Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Six Sigma Yellow Belt: o que é, vantagens e como obter a certificação

Six Sigma Yellow Belt: o que é, vantagens e como obter a certificação

A certificação em Six Sigma Yellow Belt é uma forma de começar bem uma trajetória profissional de sucesso.

Isso é o que temos observado ao longo dos anos em que formamos especialistas na metodologia que levou empresas como a GE a obterem resultados excepcionais.

Não nos surpreende que, ao buscar por vagas de emprego em cargos de gestão, as certificações em Lean Six Sigma sejam consideradas um diferencial.

Uma delas é a “faixa amarela”, Yellow Belt.

Engenheiros, prestadores de serviços e profissionais da construção civil, entre outras áreas, são alguns dos profissionais para os quais essa formação é recomendada.

Confira aqui como fazer para tê-la em seu currículo e que vantagens você agrega com essa conquista.

six sigma yellow belt

O que é Six Sigma Yellow Belt?

Six Sigma Yellow Belt é o profissional capaz de executar ações estratégicas em projetos baseados em Lean Seis Sigma.

Embora seja focado na parte operacional, ele também tem a responsabilidade de fiscalizar e orientar outros Yellow Belts que façam parte de sua equipe.

Outra importante função do profissional com essa graduação é prestar apoio aos Green Belts e Black Belts nos projetos.

Assim, uma de suas prerrogativas é sugerir melhorias e dar feedbacks sobre pontos críticos.

Aliás, essa é a principal diferença para os White Belts, os profissionais de linha de frente.

Além da execução das tarefas, os Faixas Amarelas têm autonomia para liderar pequenas frações das equipes, além do suporte direto aos líderes de graduações superiores.

O que é Yellow Belt?

Você já deve ter percebido que a metodologia Lean Six Sigma toma emprestado o sistema de promoções das artes marciais.

Assim, Yellow Belt é uma das primeiras graduações que podem ser obtidas, servindo por isso como porta de entrada para projetos Lean.

Por ela, você pode iniciar uma carreira de sucesso como gestor, principalmente se ainda não tem experiência à frente de projetos.

Uma vantagem adicional é que, ao começar como Yellow Belt, você já vai incorporando a cultura enxuta e de controle de qualidade, dentro dos melhores padrões Lean Six Sigma.

Isso facilita o processo de formação, já que, por ser um gestor iniciante, espera-se que não tenha vícios e costumes que os mais “rodados” adquirem ao longo da carreira.

👉 Você sabe como fazer uma análise de dados? Aprenda neste e-book grátis da EDTI!

O que é Lean Six Sigma?

Lean Six Sigma é o resultado da fusão entre a metodologia Lean, de produção enxuta, e a Six Sigma, de redução de incertezas em processos.

Ambas são plenamente empregadas em negócios dos mais variados ramos como solução para a redução de perdas, controle de custos e aumento da produtividade.

Tudo começa com a aplicação dos conceitos Lean, segundo os quais, o desperdício é o inimigo número 1 a ser combatido nas empresas.

Por sua vez, Six Sigma é o método com o qual a Motorola conseguiu aumentar sua competitividade na década de 1980, focando na qualidade e em diminuir a variabilidade em seus processos.

Vantagens do certificado Yellow Belt Lean Six Sigma

Desde o pós-guerra, quando a metodologia Lean ajudou a reerguer o parque industrial japonês, os métodos enxutos de produção têm sua eficácia comprovada.

Com o passar dos anos, eles foram se aperfeiçoando, incorporando novas ferramentas e técnicas.

O próprio Six Sigma, embora tenha sido desenvolvido nos Estados Unidos, bebe na fonte dos princípios Lean.

Da fusão entre as duas metodologias, nasceu um framework de trabalho completo, que vem ajudando as empresas a melhorar em todos os sentidos.

Casos como os da Motorola e da General Eletric (ambos em inglês) tornaram-se emblemáticos porque mostraram que é possível não só sair de uma crise, mas também obter resultados acima da média em um prazo relativamente curto.

Inspirados no sucesso dessas grandes empresas, gestores do mundo inteiro passaram a adotar o Lean Six Sigma como ferramenta de melhoria, em razão das suas vantagens.

Confira algumas delas a seguir.

Para a carreira

Todos que se especializam em Lean Seis Sigma transformam-se em verdadeiros solucionadores de problemas.

Por isso, as empresas fazem questão de enfatizar nos anúncios de vagas para seus cargos que dão preferência para quem tem essa certificação.

Isso vale também para as funções operacionais que, em projetos Lean, nem são tão operacionais assim.

Afinal, uma das atribuições de um Yellow Belt é prestar suporte aos gestores Green Belt e Black Belt, inclusive em questões mais estratégicas nos projetos.

Vamos ver mais algumas razões que fazem o investimento nessa certificação valer a pena para a sua carreira:

Ser o profissional que as empresas buscam

Empregabilidade é a capacidade que um profissional tem de conseguir um posto de trabalho dentro das suas qualificações.

