que evitam assumir funções de liderança, como mostra uma pesquisa publicada na revista Época.
Investir em T&D para liderança é, portanto, resolver dois problemas de uma só vez.
Primeiro, pode evitar a formação de líderes tóxicos ou desalinhados aos valores da empresa.
Não menos importante, ajuda a formar pessoas mais qualificadas para lidar com desafios complexos, de modo que se possa conciliar qualidade de vida e aumento de responsabilidade.
Corporativo
Treinamentos corporativos são uma espécie de treinamento sob encomenda.
Nesse caso, a empresa identifica antes uma lacuna de formação a ser preenchida ou um treinamento que possa qualificar os colaboradores conforme a necessidade.
Com isso, espera-se que a performance individual melhore e, a partir disso, a da empresa como um todo também.
Por ser uma modalidade mais abrangente, é comum que as empresas recorram a plataformas de T&D a distância.
Além da rapidez em contratar uma rotina de treinamento já pronta, existe a conveniência do home office que, no caso, é direcionado para o treinamento.
Onboarding
Treinamentos onboarding são fundamentais para inserir novos colaboradores na rotina.
É uma maneira de aprender fazendo, com a vantagem de já aproveitar o processo para integrar novos membros às equipes.
Outra função dos treinamentos onboarding é apresentar os valores, missão e visão da empresa, de modo que quem está chegando possa assimilá-los mais rapidamente.
Assim, os novos colaboradores já vão aprendendo desde o começo como têm que desempenhar suas funções, colocando seus talentos a serviço da organização.
Equipe
Há empresas nas quais o trabalho em equipe é vital para o cumprimento das rotinas, principalmente em segmentos como industrial, construção civil e petroquímico, entre outros.
Um bom exemplo desse tipo de treinamento é o que as Comissões Internas para Prevenção de Acidentes (CIPA) fazem.
Na construção civil, eles são usados para conscientizar a mão de obra sobre procedimentos de segurança, uso de EPIs e muito mais.
Em plataformas de extração de petróleo e outras indústrias, os treinamentos em equipe servem também para orientar quanto ao que fazer em caso de acidentes.
Desenvolvimento pessoal
Se empresas são formadas por pessoas, então o progresso de cada um individualmente é também o progresso da empresa.
Partindo desse princípio, há as organizações que investem pesado no desenvolvimento pessoal como caminho para o crescimento corporativo.
Esse tipo de treinamento traz ainda uma vantagem adicional, que é a retenção de talentos.
Atendimento
No setor de serviços, atender bem é tão importante quanto a prestação do serviço em si.
Nas lojas, o sucesso de uma venda depende diretamente da abordagem dos vendedores e de como eles conseguem atrair a atenção do cliente.
O treinamento serve, nesse caso, como preparação para a criação de oportunidades e para aumentar o tráfego de pessoas nos pontos de venda físicos.
Além disso, são uma forma de antecipar objeções, para que a argumentação dos profissionais de venda seja mais consistente.
O atendimento também pode ser treinado para ser feito no ambiente online, como no caso dos profissionais que usam chats e WhatsApp para fazer contato com o público.
Negociação
O processo de vendas pode ser mais complexo em certas empresas, principalmente nas que trabalham no segmento B2B.
Isso porque, nesse tipo de organização, a decisão é sempre em conjunto, ainda que a palavra final seja de um diretor ou do dono do negócio.
Sendo assim, é necessário que a força de vendas seja altamente preparada para negociar com diversas instâncias, em alguns casos simultaneamente.
O treinamento em negociação também pode fazer parte das rotinas de T&D nas empresas que lidam com a inadimplência, com os objetivos de reaver valores em aberto e de resgatar clientes.
Vantagens do treinamento nas empresas
Uma força de trabalho bem treinada e qualificada é sem dúvida um grande diferencial.
Essa é uma ótima estratégia, inclusive para lidar com a concorrência, como previsto nas 5 Forças de Porter.
De acordo com essa teoria, uma das ameaças que um negócio pode enfrentar é a chegada de novos concorrentes com tecnologias disruptivas.
Quando a empresa investe em T&D, ela dá um passo para facilitar a inovação em seus processos.
Dessa forma, ela se “blinda” contra os concorrentes, tanto os que já estão no mercado quanto os que estão por chegar.
Veja a seguir outras vantagens que isso traz.
Custo-benefício
É muito melhor manter os colaboradores sempre atualizados do que contratar pessoas de última hora para suprir lacunas.
