Já pensou em desenvolver o seu plano de carreira? Esse termo diz respeito às etapas que você precisa percorrer para alcançar objetivos profissionais. Começar a pensar no futuro é a melhor maneira de obter sucesso, progresso financeiro e satisfação com o que se está fazendo.
Para isso, é preciso saber como elaborar um plano de carreira. Isso não é tão complicado quanto muitos imaginam. Para construir esse caminho, no entanto, você deve ser bastante realista e dedicado consigo mesmo.
Sabendo exatamente o que quer e o que deseja evitar, você vai conseguir criar um plano para si. Mas é bom escapar das armadilhas em que muitos profissionais caem no decorrer desse trajeto.
A seguir, confira 7 dicas para montar o planejamento para a sua carreira!
1. Saia da sua zona de conforto
Antes de qualquer coisa, você está fazendo o que realmente gosta? Sente-se realizado com o trabalho que desempenha? É importante fazer esses questionamentos para saber se vale a pena investir na carreira em que você está. Mesmo que seja rentável, você se imagina fazendo isso no futuro?
Se não é isso que realmente quer, é hora de sair da sua zona de conforto e buscar uma área que vai proporcionar a realização que tanto almeja!
É preciso também ter coragem de sair da zona de conforto para crescer na própria área. Por vezes, se a empresa não incentivar o crescimento, o profissional precisará buscar maneiras de se destacar ou procurar outros lugares que o valorizem mais. Em outras palavras, para crescer na carreira, é necessário ousar mais.
Pode até ser mais confortável ficar parado naquilo que conhece, mas isso o impedirá de descobrir realidades melhores.
2. Analise como está a sua carreira
Como elaborar um plano de carreira sem antes fazer uma análise de como está a sua situação profissional, não é mesmo? Como falamos anteriormente, é importante saber se você está na área que realmente quer.
E mesmo que você esteja no ramo em que deseja se desenvolver, é preciso pensar ainda se a sua carreira está no caminho certo.
Será que você se não se acomodou no atual trabalho? Ou a sua empresa não dá abertura para você inovar em ideias? Analise com sinceridade se o seu atual estado profissional vai ajudá-lo a buscar novos horizontes, ou se o deixará parado na mesma situação por anos.
Se você quer crescer profissionalmente, tem que saber em que ponto está para alcançar o ponto em que quer chegar.
3. Defina os objetivos que você quer alcançar
Agora que você sabe o seu ponto de partida, resta saber qual é a linha de chegada. Não adianta fazer um plano de carreira se não tiver um ou mais objetivos em mente. E lembre-se: saiba claramente o que você quer — não se guie por um desejo vago.
Ganhar mais dinheiro ou ser reconhecido são bons objetivos para se criar um norte, mas é preciso ter certeza de como essa vontade vai se materializar. Você quer ser gerente? Quer ser o dono do seu próprio negócio? Definido o seu objetivo, você está no controle da sua carreira.
4. Trace metas a médio e longo prazo
Para cada objetivo, estabeleça metas. Isso vai definir o rumo que será tomado para que você alcance o que deseja. Senão, você apenas terá uma vontade, mas não saberá como atingir o que quer.
É importante trabalhar com metas em longo prazo (que são os passos mais largos que você vai trilhar até o seu objetivo), mas não se esqueça de que é necessário pensar nas metas em médio (e até curto) prazo. Assim, será mais fácil avançar cada etapa e você não vai se sentir desmotivado.
5. Estabeleça prazos no seu plano
Para cada etapa, defina um prazo. Como elaborar um plano de carreira é algo feito com muito cuidado e esforço, é imprescindível deixar todo o processo bem definido.
Então, dê a si mesmo um prazo para alcançar a meta estipulada. Caso contrário, você pode demorar mais do que o previsto para alcançar o que deseja.
E seja realista. Alguns prazos não podem ser curtos demais, senão você sentirá que não vai conseguir cumprir as metas. Deixe um espaço para algum imprevisto (como alguma despesa inesperada) e imagine a data em que realmente será possível fazer o prometido, e não apenas aquela em que gostaria em que isso se concretizasse.
6. Invista em mais conhecimento de mercado
Fazer mais cursos, investir em uma especialização, estudar conteúdos à parte — tudo isso vai contribuir para você construir o seu plano de carreira. Se o profissional almeja crescer na própria área, ele precisa provar o quanto conhece do mercado.
Além de demonstrar o conhecimento, é necessário se destacar no meio de muitos profissionais que estejam no mesmo patamar.
Isso não vai cair do céu. É realmente preciso ir atrás, buscar entender o quanto puder da área em que vai progredir. Isso vai ser útil também para que você compreenda mais detalhes específicos sobre o seu ramo, o que pode ajudá-lo na construção da sua carreira.
7. Mantenha a autodisciplina sempre
Já está tudo certo para o seu plano de carreira decolar. Tudo organizado, cheio de prazos e metas. Agora, o mais difícil é manter a autodisciplina.
O que você precisa é não desanimar, não perder de vista o que você quer em longo prazo e não desistir se não cumprir uma das metas.
Muitos profissionais conseguem executar planejamentos de forma perfeita no ambiente de trabalho, mas, quando se trata da própria vida, consideram difícil persistir.
É muito complicado cobrar a nós mesmos, mas essa é a única forma de fazer isso funcionar. É ter inteligência emocional para lidar com as adversidades para conseguir o que quer e saber mudar, se for preciso.
A propósito, se o seu plano de carreira precisa ser reavaliado ou atualizado, não tem problema. Há sempre espaço para mudar o rumo da sua vida. O que importa é sentir que está indo na direção certa.
Agora que você já sabe como elaborar um plano de carreira, confira aqui como focar ainda mais esse planejamento em 2018!