A maioria dos problemas que ocorrem em processos de produção pode ter sua Root Cause Analysis (RCA) identificada.
Esse é o passo indispensável para cortar o mal pela raiz, de modo que ele não venha a se repetir.
A RCA não deixa de ser também uma nova postura, na qual a gestão passa a solucionar os problemas atacando não apenas o fenômeno, mas suas reais causas.
Como mostra este case study da empresa Causalens (em inglês), uma RCA bem executada pode gerar ganhos da ordem de milhões.
Entenda como essa ferramenta funciona e que tipo de benefícios ela pode agregar.
O que é Root Cause Analysis (RCA)?
A Root Cause Analysis (RCA), ou Análise de Causa Raiz, é uma metodologia usada para identificar a causa fundamental de um problema ou falha, em vez de apenas tratar seus sintomas.
O objetivo da RCA é determinar o motivo subjacente de um problema ou gargalo, para que ações corretivas possam ser tomadas, evitando sua recorrência.
Para que serve a Root Cause Analysis?
Uma produção em série requer uma alta capacidade de resposta e uma infraestrutura capaz de suportar longos períodos em atividade.
As falhas, se e quando ocorrerem, devem ser rapidamente identificadas para que possam ser solucionadas de modo que não comprometam a continuidade da produção.
A RCA serve para fazer esse diagnóstico, assim como apontar as medidas a serem tomadas para que a falha seja sanada.
Também serve para evitar que o problema se repita, contribuindo indiretamente para que as empresas desenvolvam uma cultura de melhoria contínua e de redução do desperdício.
Como funciona a Root Cause Analysis?
A RCA segue uma sequência lógica de etapas encadeadas, nas quais a gestão se propõe a solucionar uma falha a partir dos seguintes passos:
- Identificação do problema: para entender o que está acontecendo em detalhes
- Coleta de dados: reunir informações sobre o evento, incluindo o quê, quando, onde e como ocorreu
- Identificação das causas: análise das possíveis causas do problema, usando ferramentas como o Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe) ou a técnica dos “5 Porquês”
- Definição da causa raiz: descoberta da causa mais profunda que gerou o problema
- Desenvolvimento de soluções: proposição de soluções para eliminar a causa raiz
- Implementação e monitoramento: implementação das ações corretivas e posterior monitoramento para garantir que o problema não se repita.
Como usar a Análise de Causa Raiz na sua empresa?
A Root Cause Analysis, como vimos, é também um método, com o qual a gestão se habilita a identificar um problema e suas causas mais profundas.
A Análise de Causa Raiz é usada em empresas para identificar e resolver problemas persistentes ou críticos.
É aplicável em situações como falhas em processos produtivos, defeitos em produtos, problemas de qualidade, atrasos logísticos ou insatisfação de clientes.
Ao focar nas causas subjacentes e não apenas nos sintomas, permite soluções eficazes e duradouras.
Nas empresas, ela pode ainda ser usada para melhorar processos, a fim de aumentar a performance ou modificar alguma de suas etapas.
É útil em qualquer setor que busque melhoria contínua, otimização de processos e prevenção de futuros problemas, garantindo eficiência e competitividade no mercado.
Conclusão
A expressão “cortar o mal pela raiz” nunca fez tanto sentido depois de conhecermos como funciona a Root Cause Analysis.
Capacite-se para usar essa e muitas outras ferramentas de solução de problemas nos cursos EAD e presenciais Black Belt e Green Belt da Escola EDTI.