Isso tem relação direta com a relação entre a oferta e a demanda, ou seja, entre a quantidade de profissionais disponíveis e a necessidade das empresas.

Para quem tem uma certificação em Lean Six Sigma, a realidade é diferente da maioria, em função da alta demanda por profissionais nesse perfil.

Claro que não se pode afirmar que 100% dos graduados estão empregados, mas pode ter certeza que, sendo um Yellow Belt, suas chances serão maiores.

Mais oportunidades de mostrar o seu valor

Por ser portador de uma certificação amplamente aceita, aumentam as chances não só de ser contratado, como de fazer parte de projetos importantes nas empresas.

Então, se você sente que não está sendo valorizado como gostaria, pode ser que, com a certificação Yellow Belt, o jogo vire a seu favor.

E se na sua empresa não existe uma cultura de gestão por projetos, sendo um Yellow Belt, você pode até mesmo ajudar a implementá-la.

Desenvolvimento de habilidades de gestão de projetos

As empresas buscam soluções ao contratarem novos profissionais.

Essas soluções, em geral, ganham forma em projetos, nos quais elas materializam aquilo que desenharam em seus planejamentos.

Ser um Yellow Belt qualifica profissionais para atuarem nesses projetos, ao agregar uma série de competências no nível da gestão, análise de dados e uso de ferramentas de controle.

Certamente é um passo adiante na carreira, habilitando a gerar resultados consistentes.

Para empresas

Como mostra uma pesquisa publicada no site Você S/A, o percentual de profissionais altamente comprometidos com suas empresas é, em geral, inferior a 30%.

Isso explica em parte porque os especialistas em Lean Six Sigma são tão procurados.

Eles são capazes, com os seus conhecimentos, de gerar resultados e, com isso, aumentar a motivação e o engajamento.

Isso sem contar a carência crônica que as empresas têm por líderes de verdade, como revela um estudo do Instituto Gallup.

Apesar de serem responsáveis por funções operacionais, os Yellow Belts são formados também para liderar desde os primeiros projetos.

Por isso, contar com esse especialista pode representar vantagens consideráveis para as empresas, como vamos conferir abaixo.

Projetos bem conduzidos

Um dos desafios que as organizações encontram é garantir que seus projetos saiam do papel e, depois, que a teoria se confirme na prática.

Para isso, os especialistas em Lean Six Sigma são os profissionais mais indicados, em razão da sua formação voltada especificamente para a condução de projetos.

Por outro lado, não adiantaria muito contar só com pessoas qualificadas nessa metodologia nos cargos de gestão.

Assim, ter a força dos Yellow Belts é fundamental para garantir que todas as equipes estarão alinhadas ao propósito e à metodologia de trabalho.

Redução dos custos

Como vimos, o foco da metodologia Lean é a redução do desperdício.

Todo negócio deseja produzir mais com o mínimo de custos, mas para isso, é necessário um esforço que, em alguns casos, implica mudar toda a cultura organizacional.

Os profissionais Lean Seis Sigma são os mais indicados para isso, já que são capazes de liderar projetos de alta complexidade, visando reduzir as perdas e, com isso, os custos.

Resultados acima da média

Histórias como as da GE e Motorola mostram que, no mundo dos negócios, não há caso perdido.

Desde que se aplique conhecimento e as pessoas certas estejam nos lugares certos, é possível obter resultados acima até das melhores projeções.

Para isso, é indispensável contar com gente qualificada, como são os profissionais graduados como Yellow Belts.

Lembrando que não basta apenas ter líderes preparados, se, na linha de frente, o mesmo não se verifica com os responsáveis por fazer acontecer.

Contar com a valiosa colaboração dos Faixas Amarelas é, portanto, uma garantia de que aquilo que foi planejado será executado no limiar da perfeição.

six sigma yellow belt

Como é o curso Lean Six Sigma Yellow Belt?

O curso de certificação Lean Six Sigma Yellow Belt da Escola EDTI capacita os participantes a utilizar a metodologia Lean Six Sigma.

Qualificamos profissionais de diferentes setores a empregar as ferramentas Lean para coordenação e execução de projetos de melhoria. 

Assim, as empresas conseguem reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a atratividade dos seus produtos e serviços.

Conheça nossa proposta e obtenha essa formação única no mercado para você se destacar!

Conclusão

Ser um Six Sigma Yellow Belt é uma grande responsabilidade.

Além de cuidar da parte operacional, esse especialista também assume o compromisso de informar os gestores Green Belt e Black Belt sobre o andamento dos projetos.

Você pode se qualificar para ser esse verdadeiro agente da mudança, nos cursos da EDTI.

Continue aprendendo, lendo este e-book 100% gratuito em que mostramos por que é tão importante ser proativo no ambiente de trabalho!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: