Seis habilidades necessárias aos projetos Lean Six Sigma – Para manterem-se num mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam melhorar seus processos para criar cada vez mais valor para o Cliente. Para isto, no entanto, é necessário mudar o processo atual.
Porém, para conseguir mudar é necessário agregar novas habilidades, que se trabalhadas em conjunto com o conhecimento do dia a dia, serão fundamentais na obtenção de êxito nos projetos.
A primeira habilidade importante é a coleta e a análise de dados. Estas são habilidades fundamentais para que a equipe de melhoria seja capaz de tomar as decisões corretas. Dados nos trazem informações, que se analisadas, transformam-se em conhecimento.
Com o aumento de conhecimento podemos compreender melhor nossa situação e onde queremos chegar.
Desenvolver boas mudanças
Desenvolver boas mudanças é a segunda habilidade fundamental. Para isto, é necessário termos um bom entendimento do processo que estamos querendo melhorar.
Boas mudanças são originadas quando fazemos uso do pensamento criativo e de ideias que deram ótimos resultados em outras situações.
Após o desenvolvimento de mudanças, parte-se para o teste. Testar antes de implementá-las é a terceira habilidade de apoio a melhoria.
Testar é uma maneira de experimentar a mudança na prática e aprender sobre seu potencial e sobre as possíveis falhas.
Os testes devem ser elaborados de maneira que o investimento de tempo, dinheiro e risco seja o menor possível, mas que mesmo assim aumente o nível de conhecimento da equipe e a implementação completa seja finalizada.
Implementar mudanças, a quarta habilidade, significa se assegurar de que ela se tornará parte da nova maneira de se fazer as coisas.
Para que a implementação seja boa, é importante criar uma estrutura de suporte a fim de garantir que os resultados sejam alcançados e sustentados.
A base da disseminação é a comunicação
Mudanças, depois de implementadas, precisam ser divulgadas internamente para que outros processos em situação parecida possam aproveitar o aprendizado adquirido. Disseminar a mudança e a melhoria é a quinta habilidade.
A base da disseminação é a comunicação. Comunique primeiramente qual era o problema e posteriormente comunique os meios utilizados para a resolução deste problema.
Nossa última habilidade fundamental é o lado humano da mudança. A maior parte dos esforços para melhoria envolvem pessoas e sem elas as melhorias não ocorrem.
Sempre informe os reais motivos da mudança, o progresso do projeto e explique como a mudança irá afetar as pessoas envolvidas. Se utilizarmos as seis habilidades de apoio à melhoria, iremos obter resultados positivos e duradouros para a organização.
Você terá acesso a tudo isto quando fizer o curso Lean Six Sigma de Green Belt da EDTI.
[retweet]