Você está aqui: Início / Blog / Projeto Seis Sigma: quebrando paradigmas

Projeto Seis Sigma: quebrando paradigmas

Lean – Seis Sigma é uma metodologia amplamente utilizada para melhoria de processos e possui grande versatilidade. É possível encontrar um projeto seis sigma realizado com sucesso em ambientes industriais e grandes empresas dos mais diversos segmentos. Com essa visão de que a metodologia é complexa e utilizada em grandes empresas, muitas vezes, perdemos a oportunidade de gerar melhorias em outros espaços.

É nesse sentido que Luiz Gustavo Souza decidiu romper com o paradigma de que Seis Sigma é uma metodologia aplicada apenas em grandes empresas. Engenheiro Mecânico, ingressou no mundo da manutenção, onde foi indicado para ser um Belt. Se tornou consultor na área de Seis Sigma, período em que realizou seu projeto Black Belt na Samarco, onde se dedicou inteiramente. Ao mesmo tempo, Luiz Gustavo terminava o curso de Licenciamento em Física e começou a lecionar na região de Mariana, em Minas Gerais. Foi aí que surgiu a ideia do Projeto de Intervenção Pedagógica utilizando o Seis Sigma.

Contexto do projeto seis sigma

Lecionando Matemática para o ensino médio do Ensino da Rede Pública, começou a notar que a evasão de alunos aumentou com a chegada do fim do primeiro semestre. Movido pelo incômodo do que estava vivenciando, resolveu usar a metodologia Seis Sigma em um de suas turmas para identificar as causas do problema e criar soluções para que a freqüência de alunos pudesse aumentar novamente e, assim, melhorar também o processo de aprendizagem.

Através do Diagrama de Ishikawa, as possíveis causas de variação que levavam à evasão escolar foram identificadas, medida pela freqüência diária de alunos, e implantaram as ações necessárias. Os recursos utilizados nas aulas, deficiência no relacionamento entre professor e aluno, falta de interatividade entre o conteúdo e a forma que as aulas eram ministradas foram algumas das causas identificadas e priorizadas. O plano de ação contemplou ações que geraram impactos nos métodos didáticos, acompanhamento individual dos alunos e na aplicação de conteúdos, em que tinham como responsáveis tanto o professor da Disciplina, Luiz Gustavo, assim como a Orientadora Pedagógica da escola.

Os resultados obtidos com o projeto seis sigma

O projeto Seis Sigma realizado por Luiz Gustavo foi de grande sucesso. A realização das ações trouxe impactos positivos, resultando no aumento de 35% na frequência dos alunos na sala de aula em que o projeto foi realizado. As ações implantadas foram aquelas que eram possíveis serem realizadas no período de tempo proposto para a realização do projeto e já trouxeram bons resultados. Outros possíveis pontos de melhorias foram identificados, como na infraestrutura, por exemplo. Por outro lado, nos mostra um novo lado do uso da metodologia Seis Sigma, quebrando o paradigma de sua aplicação em empresas de grande porte.

O projeto aplicou integralmente a metodologia Seis Sigma, que mostrou ser uma aliada potencial no processo de melhoria dos CTQ’s (Critical to Quality) do processo educacional. Além disso, os resultados tiveram impacto social importante. Se tratando do Ensino da Rede Pública no Brasil, o trabalho pôde contribuir com a identificação de causas da evasão escolar que, aparentemente, são passíveis de ajuste. Assim, é um projeto que busca formas de incentivar os alunos e participarem das aulas e, com isso, contribui e deixa uma marca na sociedade.

A realização do Projeto de Intervenção Pedagógica utilizando o Seis Sigma que nos permite ampliar as ideias de sua aplicação. A metodologia Seis Sigma já é eficaz nas grandes empresas e o seu uso está bem consolidado. Mas é possível ir além: mudar situações simples do dia a dia, fazer um trabalho social que possa deixar uma marca no mundo, auxiliar as pequenas empresas em suas melhorias, dentre várias opções. Basta usar a criatividade!

Para conhecer mais sobre o trabalho, entre em contato com Luiz Gustavo Souza através do telefone (31) 99586 1212.

Se você também tem algum exemplo de aplicação, compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Texto produzido por Rayra de Queiroz Flecha.