Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Entenda a importância da produtividade no trabalho

Entenda a importância da produtividade no trabalho

Mais cedo ou mais tarde, a produtividade no trabalho é um tema que vai atravessar a vida de todo profissional.

Com cada vez mais competição no mercado, é importante estar preparado para entregar o seu melhor e se destacar dos concorrentes.

Essa relação entre o tempo de expediente e a quantidade de entregas é subjetiva e, por isso, a produtividade pode ser abordada de várias maneiras.

O que é Produtividade no Trabalho?

O que é produtividade no trabalho

Quando falamos em produtividade no trabalho, nos referimos a capacidade produtiva de um profissional durante a sua jornada na empresa.

São várias as abordagens possíveis para o tema, e o entendimento do que são bons níveis de produção vai variar de acordo com cada modelo de negócios de cada empresa.

De maneira geral, podemos dizer que um trabalhador considerado “produtivo” é aquele que consegue fazer mais em menos tempo, sem abrir mão da qualidade em suas entregas.

Muitas pessoas – e até gestores, infelizmente – acreditam que o acúmulo de funções e pressão com metas ousadas é o caminho para garantir mais produtividade.

Ainda que essas ações possam de início influenciar para um Lead Time menor, no longo prazo elas não funcionam.

Aos poucos, a empresa verá seus funcionários adoecerem e logo entrará em um ciclo infinito de demissões e contratações.

Por isso, ao falarmos de produtividade no trabalho é importante também considerar a saúde e o bem-estar do trabalhador – afinal de contas, ninguém trabalha bem se estiver doente ou exausto.

Qual a importância da produtividade no trabalho

Qual a importância da produtividade no trabalho

No dia a dia do profissional, é importante ser capaz de administrar seu tempo para entregar todas as tarefas em dia e cumprir suas metas.

Em grande parte das empresas modernas, a produtividade surge como o principal termômetro para classificar o desempenho dos funcionários e distribuir bonificações.

Para além dos ganhos financeiros e de capital social, uma boa produtividade colabora também para que o profissional fique menos ansioso, pois significa que ele mantém o controle de todos os seus prazos e obrigações.

Produtividade e trabalho em equipe

Se a produtividade é importante para o indivíduo, ela é ainda mais importante para o coletivo.

Quando trabalhamos em equipe, muitas vezes o trabalho está dividido em fases de acordo com a especialidade de cada pessoa do grupo.

Assim, quando uma pessoa tem uma baixa produtividade, isso acaba travando todo o fluxo e prejudicando a produtividade geral do grupo.

Como melhorar a produtividade no trabalho

Para melhorar a produtividade no trabalho, não existe muito segredo.

Uma boa dose de organização e planejamento devem dar conta de te ajudar a manter suas entregas em dia.

Ainda assim, existem algumas dicas gerais que podemos dar para te ajudar nessa tarefa – confira a seguir:

Planejamento Diário

Um bom método para se certificar de que você não vai esquecer nada durante sua jornada de trabalho é contar com um planejamento diário.

Feito no início do dia, ele ajuda o profissional a visualizar todas as atividades que estão na ordem do dia, priorizando aquelas que são mais urgentes ou complexas.

Em última instância, o planejamento diário pode inclusive indicar quais entregas devem atrasar para que você renegocie o prazo com antecedência.

Gestão eficiente do tempo

Na maioria das vezes, uma baixa produtividade não significa que alguém é um profissional descompromissado, mas, apenas que tem dificuldades em gerenciar seu tempo.

De fato, hoje em dia as 24 horas do dia nunca parecem ser suficientes para dar conta de tudo que é preciso ser feito.

Mas, muitas vezes essa “escassez de tempo” existe porque gastamos muito tempo em atividades desnecessárias ou redundantes.

Evitar distrações

Dentro do ambiente profissional, evitar distrações durante o expediente é muito difícil, se não impossível.

Cada vez mais, os escritórios abertos são uma regra e nesse contexto o excesso de barulho e a comunicação fora de hora acabam com a concentração de qualquer um.

Para melhorar sua produtividade, é importante então evitar as distrações: invista em um bom fone de ouvido e, se necessário, converse com seus colegas para não ser interrompido durante atividades mais complexas.

Indicadores de produtividade no trabalho

Caso você queira medir seus índices de produtividade para verificar sua evolução, existem algumas técnicas e métricas comumente utilizadas nesse sentido – conheça abaixo as duas abordagens principais.

Produção por hora

Calcular a quantidade produzida por hora pode ser um bom jeito de entender como o profissional organiza seu tempo.

Esse indicador de produtividade sugere a divisão das horas da jornada pela quantidade de trabalho entregue.

Apesar de ser bastante útil, a técnica falha em considerar que algumas tarefas são mais complexas e, portanto, podem demorar mais.

Entregas no prazo

Como alternativa à produção/hora, algumas empresas preferem trabalhar atribuindo metas e deadlines para os profissionais.

Assim, o trabalhador tem maior liberdade para organizar seu tempo de expediente e é avaliado pelo cumprimento das entregas dentro do prazo e com qualidade.

Conclusão

Importante para chefes e funcionários, a produtividade no trabalho é um tema que tem sido cada vez mais discutido no ambiente profissional.

A intenção é garantir uma produção otimizada, evitando assim desperdícios de tempo, mão de obra e recursos.

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre produtividade e outros assuntos relacionados à qualidade.

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: