Entender qual a diferença entre indústria 4.0 e 5.0 é a chave para se posicionar em um mercado que cresce exponencialmente.
Segundo o Global Market Insights ( em inglês), entre 2024 e 2032, o mercado que gira em torno da indústria 4.0 deverá crescer 20%.
O mesmo site aponta uma taxa ainda maior para a indústria 5.0, cujo mercado vai aumentar em impressionantes 31,5% no mesmo período.
Por mais que os segmentos sejam complementares, existem certas diferenças a serem consideradas, ainda mais pelos que pretendem trabalhar ou já trabalham na indústria.
Leia este artigo até o final para entender as principais delas.
Qual a diferença entre indústria 4.0 e 5.0?
Basicamente, a principal diferença entre a indústria 4.0 e 5.0 está no foco dos processos evolutivos.
Na 4.0, a novidade é a intensificação da digitalização e da automação nas operações, tanto de chão de fábrica quanto de gestão.
Já na indústria 5.0, somam-se as tecnologias que permitem pessoas e máquinas interagirem, gerando uma espécie de humanização dos equipamentos industriais.
O que é indústria 4.0?
Indústria 4.0 é o estágio da marcha evolutiva da indústria em que a automatização iniciada na Terceira Revolução Industrial foi aprimorada por meio da digitalização.
Essa é, portanto, uma etapa que se insere no movimento de Transformação Digital, em que processos, atividades e até relacionamentos acontecem nas plataformas online.
Por isso, a indústria 4.0 é conhecida pelo uso intensivo da tecnologia e de conceitos como o de Internet das Coisas e todos os tipos de “service” na nuvem, como SaaS, IaaS e PaaS.
A robótica e a Inteligência Artificial, assim como o conceito de Machine Learning, são igualmente fundamentais nesse estágio evolutivo, que, de certa forma, preparou o terreno para a chegada da indústria 5.0.
Exemplos de indústria 4.0
Toda indústria que investe em automação e digitalização pode ser considerada um exemplo de modelo 4.0 de gestão e produção.
As que utilizam manufatura aditiva se destacam, com seus métodos de altíssima precisão e quase zero desperdício de insumos e matérias-primas.
Outro exemplo lapidar de indústria 4.0 são aquelas que focam na manutenção preditiva para prever eventuais falhas muito antes que elas venham a ocorrer.
Há ainda a presença de robôs em certas etapas que exijam precisão milimétrica, como na montagem de veículos, embalagem ou dosagem de produtos.
A propósito, os robôs são também usados largamente no controle e gestão de estoques e em operações de picking e packing de produtos nos armazéns.
O que é indústria 5.0?
Indústria 5.0 é a última palavra no processo histórico de evolução da indústria que vem desde a Primeira Revolução Industrial no século XVIII.
Ela se caracteriza sobretudo pela intensificação da tecnologia digital e da Inteligência Artificial como bases para uma relação mais colaborativa entre pessoas e máquinas.
Nela, emergem questões como o bem-estar dos trabalhadores e o foco da produção, embora continue sendo o volume, também é agregar valor para o cliente.
Pode-se dizer, portanto, que a indústria 5.0 é mais humanizada, já que coloca as pessoas no centro das decisões, além de abordar questões como sustentabilidade e governança.
Exemplos de indústria 5.0
Um dos traços distintivos da indústria 5.0 é levar a Customer Experience extremamente a sério.
A personalização é uma das formas de melhorar essa experiência, por meio do desenvolvimento de produtos literalmente ao gosto do cliente.
Um calçado poderia, por exemplo, ser fabricado por impressão 3D, utilizando para isso moldes criados a partir de pés de clientes reais.
Como vimos, a indústria 5.0 também se caracteriza pela sustentabilidade.
Nesse exemplo da indústria de calçados, os materiais empregados na fabricação poderiam ser veganos, ou seja, isentos de qualquer matéria-prima de origem animal.
Esses conceitos se aplicam a quase todo tipo de produto ou serviço – logo, na indústria 5.0, quanto mais personalizado, melhor.
Diferença entre indústria 4.0 e 5.0
Considerando as características de cada movimento, a diferença marcante entre a indústria 4.0 e 5.0 é o direcionamento para o ser humano, a última palavra em desenvolvimento industrial.
Cabe ressaltar, contudo, que a indústria 4.0 não está superada ou faz parte do passado.
Pelo contrário, ela está mais viva do que nunca e presente na maioria dos processos industriais mais avançados.
Na verdade, a marcha evolutiva do setor industrial é mais uma soma de características de todas as suas etapas.
Ou seja, em meio à indústria 5.0 existem elementos e práticas da 4.0, assim como as práticas 2.0 se fizeram notar por muito tempo em meio à Terceira Revolução Industrial.
Como preparar a sua empresa para a indústria 5.0?
Além do foco no ser humano e nas interações homem-máquina, a indústria 5.0 é fortemente orientada para a inovação.
Portanto, a empresa que quiser se enquadrar nessa nova era de desenvolvimento precisa ter uma cultura evoluída nesse aspecto, além, claro, de práticas e processos bem consolidados.
Vale também investir no ambiente corporativo, a fim de estimular o espírito de equipe e a colaboração entre as pessoas.
Lembre-se: por mais que o investimento em tecnologias como Inteligência artificial e Machine Learning seja fundamental, na indústria 5.0, investir no ser humano é o que conta mais.
Conclusão
Agora que você sabe qual a diferença entre indústria 4.0 e 5.0, está pronto para seguir em direção a novos desafios.
Na Escola EDTI, você se qualifica para tomar decisões nessa indústria e em todas as atividades de gestão que vier a desempenhar.
Aprenda as técnicas e conheça as ferramentas da metodologia Lean Six Sigma em nossos cursos EAD e de formação de líderes Green Belt e Black Belt.