Uma nova forma de enxergar o passado: Six Sigma para serviços
No artigo de hoje vamos comentar um pouco a visão que o Pete Pande apresenta em seu famoso livro The Six Sigma Way. Ele começa comentado que o Six Sigma é um nome novo para uma ideia velha: fazer produtos ou serviços quase perfeitos.
Mas por que então o Six Sigma é tão atrativo agora, perguntam os autores. Porque ter um negócio de sucesso e mantê-lo assim por um longo período está cada vez mais difícil. Na economia atual, a maioria das pessoas presta serviço ao invés de produzir bens ou produtos. A maioria das atividades de prestação de serviços opera em níveis de ineficiência suficientes para fechar uma fábrica em poucos meses. O nível de qualidade na prestação de serviços, principalmente no Brasil, é bem pior do que o nível de qualidade de uma indústria. O Six Sigma lhe fornece ferramentas que melhoram o nível de precisão e qualidade dos seus serviços. Com o Six Sigma seus serviços alcançaram níveis só alcançados por fábricas de alta precisão.
Casos de aplicação do Six Sigma para serviços
Empresas como a GE e Sun estão adaptando o sistema Six Sigma para criar novos produtos, melhorar os processos existentes e gerenciá-los. A liderança destas e de outras empresas que utilizam o Six Sigma estão cada vez mais conscientes de que ele é útil para resolver uma ampla gama de desafios, como redução da variação e encantar seus clientes. O Six Sigma também:
- Gera, rapidamente, resultados tangíveis, mesmo quando a meta é algo de difícil percepção e muito ambiciosa. Ex: reduzir os defeitos para quase zero num prazo especifico.
- Possui mecanismos para manter os ganhos
- Aumenta o valor para o cliente ao expor os defeitos causados pela burocracia operacional e encorajar os gerentes e colaboradores a focar seus esforços de melhoria nas necessidades do cliente externo;
- Aumenta a velocidade em que as melhorias são feitas por meio da promoção aprendizado cruzado entre as várias funções
- Melhora a habilidade da empresa em executar mudanças estratégicas
Bons cursos de Green Belt ou Black Belt tratam dessas da aplicação das ferramentas do Six Sigma para serviços. Com esse arsenal, com certeza você capaz de produzir resultados cada vez maiores em seus projetos.
Para mais informações sobre o Six Sigma recomendamos que façam o download gratuito de nossa apostila do curso de Green Belt clicando no link abaixo. Nela você irá aprender detalhes sobre como utilizar o roteiro DMAIC e as demais ferramentas de melhoria.
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Vi seu material e é muito interessante. Comecei a ter curiosidade maior pelo 6 Sigma depois que vi o trabalho do Frederico Zornig que utiliza essa metodologia para trabalhar pricing nas empresas. E realmente percebi que trata-se de ferramentas operacionais e de estatísticas muito eficazes. Vou continuar lendo o material e depois quero conhecer um pouco mais dos seus cursos. Vamos conversar mais adiante.
Grato
Adriano Godoy
Gostaria de contratar um auxiliar administrativo para acompanhar, junto ao operacional a implantação de fluxogramas e coletar as propostas de melhoria junto a esse pessoal “linha d frente” isto é, as recepcionistas, vendedores e todos q lidam diretamente com o paciente. O q devo me preocupar quanto à formação e instruções para o dia a dia desse funcionário novo?
Grato
Att
Condé Jr