Uma empresa sem uma política de qualidade é como um navio ao mar sem orientação.
Por meio desse instrumento de controle, pode-se navegar em mares mais tranquilos, sabendo aonde se pretende chegar e como alcançar um objetivo.
Do contrário, quando um negócio não pauta suas estratégias e operações a partir da qualidade, fica “à deriva”, dependendo da sorte para obter bons resultados.
Embora o acaso possa favorecer, certamente não é o caminho mais seguro para o sucesso profissional.
Quando se trabalha a partir de padrões bem definidos de qualidade, a performance só melhora.
Entenda o que isso significa e como aplicar em empresas e na sua carreira.
O que é política da qualidade?
A “política” da boa vizinhança diz que, para ter uma convivência pacífica, precisamos nos relacionar bem e cooperar com as pessoas que moram mais próximas.
A partir dessa norma não escrita, determinamos nosso modo de agir, de modo que os vizinhos sejam nossos aliados.
De certa forma, a política da qualidade serve para trazer para o lado da empresa um aliado essencial: o cliente.
Ela é também uma exigência para a obtenção do cobiçado selo ISO 9001, o maior atestado de qualidade que uma empresa pode ter.
Política da qualidade segundo a ISO 9001
Em sua edição mais recente, publicada em 2015, a norma ISO 9001 prevê, no requisito 5.2.1, que:
A Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:
a) Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico
b) Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade
c) Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis
d) Inclua um comprometimento com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.
Pela leitura destes quatro pontos fundamentais, fica claro que qualidade é um requisito básico para assegurar a procedência de produtos e serviços.
Dessa forma, ela é também um mecanismo protetivo, guiando o mercado em direção às boas práticas enquanto favorece o consumidor.
Para que serve a política da qualidade
Sem um mínimo de qualidade, a própria existência de um ecossistema empresarial seria inviável.
Afinal, desde a Idade Média, quando a economia de mercado se consolidou, diferentes negócios competem entre si e buscam oferecer soluções melhores que as dos concorrentes.
A política de qualidade de cada empresa serve para orientar seus processos no sentido de levar ao mercado produtos e serviços competitivos.
Dessa forma, o negócio tende a se perpetuar, não só por superar a concorrência mas sobretudo por garantir a satisfação do consumidor.
Diretrizes empresariais da política da qualidade
Qualidade não surge do nada.
Para assegurar os melhores resultados, a ISO 9001 prevê uma série de diretrizes que aproximam uma empresa da excelência.
Há um caminho a ser percorrido até que se possa constatar que uma organização de fato cumpre com as exigências de qualidade fundamentais.
Conheça então as diretrizes indispensáveis para levar uma empresa a patamares mais elevados de qualidade.
Foco no cliente
Não existe qualidade se esse atributo não é percebido pelo cliente, afinal, ele é o destinatário das soluções que uma empresa leva ao mercado.
Assim, uma política de qualidade deve ser sempre focada na satisfação do consumidor e de suas necessidades.
Tendo em conta que essas demandas mudam, é preciso que a empresa esteja sempre atenta às mudanças, de maneira a acompanhar os anseios do seu público.
Isso faz da segunda diretriz igualmente importante para que todas as outras sejam satisfeitas.
Veja a seguir.
Comprometimento
A satisfação do cliente depende da satisfação do público interno, ou seja, dos colaboradores da empresa.
Empregados mais satisfeitos trabalham melhor e a qualidade do que fazem aumenta graças ao comprometimento.
É esse compromisso que faz com que a empresa também melhore continuamente, algo primordial hoje em dia, afinal, o mercado está o tempo todo em movimento.
Investir em tecnologia
Já que o mercado evolui o tempo todo, é preciso se manter alinhado aos avanços da tecnologia.
Nunca é demais destacar que estamos em meio à Transformação Digital, movimento global em que todas as atividades produtivas são impactadas pela digitalização.
A disruptividade é um atributo cada vez mais em voga, representando ao mesmo tempo riscos e oportunidades.
Uma empresa disruptiva inova e cria seus próprios termos de inovação.
É por isso que companhias com pouco tempo de mercado acabam desbancando gigantes há tempos estabelecidos.
No meio disso tudo, a tecnologia é a ferramenta por meio da qual uma empresa pode não só crescer, como também aprimorar a qualidade do que faz continuamente.
Relacionamento
Não existe satisfação onde não há um bom relacionamento.
Quando as pessoas estão insatisfeitas, a qualidade do que fazem cedo ou tarde vai piorar.
Portanto, é fundamental manter uma relação de parceria e cooperação com fornecedores, sócios e todos os stakeholders.
Ações externas
Apesar da digitalização das empresas, muitas ainda operam a partir de sedes físicas.
Isso as leva a estabelecer uma relação de transparência e cooperativismo com a comunidade onde estão inseridas.
Qualidade é um atributo global, que deve se refletir não só nos produtos, mas na postura e no valores que a empresa sustenta.
Como divulgar a política da qualidade na empresa
Uma política de gestão da qualidade não se absorve por “osmose”.
Logo, é necessário tomar algumas medidas antes que ela seja efetivamente implementada.
Comece pelas seguintes iniciativas:
- Busque o apoio de uma ou mais consultorias de qualidade
- Use o endomarketing para engajar as pessoas com as novas diretrizes
- Implemente um sistema de melhoria contínua
- Invista em canais de comunicação interna para informar os sucessos.
Onde aprender mais sobre qualidade?
A metodologia Lean é certamente uma das bases para implementar a gestão da qualidade em todos os processos.
Na Escola EDTI, você se capacita nesse método consagrado com cursos green belt e black belt presenciais e a distância.
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Conclusão
Empresas e profissionais que se orientam pelos princípios de uma política de qualidade se colocam em posições de destaque.
Lembre-se, porém: a qualidade demanda esforço contínuo, assim como as ferramentas adequadas para que possa ser trabalhada.
A EDTI é sua parceira nesta jornada de crescimento.
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