O senso de disciplina é uma das ferramentas necessárias para a implementação de projetos de melhoria contínua.
É fato que nenhuma empresa ou profissional pode avançar na carreira ou nos negócios sem um elevado sentido de organização.
Seja qual for o ramo, tenha certeza de que ninguém prospera sem que a casa esteja em ordem, ao menos não por muito tempo.
Pois é disso que o senso de autodisciplina trata: ele é o caminho para colocar as coisas em seus devidos lugares.
Agora você tem a chance de conhecê-lo melhor para começar uma nova trajetória profissional.
Avance na leitura e saiba mais sobre isso.
O que é senso de disciplina Shitsuke no 5S?
Também conhecido como Shitsuke ou 5S, o senso de autodisciplina é uma das ferramentas usadas para implementação de projetos pela metodologia Lean.
Faz todo o sentido, já que não há como implantar um método que para combater o desperdício e aumentar a eficiência quando a empresa não está minimamente organizada.
Seria como iniciar uma reforma em uma casa ou apartamento enquanto o imóvel está repleto de objetos espalhados e fora do lugar.
Portanto, o 5S nada mais é do que uma ferramenta para alinhar o ambiente de modo que, a partir disso, a cultura Lean possa ser incorporada e continuada.
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Entendendo o 5S
Cabe ressaltar que o senso de autodisciplina, embora esteja enquadrado nos 5S, é o resultado da aplicação dos outros “S”.
Ele é o resultado esperado da prática diária da disciplina consciente, em que cada membro de uma equipe entende o seu papel dentro de uma organização.
Dessa forma, os colaboradores passam a ser agentes na promoção de um ambiente mais limpo, organizado e funcional.
Confira então quais são os 4S que antecedem o senso de disciplina e o que cada um deles representa na implementação da metodologia Lean.
Senso de Utilização (Seiri)
O programa de TV “Acumuladores” mostra a dura realidade das pessoas que sofrem de acumulação compulsiva.
Incapazes de se livrar dos bens que compram (a maioria totalmente supérfluos), elas passam a criar verdadeiras “montanhas” de objetos dentro de suas casas.
Embora seja um exemplo extremo, serve para ilustrar o risco de manter no ambiente de trabalho ou em casa bens sem qualquer utilidade.
É isso que busca eliminar a aplicação do “S” de Seiri, que diz respeito ao senso de utilização.
Senso de Ordenação (Seiton)
Já o “S” de Seiton se refere à necessidade de manter objetos, ferramentas e itens de uso diário sempre nos seus devidos lugares.
Desta forma, poupa-se tempo gasto na procura deles e evita-se atraso na rotina.
O Seiton também tem uma relação com o espaço, que passa a ser organizado em função das atividades nele realizadas.
Note que, para isso, é fundamental ter aplicado antes o Seiri, de maneira que permaneçam no ambiente apenas os objetos estritamente necessários.
Senso de Limpeza (Seiso)
Manter um local limpo é muito mais do que uma questão de higiene.
Na verdade, a limpeza é parte indissociável de uma cultura que busca reduzir ou eliminar o desperdício.
Isso porque um ambiente sem asseio é o primeiro sinal de desorganização, ou seja, é a porta de entrada para o desperdício.
Além do mais, sujeira faz mal para a saúde, sendo um potencial causador de problemas respiratórios e doenças infectocontagiosas.
Senso da Saúde (Seiketsu)
Por falar em saúde, esse é o quarto “S” e que, como tal, resulta da prática diária dos outros até aqui destacados.
Não restam dúvidas de que um local de trabalho produtivo e saudável é, necessariamente, limpo, organizado e, nele, as ferramentas e objetos são fáceis de encontrar.
Senso da Autodisciplina (Shitsuke)
Uma vez que todos os outros “S” sejam incorporados ao dia a dia, eles se transformam em hábito e, assim, a tendência é que a disciplina seja praticada espontaneamente.
Qual a função do Shitsuke?
Em última análise, o Shitsuke é muito mais do que um meio de organizar empresas.
Se aplicada na rotina pessoal, essa ferramenta pode trazer grandes benefícios, ajudando a organizar melhor a rotina e, acima de tudo, o uso do tempo.
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Como praticar o senso de disciplina?
Se a desorganização é um hábito, o mesmo se aplica à disciplina.
Dessa forma, ela só é adquirida com a prática diária e constante, um dia de cada vez.
Ela pode começar com pequenas tarefas do cotidiano na empresa, sendo com isso gradativamente incorporada a sua cultura.
O mais importante é que seja dado o primeiro passo, não importa o quão modesto ele venha a ser.
Conclusão
Outra maneira de começar a desenvolver o senso de disciplina é por meio da qualificação profissional.
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