Você está aqui: Início / Blog / Conheça o curso de Criatividade da Escola EDTI

Conheça o curso de Criatividade da Escola EDTI

o que é a criatividade

Você já conhece o Curso de Criatividade. O objetivo desse curso de Criatividade é ensinar aos participantes métodos de criatividade e inovação para a aplicação direta no seu cotidiano. Por meio destes métodos é possível elaborar novas ideias, modelos de negócios, formas de pensamento, produtos e serviços, tornando sua empresa mais inovadora. Dito isto, fica uma pergunta: afinal, o que é Criatividade? Há várias e várias definições para o tema. Nosso objetivo neste artigo é explorá-las e chegar a uma definição ao final.

o que é a criatividade

Começamos com o livro Creativitiy, de Mihaly Csikszentmihalyi que é um cara criativo até no nome. Em seu livro ele discute sobre o tema falando que criatividade não é algo habita as cabeças de pessoas especiais. O autor pontua que a criatividade aflora da interação entre os pensamentos da pessoa e seu contexto sociocultural, caracterizando-se muito mais como algo sistêmico do que individual. Mihaly a define como um processo no qual um domínio cultural simbólico é alterado. Como exemplo de criatividade o autor cita novas músicas, ideias, máquinas entre outros.

Possível utilizar todo o poder da criatividade de maneira controlada

Já Edward De Bono, famoso autor de métodos sobre o tema, define Criatividade em seu livro (Think: Before It´s Too Late) como sendo um comportamento de auto-organização de nosso sistema de informação (nosso cérebro) para criar padrões assimétricos. Ao entender este sistema, De Bono conseguiu desenvolver uma série de ferramentas que tornam possível utilizar todo o poder da criatividade de maneira controlada, ou seja, a hora que bem entender para resolver o problema que precisar. Esta, certamente foi uma das maiores descobertas de sua pesquisa. Suas técnicas ficaram mundialmente famosas pelos inúmeros resultados alcançados sendo que algumas ideias surgidas em suas oficinas permitiram o desenvolvimento da suspensão ativa, do poço de petróleo horizontal e muitas outras inovações famosas.

Expressar as forças internas e externas necessárias para que a inovação aconteça

Tina Seelig, outra referência no tema, desenvolveu o Motor da Inovação, um modelo que afirma que a Criatividade surge de fatores internos e fatores externos. Ela consolida a visão de Mihaly, que estuda as interações entre as pessoas e o contexto e a visão do De Bono, que estuda a criatividade sob a ótica do indivíduo. Sob esta ótica, Tina consegue expressar as forças internas e externas necessárias para que a inovação aconteça, tornando possível traçar um plano de implementação de mudanças para que a inovação aconteça em sua empresa.

Para nós, Criatividade está relacionada a ter ideias que fujam a lógica estabelecida, sendo para isto fundamental uma interação das atitudes do indivíduo com o contexto no qual está inserido. Ninguém é criativo num ambiente opressor e nem esperando que as ideias caiam do céu. Por isso, em nosso Curso de Criatividade ensinamos métodos para gerar ideias de forma sistemática e deliberada

Em nosso curso de criatividade iremos mostrar, por meio de dinâmicas e atividades, como tornar-se mais criativo e focado, conseguindo aplicar a criatividade no seu dia a dia e assim, encontrar propostas de mudanças diferentes do que seus concorrentes fazem. Após participar desta oficina, as mudanças do tipo “mais do mesmo” saíram das suas reuniões.

Tire suas dúvidas sobre Criatividade com um de nossos professores clicando abaixo!

tire suas dúvidas

1 comentário em “Conheça o curso de Criatividade da Escola EDTI”

1. Pingback: Tipos de liderança: quais são e qual é o mais adequado