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Root Cause Analysis (RCA): entenda como funciona a Análise de Causa Raiz

A maioria dos problemas que ocorrem em processos de produção pode ter sua Root Cause Analysis (RCA) identificada.

Esse é o passo indispensável para cortar o mal pela raiz, de modo que ele não venha a se repetir.

A RCA não deixa de ser também uma nova postura, na qual a gestão passa a solucionar os problemas atacando não apenas o fenômeno, mas suas reais causas.

Como mostra este case study da empresa Causalens (em inglês), uma RCA bem executada pode gerar ganhos da ordem de milhões.

Entenda como essa ferramenta funciona e que tipo de benefícios ela pode agregar.

root cause analysis

O que é Root Cause Analysis (RCA)?

A Root Cause Analysis (RCA), ou Análise de Causa Raiz, é uma metodologia usada para identificar a causa fundamental de um problema ou falha, em vez de apenas tratar seus sintomas. 

O objetivo da RCA é determinar o motivo subjacente de um problema ou gargalo, para que ações corretivas possam ser tomadas, evitando sua recorrência.

Para que serve a Root Cause Analysis?

Uma produção em série requer uma alta capacidade de resposta e uma infraestrutura capaz de suportar longos períodos em atividade.

As falhas, se e quando ocorrerem, devem ser rapidamente identificadas para que possam ser solucionadas de modo que não comprometam a continuidade da produção.

A RCA serve para fazer esse diagnóstico, assim como apontar as medidas a serem tomadas para que a falha seja sanada.

Também serve para evitar que o problema se repita, contribuindo indiretamente para que as empresas desenvolvam uma cultura de melhoria contínua e de redução do desperdício.

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Como funciona a Root Cause Analysis?

A RCA segue uma sequência lógica de etapas encadeadas, nas quais a gestão se propõe a solucionar uma falha a partir dos seguintes passos:

  1. Identificação do problema: para entender o que está acontecendo em detalhes
  2. Coleta de dados: reunir informações sobre o evento, incluindo o quê, quando, onde e como ocorreu
  3. Identificação das causas: análise das possíveis causas do problema, usando ferramentas como o Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe) ou a técnica dos “5 Porquês”
  4. Definição da causa raiz: descoberta da causa mais profunda que gerou o problema
  5. Desenvolvimento de soluções: proposição de soluções para eliminar a causa raiz
  6. Implementação e monitoramento: implementação das ações corretivas e posterior monitoramento para garantir que o problema não se repita.
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Como usar a Análise de Causa Raiz na sua empresa?

A Root Cause Analysis, como vimos, é também um método, com o qual a gestão se habilita a identificar um problema e suas causas mais profundas.

A Análise de Causa Raiz é usada em empresas para identificar e resolver problemas persistentes ou críticos. 

É aplicável em situações como falhas em processos produtivos, defeitos em produtos, problemas de qualidade, atrasos logísticos ou insatisfação de clientes. 

Ao focar nas causas subjacentes e não apenas nos sintomas, permite soluções eficazes e duradouras. 

Nas empresas, ela pode ainda ser usada para melhorar processos, a fim de aumentar a performance ou modificar alguma de suas etapas.

É útil em qualquer setor que busque melhoria contínua, otimização de processos e prevenção de futuros problemas, garantindo eficiência e competitividade no mercado.

Conclusão

A expressão “cortar o mal pela raiz” nunca fez tanto sentido depois de conhecermos como funciona a Root Cause Analysis.

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