PDSA e SEO 2: Acessos e Redes Sociais
Dando continuidade ao assunto: PDSA e SEO, vamos comentar agora sobre um PDSA que fizemos para verificar se as redes sociais realmente ajudam a aumentar o número de acessos ao site. Lembram como se faz um PDSA? Vamos lá então:
A primeira coisa que fazemos, para preencher o PDSA é colocarmos o nome do projeto ao qual ele pertence e, o objetivo do ciclo em questão.
Projeto: Aumento de visitas no site | |
Objetivo: Verificar se a publicação de um artigo por dia no blog e a divulgação deste nas redes sociais (Facebook, Twitter e Linkedin) irá aumentar o número de acessos ao site |
Depois, começando definindo a fase do Plan (Planejar). Nela, iniciamos listando as questões que queremos responder com o ciclo e nossas predições sobre as mesmas. É importantíssimo registrarmos antes do início do projeto e, com o nosso conhecimento atual, o que imaginamos ser as respostas.
PLAN |
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Questões |
Predições |
Q2) A divulgação do artigo nas redes sociais é importante para o aumento no número de acessos? | P2) Sim. |
Ainda no Plan, preparamos o nosso plano de coleta de dados e definimos todos os passos que ocorrerão durante o experimento.
Dados
Serão anotados, via Google Analytics:
Número de acessos por meio de referência (Linkedin, Facebook e Twitter): este dado será anotado, pois será necessário para responder a questão 2 e determinar se investiremos mais nas divulgação via redes sociais ou se não vale a pena. Um alto número de acessos por meio de referência nos levará a investir mais tempo para divulgar os artigos em bons grupos do Linkedin e a entender melhor como isto funciona.
Os gráficos serão analisados via gráfico de controle, com o tamanho do subgrupo individual. Caso haja problema na ferramenta do Google, que coletará os dados, o dado aparecerá zerado neste dia e a equipe irá excluí-lo da análise.
Depois, partimos para o Do (Fazer). Nesta fase definimos como cada indicador será coletado.
Após o dia dd/mm/2013, começamos a publicar um artigo no site e divulgá-lo nas redes sociais. Durante todo este período coletamos os dados e gravamos no Excel. Houve apenas um dia (dd/mm/2013) que houve problema na coleta de dados do site. Isto ocorreu, pois houve problemas no servidor do site. Como mencionado na fase de planejamento, excluímos os dados deste dia.
STUDY |
Figura 1: número de acessos de referência ao site.
Figura 2: número de acessos de referência ao site.
A predição 2 é confirmada pela figura 1 e 2. Fica clara a importância da divulgação do artigo nas redes sociais. Este, pelos gráficos, é o tipo de acesso mais impactado com a divulgação diária. Se quiser trazer gente por meio da publicação de artigos, você tem que divulga-lo nas redes sociais. Principalmente no Linkedin, como mostra a figura 3. A figura 6 mostra que 81,77% do tráfego de referência analisado veio do Linkedin. Facebook corresponde a 12,50%. Há um forte efeito Pareto.
Figura 3: % de acessos do tráfego de referência.
ACT |
O procedimento de publicação no site será mantido, assim como a divulgação nas redes sociais, principalmente o Linkedin. Esta é uma fonte de acessos importante para o site. Aprendemos que a periodicidade dos artigos é muito importante para atrair os visitantes recorrentes.
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Olá! Ótima postagem! Parabéns aos envolvidos!
Abraços, ao prof Ademir e equipe.
Typo:
*1. “Fase” no parágrafo que introduz a etapa “Do”
*2. “Atras” na última frase do “Act”
Obrigado pelos Typos tips.
Abraços