Você está aqui: Início / Blog / Produção sob demanda: o que é, quais os benefícios e como implementar?

Produção sob demanda: o que é, quais os benefícios e como implementar?

A produção sob demanda está presente na indústria há algumas décadas, vindo a se consolidar graças à expansão do método toyotista de produzir veículos.

Enquanto modelo de produção, ela se opõe aos princípios fordistas, segundo os quais é a produção que puxa a demanda.

Na teoria parece tudo muito positivo, mas a produção sob demanda não é para todas as empresas.

Entenda melhor como ela funciona, suas reais vantagens e como dar o pontapé inicial em sua implementação lendo este conteúdo.

produção sob demanda

O que é produção sob demanda?

Produção sob demanda é um princípio e um modelo de produção em que os bens são fabricados atendendo a uma demanda previamente identificada.

Trata-se de um modelo mais racional porque, pelo menos em tese, a empresa só aciona suas linhas de produção quando sabe que seus produtos encontrarão compradores.

Pensando assim, a Toyota cresceu e prosperou na indústria automotiva no árduo período pós-Segunda Guerra, em que o Japão, seu país sede, encontrava-se carente de recursos.

Como funciona a produção sob demanda?

Também conhecido como Just in Time, a produção sob demanda funciona de duas maneiras.

Uma, acionando as linhas de produção quando há pedidos suficientes para isso, ou a partir de uma demanda constante, mapeada a partir de dados de mercado.

Para isso, as empresas precisam conhecer muito bem o nicho em que atuam, bem como as preferências dos seus consumidores para não errarem o alvo.

👉 Uma das maneiras de mapear uma demanda é escolhendo a metodologia de pesquisa certa, que você aprende como fazer neste e-book para download grátis!

Quais os benefícios da produção sob demanda?

O método fordista de produção empurrada prevaleceu por muito tempo porque é, na prática, mais simples que a produção puxada.

Tudo se baseava em produzir no máximo da capacidade, para depois, com o apoio do marketing, criar a demanda para os bens fabricados.

Os criadores do toyotismo perceberam logo que isso não se aplicaria em um país com poucos recursos, além da noção de consumo exagerado que o fordismo traz consigo.

Foi então que eles desenvolveram um modelo em que a indústria só gastasse aquilo que fosse necessário para obter lucros, subvertendo a lógica até então em vigor.

Veja a seguir algumas das vantagens que essa forma de produzir proporcionou e continua proporcionando.

Menos desperdício

Com o toyotismo, nasceu também a metodologia Lean Manufacturing, focada no combate ao desperdício.

A produção sob demanda está no centro de seus princípios, já que, como vimos, ela se opõe ao antigo conceito de empurrar os bens no mercado.

O foco na eliminação dos desperdícios ganhou um novo impulso a partir da década de 1980, quando entrou em cena a metodologia Lean Six Sigma, inspirada nos princípios enxutos e seus oito desperdícios “capitais”.

Aumento da qualidade

O Lean Six Sigma agregou aos já conhecidos preceitos Lean um outro fator: a melhora na qualidade por meio de sofisticados métodos e ferramentas estatísticas, além do roteiro DMAIC.

Não faria sentido dedicar-se a produzir sob demanda se, ao chegar às mãos do consumidor, o produto não está de acordo com aquilo que ele espera.

Se fosse assim, seria melhor optar pela produção empurrada.

Por isso, as empresas bem-sucedidas em implementar a produção puxada oferecem, em geral, bens com alto valor agregado

Consumidores mais satisfeitos

Talvez a maior das vantagens proporcionadas pelo Just in Time seja a adequação dos produtos aos gostos e expectativas dos consumidores.

Como a demanda é previamente mapeada e identificada, a empresa desenvolve com isso todo um conhecimento sobre o perfil dos seus clientes e seus hábitos.

produção sob demanda

Como implementar a produção sob demanda?

Sendo um modelo mais “inteligente”, o de produção sob demanda pede toda uma preparação e planejamento para ser implementado.

Veja como começar:

• Faça análises iniciais para identificar necessidades e desenvolver estratégias
  • Selecione fornecedores confiáveis, fechando contratos lucrativos
  • Use a tecnologia, implementando um ERP e investindo em automação e análise de dados
  • Identifique gargalos e adapte as linhas de produção
  • Capacite seus funcionários e promova a cultura da flexibilidade e agilidade
  • Implemente em uma primeira etapa um projeto piloto, fazendo ajustes conforme a necessidade
  • Cuide da gestão de inventário, mantendo-o em níveis ótimos
  • Sincronize vendas e marketing com o setor de produção
  • Use KPIs e obtenha feedbacks para ajustes contínuos
  • Revise processos e inove, conforme os princípios Kaizen de melhoria contínua.

A produção sob demanda traz vantagens para todos, mas, para que dê resultados, é preciso contar com profissionais altamente qualificados.

É nessa parte que você entra.

Está ao seu alcance a formação na metodologia Lean Six Sigma nos cursos Green Belt, Black Belt e em regime EAD da Escola EDTI.

Veja também neste caso de melhoria como a especialização Black Belt pode fazer a diferença nos negócios!