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O que não fazer como gestor: Aprenda através de 4 dicas

Muita teoria, dicas e receitas rápidas são ditas quando o assunto é gestão.Quem segue a gestão por objetivos atribui ao bom gestor à arte de bater metas, por outro lado, os adeptos da gestão estratégica atribuem à gestão a tarefa de mostrar o caminho à sua equipe.

É sobre esse tema que iremos falar hoje. Continue acompanhando para saber mais!

Outros autores preferem definir o bom gestor com uma série de características. Enumeram uma série de itens, quase sempre impossíveis de se seguir 100% do tempo, que caracterizam um bom gestor.

No meio destes itens está à liderança, a inovação, o conhecimento, a arte de delegar, de saber cativar e um sem número de outras coisas.

Aprendi estas dicas durante os anos de trabalho

Neste artigo de hoje gostaria dar algumas dicas do que não fazer como gestor. Aprendi estas dicas durante os anos de trabalho e durante os inúmeros projetos em que participei. São elas:

  1. Não atribuía nenhuma META se não possuir um método de atingi-la. Isto é a mais pura verdade e foi dito pela primeira vez pelo Deming.
    Um gestor que simplesmente coloca um número no quadro e pede para a equipe atingir poderá obter resultados desastrosos.
    Muitos não conseguem enxergar como atender aquela meta e outros, podem até atingi-las, mas em detrimento de outros indicadores ainda mais importantes.
  2. Outra coisa comum que acaba com a motivação, a disciplina e a organização da equipe é quando o gestor despeja suas ideias sem parar aos seus liderados, sem ajuda-los a estruturar os passos necessários para a implantação ou teste daquela ideia.
    Este comportamento é característico de empresas ou divisões que possuem uma equipe reduzida e um gerente muito proativo na busca por implementar a última tecnologia do momento.
    Você, gestor, deverá passar as tarefas a sua equipe de acordo com a disponibilidade de cada um, certificando-se em transmitir somente aquilo que você já estudou e sabe ser importante.
    Vale lembra que nem toda mudança é uma melhoria. Nunca vá para uma reunião sem uma boa preparação prévia.
  3. Nunca vá para uma reunião sem uma boa preparação prévia e uma pauta fechada. Parece uma dica sem valor,  mas vejo muito gestores utilizarem as reuniões para sessões de brainstorming sem a devida preparação prévia por parte dos presentes.
    É muito importante que sua equipe saiba do assunto a ser tratado e qual é o resultado esperado para a reunião.
  4. Controle sua ansiedade. A função de gestor requer responsabilidade e compromisso em maximizar a produtividade da sua equipe e dos demais gestores.
    Não gaste as horas das pessoas com a apresentação de ideias recém-vindas a cabeça ou inspiradas em experiências vividas somente por você.
    Estruture o assunto antes de apresenta-lo, pois é muito mais eficiente transmitir o conhecimento de maneira planejada e por meio de atividades práticas.
    Todo o gestor é um tutor e, a função de um tutor é desenvolver a habilidades e competências dos liderados.

Lembre-se: muitos dos seus colaboradores não sabem falar “não”

Após estas dicas, lembre-se sempre de que muitos dos seus colaboradores não sabem falar “não” e não se sentem confortáveis em argumentar ou discutir com você, por isto, preste muito atenção ao entusiasmo da equipe.

Antes de falar com seu colaborador, prepare um plano detalhado de como sua atividade contribuirá para a empresa como um todo.

As medidas básicas para se tornar um bom líder estão listadas a cima, mas que tal ir além? Bons lideres apresentam domínios de técnicas adequadas, sabem o que fazer nos momento decisivos. Para isso, confira nossos cursos de Green Belt e Black Belt, e se torne um líder completo!


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