A certificação Six Sigma Green Belt pode ser a melhor resposta para quem está em busca de recolocação ou de novos horizontes profissionais.
Tenha certeza de que, não importa qual seja a sua área de atuação, qualificando-se com essa graduação, você estará bem à frente na disputa por uma vaga de emprego.
Ou, se preferir, pode usar os conhecimentos que adquirir para levar adiante o seu próprio negócio, individual ou como sócio em uma empresa.
Então, vamos conhecer mais a fundo o que realmente significa obter essa qualificação e que portas se abrem com isso?
É só continuar lendo até o fim!
O que é Six Sigma Green Belt?
Six Sigma Green Belt é o profissional de nível intermediário que conduz e lidera projetos dentro da metodologia Lean Six Sigma.
Ele tem como principal função liderar equipes enxutas de até quatro membros em projetos pautados em Lean Six Sigma, desde que seja uma equipe por vez.
Desta forma, ele terá que se reportar a um Black Belt sempre que necessário, embora tenha autonomia para tomar decisões, desde que afetem apenas a sua equipe.
Se fosse no meio militar, o Green Belt seria um oficial de posto médio, como capitão ou tenente.
Sua principal responsabilidade seria liderar frações menores de uma “tropa”.
O que é Green Belt?
Por outro lado, ser um Green Belt não significa estar amarrado a uma hierarquia rígida.
Muito pelo contrário, no geral, esse especialista trabalha com relativa liberdade, dirigindo-se ao Black Belt só em situações específicas.
Lembrando que ele recebe esse nome porque convencionou-se, dentro da hierarquia dos especialistas nesse método, usar o sistema de graduações das artes marciais.
Portanto, um “faixa verde” está acima dos faixas amarelas e brancas, e abaixo dos faixas pretas e dos mestres faixas pretas (Black Belt e Master Black Belt).
O que é Lean Six Sigma?
O que faz do Green Belt um profissional tão valorizado, como vemos nos anúncios de vagas de emprego?
A resposta para essa pergunta é simples: ele é uma das lideranças na metodologia Lean Six Sigma.
Usada por grandes empresas para elevar a produtividade e combater o desperdício, sua aplicação vem gerando pequenos “milagres” de recuperação.
Para que estes resultados se concretizem, é indispensável aplicar os conhecimentos que só os Green Belts e Black Belts têm.
Eles fazem isso usando a metodologia que nasce da fusão entre a Lean Manufacturing e o Six Sigma.
A primeira nasceu no Japão e tem como principal foco a eliminação das perdas e dos focos de desperdício nos processos.
Já a Six Sigma foi desenvolvida nos Estados Unidos, e seu objetivo principal é aumentar o padrão de qualidade ao reduzir as incertezas sobre os processos produtivos.
👉 Para ficar ainda mais claro, não deixe de baixar gratuitamente o e-book em que mostramos as diferenças entre Lean e Six Sigma!
Vantagens do certificado Green Belt Lean Six Sigma
As empresas sabem que quem é portador de um certificado Green Belt em Lean Six Sigma têm conhecimentos avançados de gestão.
Essa é uma formação indispensável para quem atua em segmentos como engenharia, construção civil e saúde, para ficar apenas nas que têm as maiores demandas.
Confira a seguir quais vantagens você pode obter para sua trajetória profissional e o que as empresas ganham quando contam com especialistas Faixa Verde.
Para a carreira
Especialistas Green Belt sem dúvidas estão um passo à frente dos profissionais convencionais.
Essa é uma formação única e, como veremos mais à frente, altamente desejada pelas empresas, em razão das competências gerenciais que agrega.
Outro detalhe que faz a diferença é que, sendo um Green Belt, você se qualifica não apenas para ser chefe, mas para liderar.
Veja abaixo outras vantagens que você agrega ao currículo obtendo essa certificação.
Formação de destaque no mercado
O Six Sigma ganhou projeção mundial depois que foi aplicado pela primeira vez na Motorola, por volta de 1980.
A empresa, que até então vinha tendo problemas com concorrentes e a defasagem de certos processos, mudou seu mindset graças ao método que criou.
O resultado foi tão bom que, com o tempo, deixou de ser uma empresa deficitária, chegando a poupar US$ 600 milhões por ano, além de reduzir o tempo de entrega de projetos de 44 para 33 meses.
Isso dá uma boa ideia da razão por que os especialistas em Lean Six Sigma são tão procurados.
Ampliação de horizontes profissionais
O que mais se vê no mercado são pessoas que fazem mais do mesmo.
Não há mal nenhum nisso mas, para quem quer mais, não dá para esperar crescimento fazendo só o feijão com arroz.
Especializar-se em Lean Six Sigma na graduação Green Belt é sem dúvida o passo mais decisivo que você pode dar em direção a grandes realizações profissionais.
Isso porque, com essa certificação, você estará no caminho para se tornar um Black Belt, e aí, o céu é o limite.
Maiores salários
Um salário médio de R$ 6.734,00 está ruim para você?
Pois é essa a faixa salarial para quem tem formação Green Belt em Lean Six Sigma.
Sempre lembrando que, por se tratar de um valor médio, ele pode tranquilamente oscilar para o dobro disso, dependendo da empresa e da região onde você trabalha.
Logo, são grandes as chances de receber salários na casa dos 5 dígitos.
Detalhe: nem é necessário ter nível superior, embora essa seja uma recomendação e uma forma de disputar os salários mais altos.
Para empresas
Uma pesquisa da Gallup revela que as empresas erram na hora de escolher seus líderes 82% das vezes.
Além disso, para cada 10 profissionais recrutados, só um mostra aptidão para liderar.
Os dados são inquestionáveis em apontar para uma carência de líderes que tenham não só o talento mas, sobretudo, as hard skills necessárias para estar à frente dos projetos.
Nunca é demais ressaltar que liderança pode ser um dom, mas também uma habilidade que não pode ser desenvolvida.
Um caminho seguro para isso é graduar-se como um Green Belt em Lean Six Sigma.
Veja na sequência outras razões que justificam a contratação desse tipo de profissional.
Ter à disposição verdadeiros solucionadores
Como vimos, a metodologia Lean Manufacturing visa eliminar o desperdício, enquanto o Six Sigma é direcionado para aumentar a qualidade.
Não seria exagero algum dizer que quem se especializa em Lean Six Sigma torna-se um autêntico solucionador de problemas, dos simples aos mais complexos.
Afinal, para investir em projetos, as empresas precisam contar com garantias de que seus orçamentos não serão desperdiçados.
Para isso, elas precisam ter ao lado profissionais com formação ampla, capazes de liderar e inspirar pessoas.
Um Green Belt é fundamental nesse aspecto, já que, com os seus conhecimentos avançados de gestão, ele pode conduzir equipes em projetos nos mais variados segmentos.
Menos exposição aos riscos
Não se pode arriscar quando estão em jogo milhares ou milhões de reais.
Um projeto mal orientado ou conduzido é um caminho para o fracasso, e, por consequência, um ralo por onde o dinheiro escoa para nunca mais ser visto.
Por isso, as empresas buscam tantas garantias de sucesso ao contratar pessoas e ao adquirir novos ativos.
Um especialista Green Belt é essencial nesse sentido, porque tem a formação ideal para ajudar na implementação das estratégias mais arrojadas.
Não basta fazer tudo certo no papel se, na hora da execução, a empresa falhar.
Para que isso não aconteça, é necessário contar na linha de frente com lideranças preparadas, como é o caso dos líderes Six Sigma Green Belt.
Aumento na lucratividade
A conta é simples de fazer: menos desperdício e mais qualidade é igual a lucros maiores.
Implementando a metodologia Lean Six Sigma, as empresas acabam aderindo ao princípio de melhoria contínua (Kaizen) e, com isso, a lucratividade passa a ser recorrente.
Seja qual for o ramo do negócio, com a força dos profissionais Green Belt, ele aumenta as probabilidades de se tornar lucrativo no longo prazo.
Outro aspecto a ser destacado é que a metodologia Lean Six Sigma se molda a empresas de todos os setores.
Da indústria de transformação à prestação de serviços, todo negócio ganha ao implementá-la nas suas estratégias e operações.
Como é o curso de Green Belt Lean Six Sigma?
O curso Green Belt Lean Six Sigma dispõe de um conteúdo programático voltado para qualificar você para liderar projetos com base no framework DMAIC.
Na Escola EDTI, você desenvolve as habilidades necessárias e o domínio das principais ferramentas em 6 módulos presenciais ou em regime EaD.
Conheça nossa proposta e matricule-se no curso que está ajudando a alavancar a carreira de gestores em todo o Brasil.
Conclusão
Graduar-se em Six Sigma Green Belt é um passo daqueles que muda para sempre a trajetória profissional.
Quem tem essa formação diferencia-se da maioria porque ela soma competências indispensáveis para as empresas.