Projetos industriais não se diferem de outros tipos de projeto em relação a ter início, meio e fim.
É por esse motivo que eles precisam, tanto quanto qualquer outro, de uma metodologia — às vezes mais de uma — para serem geridos e levar aos resultados que se espera.
Parece muito simples, e é de certa forma, mas é preciso levar em conta as características que tornam os projetos na indústria únicos.
Tudo que você precisa para saber disso e muito mais é continuar lendo este conteúdo até o fim.

O que são projetos industriais?
Um projeto industrial tem como característica aplicar-se em geral ao contexto do chão de fábrica e suas operações.
Ele pode ser de ordem estratégica, como a mudança de um produto, ou de ordem técnica, como a manutenção de um equipamento ou máquina.
Também pode ser aplicado aos setores de back office, como estoques e distribuição, desde que estejam vinculados a uma atividade industrial.
👉Conheça e encante-se com a trajetória do Lean Manufacturing neste ebook para download gratuito!
Exemplos de projetos industriais
Tudo que se faça em prol de uma atividade industrial com um objetivo específico pode ser considerado como um projeto.
Pode ser desde a implementação de um sistema de controle automatizado em uma linha de montagem ao desenvolvimento de um sistema de reciclagem de resíduos industriais.
Um tipo de projeto bastante comum é a ampliação da capacidade produtiva, no qual pode se investir em novas máquinas ou no treinamento da mão de obra.
Independentemente de qual seja, uma coisa é certa: todos eles precisam de gestão para serem corretamente implementados.
Qual a importância da gestão de projetos industriais?
Existe um certo grau de complexidade nos projetos industriais que demandam alto preparo para que possam ser conduzidos.
A margem de erro é muito baixa ou zero, portanto, não se pode descuidar de nenhum detalhe.
A gestão de projetos na indústria serve como um referencial em relação ao que fazer, quando fazer e como fazer.
Nesse sentido, a escolha da metodologia faz toda a diferença, determinando desde o começo as chances de sucesso ou de falha.
Principais metodologias de gestão de projetos industriais
A lista de metodologias de gestão de projetos industriais é grande, por outro lado, a experiência mostra que há aquelas quase indispensáveis.
Conheça a seguir quatro das mais utilizadas na indústria e entenda de que forma elas ajudam a manter o controle sobre os projetos e elevar sua produtividade.
PMBOK
Desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI), o Project Management Body of Knowledge não é exatamente uma metodologia rígida, mas sim um conjunto de boas práticas que orientam a gestão de projetos em diversas áreas, incluindo a indústria.
Seu enfoque se baseia em processos organizados em cinco grupos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento.
Scrum
Já o Scrum é uma metodologia ágil de gestão de projetos aplicada na indústria para melhorar a adaptação a mudanças, aumentar a eficiência e reduzir desperdícios.
Originalmente desenvolvido para o setor de software, o Scrum pode ser utilizado em projetos industriais que demandam flexibilidade e entregas incrementais.
Ele funciona com base em ciclos curtos chamados sprints, geralmente de duas a quatro semanas, nos quais uma equipe multidisciplinar trabalha para entregar um conjunto específico de melhorias ou funcionalidades.
PRINCE2
Na indústria, onde os projetos frequentemente envolvem grandes investimentos, múltiplos fornecedores e longos prazos de execução, o PRINCE2 se destaca por ser uma abordagem baseada em produtos.
Ou seja, seu foco está na entrega dos resultados esperados dentro dos requisitos estabelecidos nos processos de desenvolvimento de produtos em geral.
Sua principal vantagem é a flexibilidade, facilitando sua adaptação a diferentes tipos de projetos industriais.

Lean Project Management
Baseada nos princípios do Lean Manufacturing, a metodologia Lean Project Management busca eliminar desperdícios, otimizar processos e maximizar o valor entregue ao cliente.
Aplicado à indústria, esse método é a principal referência para implementar a melhoria contínua.
Diferentemente de abordagens mais tradicionais, que seguem um planejamento rígido, o Lean se caracteriza pela flexibilidade e capacidade de adaptação.
Para isso, ele se vale de conceitos como mapeamento do fluxo de valor, bem como da identificação e eliminação de atividades que não agregam valor.
Conclusão
Pode ter certeza de que, para ter sucesso em projetos industriais, é necessário contar com pelo menos uma metodologia de gestão.
Da mesma forma, é preciso contar com profissionais qualificados, com destaque para a metodologias Lean Manufacturing e Lean Six Sigma.
A Escola EDTI prepara para esse desafio, em cursos Green Belt, Black Belt e nas nossas formações EAD.