Dessa forma, a empresa poupa com os sempre dispendiosos processos admissionais, ao reduzir a sua própria rotatividade.
Dizem que “santo de casa não faz milagre”, mas isso nem sempre é verdade, quando se investe com seriedade no aperfeiçoamento da mão de obra.
Sai mais em conta e, como vimos, evita uma série de gastos e contratempos.
Retenção de talentos
Já vimos também que, ao investir nas pessoas, uma consequência esperada é que elas sintam vontade de permanecer na empresa.
Então, se no seu negócio a rotatividade tem sido um problema, talvez esteja na hora de pensar em programas de T&D.
Isso sem contar que, para as novas gerações, o fator desafio conta mais do que fazer carreira em uma empresa.
Ao instituir programas de treinamento, essa demanda pode ser suprida, principalmente quando eles estão ligados a projetos.
Alimenta o endomarketing
Problemas de comunicação podem minar a confiança entre as pessoas, corroendo lentamente a reputação dos líderes por causa de intrigas e fofocas.
Aliás, o clima organizacional ruim é um dos principais motivos para a falta de motivação para o trabalho, como vimos anteriormente.
Para que isso não aconteça, há empresas que investem em canais de endomarketing, a fim de divulgar as ações da empresa com repercussão entre seus colaboradores.
Nesse aspecto, os treinamentos regulares são uma pauta constante, abastecendo os meios de comunicação internos.
Dessa forma, a empresa dá o seu recado, deixando claro que se importa com o desenvolvimento do seu maior patrimônio: as pessoas.
Aperfeiçoamento da mão de obra
Parece um absurdo, mas a verdade é que o seu maior concorrente pode estar agora trabalhando no fundo de um quintal em uma solução que vai desbancar o seu negócio.
A vantagem dele é não estar amarrado ao próprio sucesso, o que o levaria a fazer mais do mesmo.
Afinal, para que mexer em time que está ganhando?
Pois é aí que mora o perigo, pois essa postura está a um passo da sempre perigosa zona de conforto.
Treinar os colaboradores é uma maneira de preparar a empresa para o que vem por aí, mantendo-os sempre ligados às últimas novidades e inovações.
Desenvolvimento corporativo
Empresas são como pessoas.
Logo, a mesma necessidade que temos de nos aperfeiçoar é sentida pelas organizações como um todo.
Quando se investe em T&D, não só as pessoas se desenvolvem, mas o negócio em geral se mantém vivo, ao abrir espaço para novos saberes.
Qual o melhor tipo de treinamento para a sua empresa?
Seria equivocado pensar que todos os tipos de treinamento podem ser implementados no mesmo lugar.
Uma empresa industrial, por exemplo, talvez não sinta tanta falta de um treinamento para atendimento quanto uma do ramo varejista.
Dessa forma, o primeiro passo para o sucesso com rotinas de T&D é identificar a modalidade que melhor se ajusta às necessidades e objetivos do negócio.
E se você não conta com pessoas qualificadas para essa avaliação, vale apostar em programas de treinamento corporativo como o EDTI Pass, do qual falaremos mais à frente.
Qual a diferença entre treinamento e desenvolvimento?
Usamos o termo T&D para se referir ao treinamento, contudo, vale frisar que não trata da mesma coisa que desenvolvimento.
O primeiro é mais focado em objetivos de curto prazo, podendo ser projetos que demandem a assimilação de conhecimentos especiais, por exemplo.
Já o desenvolvimento se refere ao processo de longo prazo de construção de carreiras, que depende não só de formação, mas de treinamentos em sequência.
Entre os tipos de desenvolvimento mais conhecidos temos as diversas graduações, pós-graduações, MBA e cursos livres com certificação.
Por que treinar e desenvolver seus colaboradores?
Educação é sempre o melhor investimento, já que seus reflexos são sentidos em diversas outras atividades.
A Escola EDTI apoia as empresas que querem capacitar seus colaboradores, por meio do programa EDTI Pass.
Nossa equipe de Treinamento empresarial tem mais de 15 anos de experiência em treinar colaboradores em Seis Sigma para que eles possam melhorar processos e impulsionar resultados em empresas por todo o Brasil.
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Conclusão
São tantos tipos de treinamento nas empresas que dá vontade até de investir em todos.
Considerando os diferentes tipos de negócio, pode ser difícil identificar qual o treinamento adequado.
A EDTI pode ser a força que você precisa, provendo treinamento in company e consultoria com os mais qualificados gestores Master Black Belt.