Qualidade Total
No início da década de 90, diversas empresas utilizavam esforços de melhoria baseado na Gestão da Qualidade Total. Porém, não conseguiram obter o sucesso que desejavam na melhoria dos seus processos.
Algumas gafes foram cometidas durante a implantação da Gestão da Qualidade Total, que agora, com a metodologia Seis Sigma, estão sendo corrigidas e melhoradas. Abordaremos as principais gafes cometidas no GQT a seguir e como elas foram abordadas no Seis Sigma:
Falta de Integração pensando em Qualidade Total
Falta de Integração: na GQT a qualidade era considerada uma atividade paralela, separada das questões-chave da estratégia da empresa, representadas por um departamento o qual não havia ligações diretas com os resultados da empresa. A filosofia Seis Sigma está colocando a Gerência, a Melhoria e a Medição de Processos em prática como parte das responsabilidades diárias, especialmente de seus gerentes operacionais.
Treinamento Ineficaz: os treinamentos do GQT eram focados em ensinar apenas o uso das ferramentas, esquecendo de fornecer um contexto claro sobre como fazer a melhoria funcionar. Os treinamentos do Seis Sigma, além da explicação sobre as ferramentas para melhoria, ensinam quando utilizá-la. Outro ponto alto da capacitação Seis Sigma são as técnicas para enxergar oportunidades de melhoria ensinadas no curso.
Foco sobre a qualidade do produto: apesar da palavra “Total” fazer do GQT, os esforços para melhoria estavam focados apenas na qualidade dos processos de produção e não em serviços, logística, marketing e outras áreas críticas. O Seis Sigma aborda a melhoria em todos os processos da empresa, tanto administrativos quanto de produção, o que acaba sendo mais “Total” que a Qualidade Total.
Mudanças por incrementos: as diretrizes do GQT enfatizavam que as melhorias deveriam ser feitas por meio de pequenas mudanças, e não com uma mudança total do processo. No Seis Sigma, o foco é a melhoria e as mudanças que levam a melhoria.
A EDTI, com seus cursos de Green Belt e Black Belt, leva os profissionais a aprenderem a filosofia Seis Sigma e melhorar seus processos, sejam eles de produção ou administrativos.
Pingback: 5S da qualidade: Conheça Tudo Sobre Essa Ferramenta [Guia]