Os projetos baseados na metodologia Scrum/Ágil são bastante flexíveis, mas de uma coisa nenhum deles pode abrir não: o time Scrum.
Essa é a “espinha dorsal” de todas as iniciativas ágeis, que bebem na fonte de metodologias como a Lean Six Sigma.
Aqui na EDTI somos entusiastas dessa forma de organizar equipes.
Utilizamos sempre que temos oportunidade e recomendamos para nossos parceiros, clientes e alunos.
Isso porque, como vamos ver ao longo deste texto, o time Scrum oferece diversas vantagens, principalmente por facilitar a articulação entre a parte estratégica e operacional.
Prossiga na leitura até o final para saber mais!
O que é time Scrum?
O time Scrum é como se chama a equipe designada para conduzir projetos conforme a metodologia Ágil.
Geralmente, ele é composto por três funções principais: o Product Owner, o Scrum Master e o Time de Desenvolvimento.
São esses os responsáveis por levar adiante o Scrum, uma metodologia ágil de gerenciamento de projetos que enfatiza a colaboração, a adaptabilidade e a entrega de valor contínua.
Em vez de seguir uma abordagem tradicional de planejamento e execução sequencial, o Scrum organiza o trabalho em iterações chamadas de “sprints”.
Cada sprint é como se fosse um microprojeto dentro de um projeto mais amplo, com suas próprias metas, ferramentas e prazos definidos.
Essa é a maneira encontrada pelos criadores da metodologia e filosofia Ágil para desburocratizar o desenvolvimento de softwares e agilizar a entrega de soluções, usada amplamente nos mais variados projetos.
Qual a função do time Scrum?
A função do time Scrum é desenvolver e entregar um produto de valor.
Seus integrantes devem realizar o que for necessário para transformar os requisitos do produto em incrementos funcionais a cada sprint.
O time Scrum é auto-organizado e multifuncional, o que significa que deve ter todas as habilidades necessárias para completar o trabalho por conta própria.
Durante o sprint, o time colabora para desenvolver, testar e entregar as funcionalidades conforme acordado no planejamento.
Eles são incentivados a tomar decisões coletivas, manter a comunicação constante e garantir a qualidade do produto.
Ao final de cada sprint, o time Scrum revisa o progresso, adapta-se conforme necessário e planeja o próximo sprint.
Qual é o tamanho ideal de um time Scrum?
O tamanho recomendado para um time Scrum é geralmente entre 5 a 9 membros, no máximo 10.
Manter um número reduzido de membros no time Scrum tem como principal razão garantir maior agilidade e produtividade nos projetos.
Afinal, com uma quantidade baixa de pessoas, a comunicação e a colaboração fluem muito melhor.
Além disso, um time menor tende a ser mais flexível e adaptável, viabilizando a auto-organização enquanto confere maior responsabilidade individual.
Um time enxuto também reduz a complexidade e a sobrecarga de coordenação, permitindo uma entrega mais ágil e eficaz de incrementos do produto.
O time Scrum é formado por quem?
A filosofia e metodologia Ágil foi criada em resposta às necessidades da indústria de softwares, que se ressentia da falta de métodos mais adequados à sua realidade.
Dessa forma, não faria sentido um framework de trabalho formado por equipes gigantescas, cheia de funções, subfunções e pessoas para coordenar em pesados organogramas verticais.
Assim, os primeiros mentores ágeis buscaram uma estrutura de trabalho horizontal, em que o papel do líder é mais de um orientador e menos de um distribuidor de ordens.
Essa estrutura deve ser organizada com poucas funções, mas com cada membro da equipe plenamente consciente do que deve fazer.
Veja a seguir quais são os papéis principais em um time Scrum e o que cada um deles deve fazer.
Developers
O time de desenvolvedores no Scrum é responsável por transformar os requisitos do produto em incrementos funcionais.
Eles são auto-organizados, multifuncionais e colaboram para desenvolver, testar e entregar as funcionalidades.
Eles tomam decisões coletivas, mantêm comunicação constante e garantem a qualidade do produto.
O time de desenvolvedores trabalha em conjunto para cumprir as metas do sprint e adaptar-se conforme necessário para entregar valor de forma iterativa e incremental.
Scrum master
Já o Scrum Master é responsável por facilitar o processo Scrum e garantir sua correta implementação.
Eles atuam como líderes de serviço, removendo obstáculos e promovendo um ambiente de trabalho colaborativo.
O Scrum Master orienta o time Scrum e o Product Owner em práticas ágeis, ajudando a melhorar continuamente os processos.
Eles também são responsáveis por promover a transparência e a ajudar a resolver conflitos para garantir o sucesso do projeto.
Product owner
Atuando como uma espécie de meio de campo, o Product Owner é o responsável por definir e priorizar os requisitos do produto, representando os interesses dos stakeholders.
Ele é encarregado de comunicar a visão do produto, gerenciar o backlog e tomar decisões sobre o que será desenvolvido em cada sprint.
O Product Owner trabalha em colaboração com o time de desenvolvimento, dando orientação e esclarecendo dúvidas para garantir a entrega de um produto de valor que atenda às necessidades dos clientes e usuários finais.
Aprenda mais sobre Scrum e metodologias ágeis
Profissionais capacitados para trabalhar com a metodologia Ágil não se formam em um estalar de dedos.
É preciso estudar e se capacitar.
A Escola EDTI é a sua melhor opção para se preparar adequadamente para os desafios de participar de projetos ágeis, com cursos desenvolvidos por mestres com ampla experiência.
Um deles é o curso EAD SCRUM – Princípios e Práticas, em que você será apresentado aos fundamentos por trás das metodologias ágeis, o funcionamento e a aplicação do Framework Scrum, como pensar de forma ágil e muito mais.
Conheça outros cursos a distância da EDTI e destaque-se no mercado de trabalho!
Conclusão
O time Scrum é essencial para o sucesso de todo projeto Ágil, por isso seus membros devem ser selecionados com muito critério.
Um desses critérios é a formação, que pode ser adquirida nos cursos da EDTI.
Seja um gestor qualificado graduando-se como líder Green Belt e Black Belt.