Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Como um bom planejamento pode alavancar sua carreira?

Como um bom planejamento pode alavancar sua carreira?

Saber como fazer um planejamento é o diferencial em todo tipo de profissão. Ser um bom planejador é o que pode te alçar aos cargos de liderança na sua empresa ou tornar o seu negócio um case de sucesso.

Existem diversas formas de aprimorar seu planejamento, mas é fundamental entender o seu conceito. Só assim você pode aprender a aplicá-lo de modo a alcançar os seus objetivos.

Dito isso, aprenda a seguir o que é planejamento, como você pode desenvolver essa habilidade e por que é tão importante planejar sua carreira.

Qual é o conceito de planejamento?

Qual é o conceito de planejamento?

Se formos pesquisar o verbete no dicionário, vamos notar que planejamento é a ação de preparar um trabalho ou objetivo de forma sistemática. Diferente de outros conceitos e termos, o significado de planejamento permanece o mesmo.

Mas essa é apenas uma versão resumida do conceito. Em sua essência, planejamento significa exatamente o que falamos acima. Assim como outros termos ao longo da nossa história, o de planejamento também evoluiu ao longo dos séculos.

Hoje, podemos dizer com segurança que o planejamento é o primeiro passo no caminho entre uma ideia e a sua concretização. Se você não planeja de maneira adequada, são grandes as chances da sua ideia permanecer como algo abstrato. Ou pior, que ela se transforme em algo muito diferente do que idealizou de início.

A importância de se construir um bom planejamento de carreira no momento atual

A importância de se construir um bom planejamento de carreira no momento atual

Imagine o que você tem de ideia como carreira. Já pensou que o que está na sua cabeça hoje pode ser muito diferente amanhã se o planejamento não for feito de maneira correta?

Esse é um dos motivos pelos quais é importante se planejar! Mas devemos reconhecer que os tempos atuais nos deram uma boa lição de como certos imprevistos podem abalar tudo o que planejamos.

Afinal de contas, o mais fácil hoje é ouvir alguém comentando sobre algum plano que tinha para 2020 e terminar a frase dizendo: “mas aí veio a pandemia”. É difícil não desanimar do planejamento quando algo tão absurdo acontece, não é?

Mas esse não deve ser um motivo para você deixar de planejar! Basta lembrar que fazem quase 100 anos desde que a última pandemia aconteceu. Se está acontecendo agora em nossa vida, é bem provável que nossos filhos e netos não passem por isso.

Vai deixar a sua vida passar sem planejamento por medo de outra pandemia que muito provavelmente não vai acontecer?

Na verdade, momentos como esse mostram que se tornou ainda mais importante fazer um bom planejamento. As mudanças que a pandemia poderia trazer já aconteceram. Agora basta se adaptar e planejar os próximos passos. São com eles que você poderá alcançar suas metas.

Mas como aprender a fazer um bom planejamento?

Cursos para estruturar um bom planejamento

Se você está procurando aprimorar essa habilidade, existem dois cursos que poderão te ensinar a planejar sua carreira. O primeiro deles é a certificação Green Belt Lean Six-Sigma.

Nele, você dará os primeiros passos para aprender a se planejar usando a metodologia Six-Sigma. Ela te equipará com as ferramentas necessárias para coordenar e executar projetos reduzindo custos e melhorando a qualidade.

Agora, se você quer entrar de cabeça e se tornar um ás no planejamento, você pode fazer parte do EDTI GO Black, um plano de assinatura com todos os cursos online da Escola EDTI, assim como a certificação Green Belt que acabamos de mencionar.

Por meio dela, você terá o conhecimento para fazer um bom planejamento. Além disso, aprenderá como usar diversas ferramentas exigidas por empresas de grande porte. Ou seja, além de planejar, você saberá como fazer o seu planejamento e se destacar em apresentações ou reuniões de equipe.

Níveis de planejamento

Antes de fecharmos por aqui, que tal já sair deste artigo entendendo um pouco mais sobre o tema? Confira abaixo quais são os três níveis de planejamento em empresas!

Estratégico

Também conhecido como planejamento de longo prazo, é aqui que você definirá qual a visão para o seu projeto. Você irá planejar quais serão as metas a alcançar, as estratégias para alcançá-las e como deverá ser o resultado final.

Tático

Um planejamento de médio prazo. Com o mapa do projeto definido na parte estratégica, aqui você definirá quais são as metas a se alcançar em um período, como o ano ou o semestre.

Eles serão mais claros do que os desenvolvidos ao longo da etapa anterior, já que servirão de suporte para o alcance do objetivo estratégico.

Operacional

São os planos do dia a dia. É aqui onde deverá criar listas de tarefas, analisar os processos e acompanhar o cumprimento dos objetivos a nível básico.

O planejamento operacional é onde você se certifica de que os planejamentos em níveis superiores estão sendo cumpridos, assim como relatando os seus resultados.

Apesar de o conceito ser bem simples de entender, ele se ramifica por diversos níveis. Todo mundo sabe o que é se planejar, mas nem todos conseguem fazer isso de forma a realmente alcançar seus objetivos.

Por isso, é crucial aprender como se planejar de maneira adequada e entender como funciona cada um desses níveis. Só assim você terá um caminho claro à frente, mesmo quando eventos externos e alheios ao nosso controle nos afetam.

Que tal ser um especialista em planejamento?

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: