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Como oferecer produtos de qualidade para seus clientes

Sua empresa, efetivamente, oferece produtos de qualidade aos clientes?

Essa é uma preocupação válida, especialmente no meio industrial, onde são fabricadas soluções voltadas aos mais variados perfis de consumidores.

Um bom ponto de partida para responder à questão inicial é entender o que caracteriza a qualidade de um produto.

É sobre isso que vamos falar a partir de agora, mostrando ainda o que fazer para garantir o atendimento a esse fator tão importante para os negócios.

Acompanhe até o final e boa leitura.

Produtos de qualidade: o que define esse critério?

Um produto de qualidade é considerado assim por atender a uma série de requisitos.

É dessa forma que o fabricante pode sinalizar ao mercado que aquele item possui as condições ideais que se espera dele.

Veja quais são alguns desses critérios:

  • Conformidade: dependendo do produto, existem especificações predeterminadas para ele, as quais medem seus requisitos, como material, tamanho, durabilidade, resistência e componentes utilizados, entre outros. Estar em conformidade, portanto, significa atender a cada um desses fatores
  • Satisfação dos clientes: neste caso, um produto de qualidade é aquele que cumpre com as expectativas dos consumidores em relação a seu uso. Existem diferentes métodos e ferramentas empregados para medir a satisfação centrada no cliente
  • Atributos técnicos: são diferenciais comparativos. Por exemplo, um notebook mais leve, um smartphone mais ágil ou um carro com mais recursos tecnológicos
  • Serviços: a qualidade também pode ser medida pelos serviços que acompanham o produto, como uma venda consultiva, entrega rápida, suporte e assistência técnica
  • Extras: são vantagens competitivas que vão além da função principal do produto, como elementos de design, conforto e exclusividade.

A importância da qualidade dos produtos

Oferecer produtos de qualidade é o fator mais importante para uma marca conquistar a fidelidade de clientes, segundo a pesquisa A verdade sobre a lealdade do cliente, da KPMG.

O critério foi apontado por 84% dos brasileiros entrevistados no estudo, ficando à frente do valor do item, custo-benefício, atendimento ao cliente, segurança e privacidade dos dados.

A publicação da pesquisa foi feita em inglês, mas foi destaque no Brasil em português em matéria do Diário do Comércio.

Mas a qualidade dos produtos também contribui com o sucesso de uma empresa de outras formas. Veja:

  • Melhora da reputação da marca
  • Redução de queixas, trocas e devoluções
  • Crescimento do ROI (Retorno sobre Investimento)
  • Padronização das práticas de negócio.

Como garantir a qualidade de um produto

Garantir um produto de qualidade começa por boas práticas internas, mas varia também conforme fatores externos que impactam na distribuição e chegada do item ao cliente.

Ao depender de fornecedores, por exemplo, sempre haverá o risco de atrasos na remessa ou danos ao produto.

Para reduzir as ameaças e manter altos padrões de qualidade, confira estas dicas:

1. Faça auditoria dos fornecedores

Uma auditoria verifica as práticas adotadas por fornecedores e pode verificar, por exemplo, se operam com eficiência, contribuindo com processos de melhoria contínua.

Confira a capacidade e qualificação do fornecedor e, se possível, reúna informações sobre a gestão, métodos de controle de qualidade, ações corretivas e testes que realiza.

2. Defina critérios de conformidade

Estabeleça as especificações que o produto deve ter para atender requisitos mínimos de qualidade e monitore os resultados.

Você pode fazer isso utilizando cartas de controle, uma das melhores ferramentas da qualidade para análise de dados coletados na produção.

3. Identifique variações e suas causas

Dentro da metodologia Six Sigma, uma das ações mais importantes consiste em identificar as causas de variações em processos produtivos.

Ou seja, fatores dentro ou fora dos limites de controle e que impactam no resultado final de seus produtos.

4. Teste seus produtos

O uso de padrões relacionados à sua indústria para medir as propriedades do produto e avaliar o desempenho fornece garantia de qualidade em todo o processo de produção. 

O teste de produto é uma estratégia proativa e, quando aplicado, colabora em evitar atrasos, retrabalho e prejuízos.

5. Faça inspeções durante a produção

O controle da qualidade através da utilização de inspeções de produto ao longo do ciclo de produção reduz riscos e custos.

Um dos métodos utilizados é chamado de Zero Defeito.

Veja algumas possíveis ações para inspecionar seus produtos:

  • Checagem da quantidade
  • Teste de embalagem
  • Aparência e acabamento
  • Desempenho.

Conclusão

Como vimos ao longo do texto, oferecer produtos de qualidade é uma exigência do mercado que você pode alcançar com as metodologias e ferramentas certas.

Aproveite para conferir outros conteúdos que a EDTI preparou para levar mais qualidade e excelência ao dia a dia na sua empresa.

Leia o guia completo para a implementação da metodologia Lean Six Sigma, uma poderosa estratégia para promover a melhoria contínua em seus processos.

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