Já pensou em utilizar um organograma circular para representar a estrutura organizacional na sua empresa?
Mais do que apenas um registro em forma de desenho que inclui os setores, cargos e funcionários, promover esse modelo pode trazer vários benefícios, como integração e produtividade.
Quer saber como?
Neste artigo, você vai entender melhor o que é um organograma circular, quais são suas reais vantagens, além de conferir um passo a passo de como montar o seu.
Acompanhe até o final.
O que é organograma circular?
Um organograma circular, também chamado de organograma radial, é uma alternativa a outros tipos de organograma, como o hierárquico padrão.
Tem por objetivo fornecer uma visualização da estrutura organizacional para mostrar informações valiosas para o dia a dia da empresa.
Entre elas, quem responde a quem e a qual setor cada funcionário pertence.
Em vez de visualizar a empresa de cima para baixo em uma estrutura semelhante a uma pirâmide, a organização é desenhada do centro para fora.
O círculo ao centro representa o diretor de nível mais alto da empresa, como o CEO ou presidente.
A segunda camada costuma ter as principais diretorias, como financeiro, marketing, operações e RH, seguida pelos cargos de gestão.
Por fim, os círculos externos representam funcionários iniciantes e colaboradores individuais.
Como exemplo, veja esta imagem (em inglês), do site FusionCharts:
Organograma circular ou radial?
Ao pesquisar sobre o tema, você pode encontrar também o nome de organograma radial.
Mas é bom saber desde já que não se trata de outro tipo de organograma: as duas nomenclaturas fazem referência ao mesmo modelo.
Vantagens do modelo de organograma circular
O principal objetivo do organograma circular é ressaltar a importância do trabalho em equipe e da cultura colaborativa.
Em um organograma tradicional, um funcionário iniciante talvez se sinta desconectado de outros caso se veja em uma parte muito inferior.
Além disso, enquanto os organogramas hierárquicos mostram os colaboradores de forma isolada, o organograma circular possui um design mais inclusivo.
Sem contar que o formato radial colabora com a economia de espaço ao representar departamentos e trabalhadores.
Outros benefícios do modelo de organograma circular incluem:
- Incentivo à integração de novos funcionários: dessa forma, eles podem encontrar as pessoas com as quais precisam entrar em contato de maneira mais fácil
- Menos preocupação com a hierarquia: em vez de mostrar um modelo no qual um cargo está acima do outro, o organograma circular é representado por camadas
- Planejamento facilitado: com o organograma circular, os gerentes dos setores têm uma visualização melhor de onde alocar recursos e aumentar ou reduzir a equipe
- Posição dos funcionários: o organograma circular mostra a todos onde cada um se encaixa na organização e quem contatar para necessidades específicas.
Como fazer o organograma circular de uma empresa
Muitos ainda estão mais acostumados com uma hierarquia tradicional, que mostra os setores e funcionários de baixo para cima.
Com isso, podem surgir dúvidas em relação a como fazer um organograma circular em uma empresa.
Antes de ver como desenhar um organograma circular, veja alguns pontos importantes que devem ser seguidos para modelos de qualquer formato:
- Represente cada funcionário: se desejar, inclua nome, foto, email e os colegas da equipe
- Defina quem se reporta a quem: isso é necessário para que os usuários possam entender como as informações fluem na empresa
- Mantenha seu organograma atualizado: caso o organograma esteja desatualizado ou incompleto, os funcionários podem acabar não dando a devida importância a ele
- Facilite o acesso: deixe o organograma disponível para que possa ser consultado a qualquer momento.
Após reunir todas as informações do organograma e definir onde ele ficará disponível, escolha o programa onde será desenhado seu organograma circular.
Existem aplicativos específicos para a criação de organogramas empresariais, como Cacoo, DrawExpress Diagram Lite, NodeScape, Gliffy, Lucidchart e Canva.
Para o passo a passo, vamos utilizar o Microsoft PowerPoint, por ser o mais popular e acessível.
Criando um organograma circular no PowerPoint
Para criar um organograma circular ou radial no PowerPoint siga os seguintes passos:
- Abra um novo slide
- Clique em Inserir > Forma > Elipse
- Crie um círculo maior
- Crie cópias desse círculo de tamanho menor, para representar cada camada
- Selecione todos os círculos e clique em Alinhar > Centralizar > Alinhar > Alinhar ao Meio
- Faça os ajustes das camadas no tamanho desejado
- Altere as cores de cada camada para diferenciá-las
- Para criar as divisões dentro das camadas, clique em Inserir > Formas > Linhas
- Então, você verá pontos de conexão – clique para criar mais três cópias, totalizando quatro
- Coloque cada linha em suas respectivas posições: cima, baixo, esquerda e direita
- Você verá que todas as camadas ficarão com quatro divisões, exceto a segunda camada, que terá duas divisões, e a primeira, que não terá divisão
- Coloque o maior cargo (presidente, por exemplo) ao centro do organograma
- Para escrever os cargos nas divisões, clique em Inserir > Caixa de Texto
- Ajuste a fonte para o tamanho e formato desejado de modo que ela se encaixe na camada (clique em Efeitos de Texto > Transformação > Arco)
- Ajuste o nível da curvatura do texto
- Repita o processo para adicionar todos os cargos, diretorias e setores.
Conclusão
Neste artigo, vimos como o organograma circular favorece uma cultura coletiva em uma empresa, além de trazer economia de espaço quanto ao design.
Motivar um bom trabalho em equipe traz diversas vantagens a um negócio, especialmente em relação à produtividade.Se você se interessa em melhorar a produtividade em sua empresa, conheça mais sobre a metodologia Lean Six Sigma neste guia completo.