Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Tecnologia exponencial: o que é, exemplos, desafios e possibilidades

Tecnologia exponencial: o que é, exemplos, desafios e possibilidades

O conceito de tecnologia exponencial é relativamente recente e cresceu na última década com o avanço da digitalização e a massificação da internet.

Por exponencial, define-se tudo aquilo que cresce em uma escala muito mais rápida do que os padrões convencionais, o que nos dá uma boa ideia do tipo de tecnologia com que estamos lidando.

A parte mais interessante disso tudo é que não se trata de uma tecnologia restrita aos cientistas e pesquisadores.

Na verdade, é bem provável que você esteja agora mesmo fazendo uso de uma tecnologia exponencial.

Acompanhe o texto até o fim para saber mais.

tecnologia exponencial

O que é tecnologia exponencial?

Tecnologia exponencial é todo avanço tecnológico que cresce de forma acelerada, com impacto significativo em diversos setores.

Essas tecnologias, como inteligência artificial, impressão 3D e energia renovável, têm potencial para transformar radicalmente a sociedade e impulsionar mudanças disruptivas em curtos períodos de tempo.

Exemplos de tecnologia exponencial

Embora o termo tecnologia exponencial seja de uso relativamente recente, para a comunidade científica ele não é nada novo.

Isso porque, já em 1965, Gordon Moore dissertava (em inglês) sobre a tendência histórica da indústria de microchips e processadores em evoluir exponencialmente. 

Seu artigo deu origem à Lei de Moore, segundo a qual, a capacidade de processamento dos chips dobra aproximadamente a cada dois anos.

Mais informação sendo processada significa avanços mais rápidos, traduzindo-se em tecnologias que, há poucos anos, poderiam ser consideradas coisa de ficção.

Veja algumas delas a seguir. 

Inteligência Artificial (IA)

Talvez a mais polêmica das tecnologias exponenciais seja a Inteligência Artificial, em razão das muitas implicações éticas e legais que suscita.

Afinal, ela está ligada a um campo da ciência da computação que desenvolve sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.

Exemplos de aplicação da IA incluem assistentes virtuais como a Siri e a Alexa, veículos autônomos, detecção de fraudes em transações financeiras e na elaboração de diagnósticos médicos.

Computação em nuvem

Bem menos polêmica é a computação em nuvem, um modelo que permite o acesso remoto a recursos computacionais compartilhados pela internet. 

Exemplos de aplicação incluem serviços de armazenamento em nuvem, como Dropbox e Google Drive, e plataformas de hospedagem de sites, como o Amazon Web Services (AWS).

Podem também ser aplicadas na área médica, apoiando a gestão hospitalar.

A grande vantagem desse tipo de tecnologia é proporcionar escalabilidade, flexibilidade e custos reduzidos, impulsionando a transformação digital em diversos setores produtivos.

Internet das Coisas (IoT)

Casas inteligentes com sistemas de segurança e termostatos conectados, cidades inteligentes com monitoramento de tráfego e sensores ambientais, e dispositivos de saúde conectados que coletam dados de pacientes remotamente são alguns exemplos de IoT.

Portanto, a IoT é, de certa forma, uma tecnologia impulsionadora, pois viabiliza o fluxo de dados indispensável para a evolução tecnológica.

Realidade Aumentada (AR)

Já a Realidade Aumentada combina elementos virtuais com o mundo real, conduzindo-nos a uma experiência imersiva e interativa. 

Exemplos de aplicação incluem aplicativos de beleza que permitem testar virtualmente maquiagens e produtos de cuidados pessoais.

Também é usada por guias turísticos que fornecem informações em tempo real sobre pontos de interesse e manuais de instruções em RA para montagem e reparo de equipamentos.

Impressão 3D

Você já ouviu falar da manufatura aditiva?

Pois ela nasce com a impressão 3D, tecnologia que permite criar objetos sólidos tridimensionais a partir de um modelo digital. 

Sua aplicação é vasta e abrange diversas áreas, como:

  • Medicina, com a impressão de próteses e órgãos humanos
  • Indústria automotiva, com a fabricação de peças customizadas
  • Arquitetura, com a criação de maquetes e protótipos
  • Culinária, com a impressão de alimentos em 3D. 

Veículos autônomos

Uma das características das tecnologias exponenciais é dispensar a operação por seres humanos.

Elas nos levaram à criação de veículos autônomos que utilizam tecnologias como sensores, câmeras e inteligência artificial para operar de forma independente, sem a necessidade de um motorista.

Sua aplicação abrange desde carros autônomos para transporte pessoal até caminhões autônomos para transporte de carga.

Aliás, os veículos autônomos já estão circulando em várias cidades ao redor do mundo, sendo fabricados por empresas como Tesla, Waymo e a própria Uber.

Energia renovável

Falando em Tesla, uma das grandes preocupações da empresa liderada por Elon Musk é com a sustentabilidade e a transição energética.

Por isso, os veículos da marca são movidos a eletricidade, que fica armazenada em baterias que podem durar até 100 anos.

Saindo do ramo automotivo, as fontes de energia renováveis estão gradativamente se expandindo, como acontece nas casas alimentadas por energia solar e eólica.

Medicina personalizada

O setor de saúde também vem se beneficiando das tecnologias exponenciais.

Hoje é possível, por exemplo, fazer testes genéticos para selecionar medicamentos específicos para determinados perfis, com base no DNA.

A tecnologia exponencial também permitiu desenvolver terapias de precisão baseadas em marcadores moleculares para câncer. 

Outros avanços incríveis são a impressão 3D para próteses personalizadas e o desenvolvimento de medicamentos personalizados por meio da modelagem computacional. 

Quais os desafios do avanço exponencial da tecnologia?

Naturalmente, o avanço exponencial da tecnologia traz consigo uma série de desafios complexos e, em certos casos, implicações de ordem ética, moral e legal.

Uma delas é a questão da privacidade e segurança dos dados, preocupações crescentes à medida que mais informações pessoais são coletadas e compartilhadas. 

A desigualdade digital também se intensifica, com o acesso e conhecimento tecnológico se tornando um divisor entre as pessoas.

Porém, como veremos a seguir, alguns desses desafios podem ser superados pelo uso da própria tecnologia.

tecnologia exponencial

Possibilidades do avanço exponencial da tecnologia

A partir do que vimos, a tecnologia exponencial traz consigo possibilidade inimagináveis há pouco tempo em áreas como a medicina, transportes e energética.

Ela vem dando respostas há questões que afligiram a humanidade durante muito tempo, como o tratamento de doenças como o câncer e até para atenuar o aquecimento global.

Conclusão

A tecnologia exponencial é realmente incrível, e certamente vem muito mais por aí.

Esteja preparado para os novos tempos, qualificando-se para solucionar os problemas da empresas nos cursos Green Belt e Black Belt da Escola EDTI.

Conheça neste e-book grátis o Curso Seis Sigma: sua chance de se destacar no mercado de trabalho!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: