Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Planilha controle de estoque: o que é, como montar e dicas de gestão de estoque

Planilha controle de estoque: o que é, como montar e dicas de gestão de estoque

Por mais automatizadas que sejam as operações em depósitos e armazéns, é certo que haverá uma planilha de controle de estoque como instrumento de controle para a gestão.

Há ferramentas que, mesmo com toda a evolução da tecnologia, permanecem atemporais e indispensáveis, como é o caso do quadro Kanban, do 5S e das planilhas.

Para aproveitar o melhor que elas têm a oferecer, é preciso conhecer os seus recursos principais.

Vamos apresentar alguns deles neste texto, além de mostrar como fazer o controle de estoque com uma planilha.

Acompanhe até o final.

planilha controle estoque

O que é planilha controle de estoque?

Os melhores ERPs contam com algum tipo de planilha agregada, da qual extraem dados ou utilizam como instrumento de controle e gestão integrado.

A planilha de controle de estoque serve especificamente para dar conta das muitas rotinas desse setor sempre crítico, no qual os riscos aumentam quando não se conta com um método de gestão.

É nela que os profissionais que cuidam do estoque podem registrar entradas e saídas de materiais, produtos e insumos.

Com suas fórmulas e macros, as planilhas também ajudam a gerar insights úteis, revelando potenciais problemas e ajudando a calcular os Indicadores Chave de Performance.

Quer impressionar a todos com as suas apresentações? Então não deixe de fazer o download deste ebook desenvolvido pela equipe da Escola EDTI!

Como montar uma planilha controle de estoque?

Para montar a sua própria planilha, você precisa se familiarizar um pouco com o Microsoft Excel, Google Sheets ou outro software do gênero.

Um bom começo é usar o modelo sugerido no site da Nuvemshop, que usa as Planilhas Google.

Acesse o link acima, clique em “Arquivo” e em seguida “Fazer uma cópia” para começar a editar a planilha com os seus dados:

Na aba “Entradas”, é feito o registro de todos os itens estocados.

Cada um tem um código, descrição, data, valor de compra e quantidade.

Já na aba “Saída” é feito o registro de tudo que sai do estoque, não importa o destino:

A terceira aba é a que controla o “Estoque Geral”, indicando o status de cada produto armazenado:

Por fim, na última aba, “Fornecedores” é feito o cadastro de todos os parceiros que ajudam a manter o estoque sempre abastecido:

planilha controle estoque

Como melhorar a gestão do estoque?

Equilíbrio é o termo que melhor se aplica para definir um estoque controlado e seguro.

A quantidade de produtos não deve ser demasiado grande, a ponto de levar à falta de espaço e ao encalhe, nem pequena que leve os pontos de venda a ficar sem produtos ou as transportadoras sem ter o que entregar.

Por isso, as empresas varejistas e atacadistas de ponta investem em sistemas ERP de gestão e em soluções que automatizam as rotinas do estoque.

Conclusão

Além da planilha controle de estoque, a gestão nesse setor precisa também contar com profissionais capazes de responder aos seus inúmeros desafios.

A preparação para atuar nesse e em outros segmentos da indústria e do comércio você encontra nos cursos EAD da EDTI, que também tem cursos presenciais Green Belt e Black Belt em Lean Six Sigma.

O modelo Just-in-Time é um dos mais usados para manter os estoques em níveis seguros. Conheça a fundo nesse material gratuito para baixar!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: