Definir qual é o objetivo do Seis Sigma não é uma tarefa simples, afinal, as possibilidades são muito variadas.
O desafio é implementar da maneira certa essa metodologia de trabalho que surgiu na década de 1980, vindo depois a se fundir com a metodologia Lean.
O Six Sigma nasceu em 1987, por obra do engenheiro Mikel Harry, que o implementou pela primeira vez na Motorola.
O sucesso das empresas que o utilizam é a prova da sua eficácia.
Um dos casos mais emblemáticos é o da GE, que aumentou seu faturamento em US$ 1,5 bilhão na década de 1990 graças a esse método.
Conheça neste artigo os objetivos principais desta metodologia e dê os primeiros passos para aplicar em seus negócios.
Você tem muito a ganhar lendo até o final.
Qual é o objetivo do Seis Sigma?
Em estatística, o caractere grego sigma (σ) serve para indicar o chamado desvio-padrão, que por sua vez é usado para representar a variação de um certo parâmetro.
Nos processos empresariais, quanto menos um fator de produção variar, mais previsível será uma atividade e, assim, menos falhas tendem a acontecer.
Portanto, no Six Sigma, o foco principal é tornar um processo menos suscetível a fatores que possam dificultar o seu controle.
Esse objetivo, por sua vez, força as empresas que o utilizam a buscar outros objetivos, como veremos a seguir.
7 objetivos a alcançar com o Seis Sigma
Você provavelmente já ouviu falar do “efeito cascata”, no qual teoricamente um problema leva a outro se não for solucionado.
Por outro lado, existe também o processo inverso, em que uma solução leva a outras soluções.
Dessa forma, o Six Sigma é como se fosse um mapa da mina, revelando cada vez mais possibilidades de melhoria quanto mais se aprofunda nele.
Partindo desse princípio, a metodologia foi se desenvolvendo até se tornar um framework de trabalho completo.
Confira então os 7 objetivos que ela ajuda a alcançar.
1. Aumentar a produtividade
Lucros maiores não surgem do nada.
Para que as receitas aumentem, é indispensável que haja o investimento proporcional ao objetivo esperado.
O Seis Sigma aponta caminhos nessa direção, principalmente porque uma de suas ferramentas, o roteiro DMAIC, tem como função as seguintes tarefas, na sigla em inglês:
- Define: definir o problema/desafio e prioridades em questão
- Measure: medir o estado atual desse problema/desafio
- Analyze: encontrar a causa raiz
- Improve: mudar com base nos resultados das análises
- Control: implementar as mudanças e a melhoria contínua.
2. Reduzir falhas e defeitos
Um produto defeituoso significa custos ainda maiores, já que gera gasto com trocas, devoluções e, em alguns casos, com indenizações.
Por meio das análises que propõe, o Six Sigma abre a oportunidade para que uma empresa lance um olhar sobre eventuais problemas em seus processos, habilitando-se a melhorá-los.
Nelas, é feito um rigoroso estudo que serve para determinar o nível em que a empresa se encontra na escala Six Sigma de defeitos por milhão, conforme a tabela abaixo:
Nível | Defeitos por milhão |
1 Sigma | 690.000 |
2 Sigma | 308.537 |
3 Sigma | 66.807 |
4 Sigma | 6.210 |
5 Sigma | 233 |
6 Sigma | 3,4. |
3. Diminuir gastos
Receitas maiores nem sempre equivalem a mais vendas e produtividade.
Dependendo do caso, vale mais a pena diminuir os custos de produção.
Para isso, o Seis Sigma sugere um programa de combate ao desperdício, que nas empresas, se materializa das seguintes formas:
- Defeitos e Retrabalho
- Movimentos Desnecessários
- Capital Intelectual
- Processamento Impróprio
- Tempo de Espera
- Excesso de Produção
- Excesso de Transporte
- Estoque.
4. Gerar satisfação para o cliente
Não faria sentido entender qual é o objetivo do Seis Sigma sem tomar como prioridade o ativo número 1 de toda empresa: o cliente.
As ferramentas usadas pelos profissionais responsáveis pela implementação da metodologia conduzem a processos mais eficazes.
Em consequência, a empresa passa a fornecer produtos de maior qualidade e serviços com mais eficiência.
Essa melhoria, como é de se esperar, parte das informações que os próprios clientes dão em seus feedbacks e interações com a empresa.
5. Minimizar a variabilidade
Como vimos, o Six Sigma tem como objetivo principal minimizar tanto quanto possível a variabilidade representada pelo desvio padrão.
Processos menos sujeitos a variações permitem que uma empresa saiba o quanto pode produzir dentro de um determinado padrão de qualidade.
Do contrário, se o intervalo para esse desvio for muito grande, então ela passa a operar na incerteza, sem ter controle sobre a própria produção.
Para detectar o desvio padrão, os especialistas em Six Sigma levantam primeiro os dados de uma produção, podendo assim saber quanto dela está em conformidade e o que não está.
Esse método também é usado para determinar parâmetros de funcionamento para máquinas e equipamentos, servindo como referência para medir sua capacidade produtiva.
6. Elevar a competitividade
Uma vez que as falhas são eliminadas, o desperdício é minimizado e a empresa ganha controle sobre o que produz, naturalmente ela passa a ser mais competitiva.
Essa é, inclusive, uma maneira de se proteger de novos entrantes, como preconizam as 5 Forças de Porter, já que o Six Sigma traz consigo um mindset de melhoria.
7. Otimizar processos
Como vimos, o Six Sigma baseia-se em processos para viabilizar os resultados esperados.
Foi assim que a GE conseguiu superar a crise, deixando para trás os processos deficitários, agregando valor aos seus produtos e gerando por fim o aumento nas receitas.
Onde aprender mais sobre Seis Sigma?
Você pode ser o agente de mudança nas empresas, como fizeram os profissionais que entraram para a história ao virar o jogo nos casos de sucesso que destacamos aqui.
A Escola EDTI está ao seu lado, apoiando você do início ao fim em nossos cursos Green Belt e Black Belt em Lean Six Sigma.
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Conclusão
Saber qual é o objetivo do Seis Sigma aumenta a responsabilidade, já que esse é apenas o começo de uma jornada de aperfeiçoamento profissional.
Até porque, como vimos, a melhoria contínua é um de seus pressupostos, então, a zona de conforto está proibida!
A missão da EDTI é dar a você as ferramentas indispensáveis para ser um profissional qualificado, por meio dos nossos cursos EAD.