O Seis Sigma é a conjunção de uma estratégia de gestão de projetos e negócios, que tem por objetivo a produção com maior eficiência e menos desperdícios.
Hoje iremos abordar os benefícios que a certificação Seis Sigma proporciona a aqueles que escolhem realizar a certificação.
eBook: Como fazer análise de dados
A análise de dados tem sido uma habilidade cada vez mais requisitada no mercado de trabalho. A quantidade de dados disponíveis é enorme, mas poucas pessoas conseguem transformá-los em insights para decisões de negócios.
Você talvez já saiba que a qualidade está relacionada à adequação do produto ou do serviço a padrões prévios, que satisfaçam o cliente. Logo, as chamadas “não conformidades” podem ser consideradas defeitos.
Nesse sentido, o que destoa do padrão constitui a variabilidade, que é prejudicial para os negócios. Gastos com matéria-prima, mão de obra e recursos em geral podem ser grandes, se não há um controle rígido dos resultados.
Com o objetivo de trazer soluções para problemas existentes nas empresas, o Seis Sigma tem uma meta de redução de defeitos. Em tese, para atingir o nível Seis Sigma, a empresa deveria ter 3,4 defeitos a cada um milhão de oportunidades.
Por exemplo, em cada 1 milhão de rodas, apenas 3,4 apresentam defeitos. Ou em cada um milhão de ligações, apenas 3,4 apresentam problemas.
Essa métrica foi criada a partir de um estudo que mostrou que as principais empresas referência em qualidade possuíam esse nível de excelência. A métrica pode ser adaptável conforme o segmento de mercado.
Qual é a meta de redução de defeitos?
Empresas que implementam a metodologia Seis Sigma nos processos produtivos geralmente percorrerem um caminho rumo à excelência. A escala de qualidade serve justamente para a organização mensurar a evolução do negócio. Até se chegar ao menor grau de defeitos, o uso das técnicas da metodologia contribui para a solução de problemas.
Nesse trajeto rumo ao nível Seis Sigma, a empresa deve descobrir as causas que fazem com que ela tenha
muita variabilidade nas entregas.
Nesse sentido, os projetos de melhoria servem para identificar defeitos e propor soluções. É importante ressaltar que a metodologia possui um viés prático.
Logo, as sugestões de melhoria precisam ser testadas, submetidas à análise quantitativa, para só depois serem incorporadas aos processos de rotina. Os projetos de melhoria servem para identificar defeitos e propor soluções
A escala Seis Sigma
Além de promover a qualidade, a produtividade e a satisfação dos clientes, o Seis Sigma também reduz os custos
operacionais.
Como consequência, a lucratividade do negócio é favorecida. Afinal, os gastos com a “não qualidade”
podem pesar bastante nas finanças empresariais. Isso porque as falhas e a falta de eficiência como um todo
geram perdas de recursos.
Quais os benefícios do Seis Sigma?
De onde vem o sucesso dessa metodologia? Por que ela se destaca? O grande resultado é redução de custos. Sem
comprovação dos resultados financeiros, um projeto Seis Sigma não é aprovado, o que gera um compromisso por parte dos participantes do projeto em entregar resultados e não somente ideias e diagnósticos.
Mas como isso acontece? O empenho para se reduzir a variabilidade dos processos pode ser uma pista para se entender como isso acontece. Como você deve imaginar, a qualidade está relacionada ao alcance de padrões,
ligados às normas legais e aos requisitos do consumidor.
Uma maneira analítica de melhorar processos
Como já mencionamos, a métrica Seis Sigma, usada como parâmetro de qualidade, é ousada. A proposta da metodologia, para alguns segmentos de mercado, é admitir somente 3,4 casos de não conformidade ou
defeitos para cada grupo de um milhão de itens.
No trabalho de aperfeiçoamento de processos, para chegar a esse alto nível de excelência, são utilizadas muitas ferramentas da Estatística.
Além disso, a metodologia Seis Sigma passa pelo entendimento de todos os processos que envolvem determinado resultado.
Assim, ao se mapear as atividades, é possível encontrar a melhor forma de se fazer as tarefas. Com a redução de entraves na produção, a empresa ganha em eficiência e reduz custos. Por consequência, produtos ou serviços com alta qualidade aumentam a satisfação dos clientes e promovem a fidelização deles.