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Produção em massa: o que é, exemplos e metodologias de gestão

A produção em massa é uma das consequências da economia de mercado.

Ela toma como pressuposto a existência de grandes mercados, com demandas massivas por bens de consumo.

Logicamente, é um tremendo desafio atender tanta gente com produtos de qualidade.

Não basta produzir muito.

É preciso produzir conforme as expectativas do consumidor final, ainda que as empresas possam, de certa forma, pautar essa percepção.

Entenda o que é a produção em massa e como ela se articula desde o seu surgimento.

produção em massa

O que é produção em massa?

Produção em massa é uma abordagem em que as indústrias e empresas passam a produzir em resposta a grandes públicos, muitas vezes em mais de um país.

Ela surge em decorrência da expansão do capitalismo e da economia de mercado, em que prevalece a livre concorrência.

Outro fator que contribui diretamente para a existência desse modelo é a evolução dos meios de produção.

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Como surgiu a produção em massa?

A produção em massa surge como consequência da expansão dos mercados que começou ainda na Idade Média, com as Grandes Navegações.

Nesse período histórico, os Estados se fortaleceram a tal ponto que puderam fazer grandes investimentos náuticos com fins expansionistas.

As monarquias perceberam que poderiam ser ainda mais poderosas, explorando mercados desconhecidos.

Com a Primeira Revolução Industrial no século XVII, a produção em massa se consolidou, a partir do advento das máquinas e da divisão do trabalho.

Perceba então que uma das condições para existir a produção em massa é a existência de meios de produção em massa.

Características da produção em massa

Já vimos algumas das características da produção em massa.

Divisão do trabalho, especialização e uso de máquinas são algumas delas.

Outra característica inconfundível é a presença da linha de montagem na indústria.

Essa foi a resposta ao antigo sistema de produção manufatureiro, em que apenas uma pessoa se encarregava de produzir um produto do início ao fim.

Não tardou para que os capitalistas percebessem que, dessa forma, eles produziam menos, vendendo menos e tendo lucros menores.

Existe ainda uma outra característica marcante, que é a padronização dos produtos.

Afinal, se a ideia é vender em massa, não faz sentido que cada peça fabricada seja diferente da outra.

Essa também é uma forma de educar um mercado, moldando as expectativas do consumidor em relação ao que ele vai encontrar nos pontos de venda.

Exemplos de produção em massa

A indústria automotiva é certamente a que melhor representa o sucesso do modelo de produção em massa.

Ela existe para atender a uma necessidade básica, que é a do transporte e locomoção.

Durante muitos séculos, as pessoas utilizaram a tração animal para isso, utilizando carruagens ou cavalos.

Com a invenção do motor a combustão, começaram a ser desenvolvidos os primeiros veículos motorizados, dando início a uma nova era de progresso.

As pessoas passaram a se locomover mais rápido, acelerando os fluxos de produção em todos os sentidos, sem falar da comunicação.

Outro bom exemplo de produção em massa é a de gêneros alimentícios.

Em vez de cultivar suas hortaliças em casa, as pessoas passaram a comprar nos supermercados, onde grandes volumes de alimentos de diversos tipos são comercializados.

Assim, desenvolveu-se uma indústria na qual a variedade de produtos é uma das vantagens principais.

Metodologias de gestão da produção em massa

Para produzir em massa, como vimos, é preciso dispor de meios de produção compatíveis.

Da mesma forma, é necessário organizar essa produção, para que ela atinja os padrões de qualidade indispensáveis.

Essa organização vem de metodologias desenvolvidas dentro das grandes empresas, entre as quais se destacam Lean Manufacturing e Lean Six Sigma.

Ambas atendem a dois propósitos fundamentais de toda indústria de transformação: produzir com qualidade e reduzir o desperdício.

Elas vêm sendo utilizadas com sucesso por grandes corporações de alcance mundial, como a Toyota, onde nasceram os princípios Lean, além da GM e Motorola, nas quais o Lean Six Sigma deu seus primeiros passos.

Conclusão

A produção em massa continuará por muito tempo a ditar o ritmo do consumo global.

Por isso, a demanda por profissionais de gestão tende a continuar alta, com destaque para os que são especializados nos princípios Lean.

Chegou a sua vez de ser um deles, obtendo a qualificação que faz a diferença, nos cursos EAD e presenciais Black Belt e Green Belt da EDTI.

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