A origem da Toyota é um daqueles eventos capitais, que mudam para sempre o curso evolutivo da humanidade.
Parece exagerado ou ufanista, mas não é, se lembrarmos que a maior montadora do mundo criou um método de produção que revolucionou a indústria.
O papel da Toyota foi muito além do que se esperava.
Graças à sua entrada no mercado, o mundo passou a ver e entender as atividades produtivas de outra forma.
Mais do que uma marca reconhecida, ela se tornou sinônimo de qualidade, respeito e, principalmente, de confiabilidade.
Conheça a história dessa grande empresa, suas contribuições para a indústria e para todas as empresas que desejam crescer de forma sustentável.
Qual a origem da Toyota?
A Toyota Motor Company nasceu em 1935, fundada por Kiichiro Toyoda.
Ele era filho de Sakichi Toyoda, que em 1892 desenvolveu o primeiro tear mecânico da história do Japão.
Cabe lembrar que o tear não tinha sido invenção japonesa.
Em 1801, o francês Joseph Marie Jacquard patenteou a ideia, criando o primeiro tear com cartões perfurados.
De qualquer forma, o feito de Sakichi, que criou um equipamento único, já mostrava o talento da família Toyoda para a produção industrial e para a mecânica.
Como surgiu o Sistema Toyota de Produção?
Apesar de ter surgido como empresa no final do século XIX, a Toyota levaria algumas décadas para consolidar o sistema de produção que a tornou mundialmente conhecida.
Como se costuma dizer, crises geram oportunidades, e foi preciso uma daquelas para que a Toyota revolucionasse de vez a forma de produzir veículos.
Tudo começa no período pós-Segunda Guerra, no qual o Japão, arrasado pelo conflito, teve seu parque industrial reduzido a escombros.
Nesse cenário, não restou alternativa à Toyota a não ser “espremer” os poucos recursos disponíveis, desenvolvendo seu próprio método de produção.
Nascia assim aquela que também é conhecida como Lean Manufacturing, a metodologia em que a prioridade é o combate ao desperdício e a produção é orientada pela demanda.
Seus principais mentores são Taiichi Ohno, Eiji Toyoda e Shigeo Shingo.
A principal influência para os três industriais foi o professor William E. Deming e as conclusões que tiraram depois de uma visita que durou semanas às dependências da Ford, nos Estados Unidos.
Portanto, pode-se dizer que o Sistema Toyota de Produção também nasceu a partir de um grande esforço de benchmarking.
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Qual o impacto do Sistema Toyota na indústria mundial?
Um dos aspectos que mais chamou a atenção de Taiichi Ohno em visita à Ford foi a imensa quantidade de veículos produzidos.
Para escoar tamanha produção, a montadora americana precisava adotar uma estratégia agressiva de marketing, criando a sua demanda (demanda empurrada).
No Japão com poucos recursos, esse tipo de abordagem era inviável, dada a falta de insumos e o mercado combalido.
A empresa teve que se adaptar a essa realidade, produzindo somente na medida daquilo que podia vender e o mercado poderia absorver.
Esse é um dos fundamentos do Toyotismo, o Just in Time (JIT), segundo o qual só se produz o que tem destino certo.
Não tardou muito para que essa nova abordagem ganhasse adesões em empresas de todo mundo, que logo perceberam que o método era muito mais eficaz, não importa o contexto.
A metodologia Lean não só rapidamente se disseminou pela indústria, como caiu nas graças de empresas de todos os segmentos.
Ela deu inclusive a variantes em outras áreas, como o Lean Construction, aplicado à construção civil, e o Lean Healthcare, na área da saúde.
Mas por que o sistema Toyota tornou-se um sucesso e um exemplo tão rápido?
Uma das possíveis razões para isso é algo que, durante muito tempo, passou batido pela indústria: o desperdício é um mal a ser combatido.
Tanto que, de acordo com os princípios Lean, a maioria das ferramentas tem como objetivo racionalizar a produção.
É o caso dos 5S, usados para organizar e disciplinar os locais de trabalho, o Heijunka, para nivelamento da produção, o Poka Yoke e muitas outras abordagens.
A extensão dos impactos positivos da Toyota na indústria mundial são incalculáveis, tamanha é a influência e presença dos métodos e ferramentas que ela desenvolveu.
Conclusão
A origem da Toyota remonta há dois séculos, mas a empresa segue como uma verdadeira potência transnacional.
O Brasil, aliás, é o primeiro país em que a montadora veio a atuar no exterior.
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