Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Soluções criativas: como resolver problemas da empresa usando a criatividade?

Soluções criativas: como resolver problemas da empresa usando a criatividade?

Engana-se quem acha que soluções criativas são privilégio de artistas ou profissionais de comunicação.

Na verdade, os maiores avanços da humanidade podem ser creditados não só à pesquisa, mas principalmente à criatividade dos grandes inventores.

A conhecida fita durex, por exemplo, foi um invento criativo. 

O ano era 1925, e o industrial Richard Drew, então colaborador da 3M, estava em busca de uma solução para a pintar linhas coloridas em carros com precisão sem danificar a pintura.

Em vez de recorrer a pesquisas caras e sofisticadas, ele usou a criatividade para desenvolver um adesivo que se fixasse com firmeza, mas que pudesse ser retirado com facilidade.

Como essa, muitas outras invenções dependeram da criatividade de pessoas como Drew, que com sua genialidade contribuem para o avanço da humanidade.

Prossiga na leitura e entenda o que isso significa no contexto das atividades produtivas e industriais.

soluções criativas

O que são soluções criativas?

Soluções criativas são respostas não usuais aos desafios e necessidades de pessoas e empresas nos mais diversos cenários e situações.

Elas se caracterizam por fugirem dos padrões, surgindo graças a insights ou à inspiração de quem consegue pensar fora da caixa.

Nas empresas, as soluções desse tipo costumam demandar pouco investimento, com resultados tão bons quanto os que seriam gerados por pesquisas caras.

A indústria, por exemplo, está repleta de casos em que os problemas acabaram sendo resolvidos de forma inusitada, como ilustra a invenção da fita durex. 

Qual a importância das soluções criativas de problemas?

Criatividade é um “asset”, ou seja, uma mais valia para as empresas que dispõem de um corpo de profissionais capazes de trabalhar dessa forma.

Se todos os problemas fossem solucionados apenas pelas vias convencionais, muitos dos avanços dos quais desfrutamos hoje provavelmente nem existiriam.

Você provavelmente já deve ter escutado o ditado “a necessidade é a mãe da invenção”.

Pois é assim que as soluções mais criativas surgem, normalmente a partir de uma necessidade urgente ou que incomoda o bastante para fazer surgir novas ideias.

Exemplos de soluções criativas na indústria

Outro caso que ilustra isso foi a invenção dos anéis para abrir latas.

Até 1963, as latas de bebidas só podiam ser abertas com abridores, o que não era nada prático.

Foi então que o engenheiro Ermal Fraze, usando de toda sua inventividade, desenvolveu uma solução utilizada até hoje.

A ideia surgiu em um piquenique com a família, em que Fraze se viu em dificuldades para abrir as latas de bebida. 

Com criatividade, e é claro, muito conhecimento sobre engenharia, ele desenvolveu em casa uma invenção utilizada no mundo todo.

Veja na lista abaixo outros exemplos de soluções criativas na indústria:

  • Ford – Linha de Montagem (1913): Henry Ford revolucionou a indústria automobilística com a criação da linha de montagem em série, reduzindo significativamente o tempo e o custo de produção
  • Coca-Cola – Criação da Garrafa Contour (1915): a garrafa com design exclusivo e reconhecível ao toque foi uma inovação que diferenciou o produto em um mercado competitivo
  • Gillette – Modelo de Negócios “Lâmina e Aparelho” (1901): introduziu um modelo de negócios no qual o aparelho de barbear era vendido a baixo custo, enquanto as lâminas descartáveis geravam lucro contínuo
  • General Electric – Lâmpada Incandescente Eficiente (1890): melhoria na produção e distribuição de lâmpadas incandescentes, tornando a iluminação elétrica acessível para residências e empresas em larga escala
  • Heinz – Frasco de Vidro Transparente (1890): a embalagem transparente para ketchup permitia aos consumidores ver a qualidade do produto, estabelecendo confiança na marca.

👉Saiba mais sobre as metodologias de pesquisa e suas diferenças neste material para download grátis!

Como encontrar soluções criativas para problemas da empresa

A criatividade é menos um dom e mais uma habilidade que pode ser desenvolvida.

Tudo depende de uma característica inerente a praticamente todas as pessoas: a curiosidade.

Quanto mais você perguntar, mais respostas terá, e aí o cérebro faz a sua parte, conectando uma ideia com outra até que uma solução apareça.

Existe até um método que você pode seguir para levar a esse momento “iluminado”. 

Confira na sequência.

Definir claramente o problema

Richard Drew e Ermal Fraze tinham problemas reais para solucionar quando inventaram o durex e o anel abridor de latas.

Por isso, o primeiro passo é mirar exatamente no problema a resolver, considerando os recursos e o tempo disponível.

Vale ainda fazer algumas perguntas, tais como:

  • Qual é o impacto do problema?
  • Quais são as possíveis causas?
  • Quem é afetado?

Brainstorming

Outra solução criativa que costuma dar bons resultados é o brainstorming.

Quanto mais pessoas, melhor.

E todas as ideias devem ser registradas para serem filtradas depois.

Utilizar o método dos “5 Porquês”

Vale também usar o método dos 5 Porquês para ir mais fundo no problema e assim encontrar a verdadeira causa raiz.

Imagine, por exemplo, uma empresa que está passando por um período de queda nas vendas:

  • Por que as vendas estão caindo? (porque os clientes não estão renovando contratos.)
  • Por que não estão renovando? (porque sentem que a entrega perdeu valor.)

E assim sucessivamente.

Benchmarking

Nada como o exemplo dos outros para ajudar a encontrar soluções criativas.

Essa é a proposta do benchmarking, um método amplamente usado por empresas para definir seus planos de ação e para detectar riscos — e evitá-los.

Prototipagem rápida

Uma forma de encontrar respostas que costuma dar bons resultados é a prototipagem.

Consiste em criar soluções em pequena escala, de modo que possam ser testadas e validadas antes do desenvolvimento do produto propriamente dito.

Embora seja normalmente associado a produtos físicos, a prototipagem também pode ser aplicada aos serviços.

Seria o caso de uma empresa que pretende testar uma nova abordagem do atendimento em apenas uma de suas unidades antes de espalhar por toda a rede.

Incentivar a diversidade de ideias

A criatividade também surge do contato entre pessoas com diferentes backgrounds e concepções de vida e de mundo.

Quanto mais diversidade houver na empresa, mais chances de encontrar soluções criativas por meio dessa mistura.

soluções criativas

Adotar ferramentas de análise criativa

Certas ferramentas utilizadas no meio empresarial podem não só ajudar a tomar decisões e a gerir um negócio, como podem ser um estímulo à criatividade.

A análise SWOT, por exemplo, pode gerar bons insights a partir dos dados levantados.

Outra ferramenta que pode ser útil para despertar a veia criativa é o modelo SCAMPER (Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor, Eliminar e Reorganizar), cuja finalidade é exatamente estimular o pensamento fora da caixa.

Conclusão

As soluções criativas estão onde menos se espera.

Tudo é questão de ter um olhar atento, uma postura inquieta e disposição para fazer diferente.

Para isso, quanto mais conhecimento, mais elementos você terá para encontrar as soluções mais originais.

A Escola EDTI pode ajudar nessa parte, com cursos EAD, Green Belt e Black Belt Lean Six Sigma.

Quer mais uma ferramenta para aguçar a criatividade? Conheça o método 5W2H neste material para download!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: