Melhorar uma organização por meio de mudanças requer duas coisas. A primeira é estudo cuidadoso da situação, a análise do processo e a certeza para onde seguir.
Para isto, há várias ferramentas que nos ajudam para isso, como o DMAIC, o SIPOC e outras que listamos em nosso blog. A segunda é fazer com que todas as pessoas da organização se motivem e sigam este caminho.
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O grande resultado do Seis Sigma é redução de custos. Sem comprovação dos resultados financeiros, um projeto Seis Sigma não é aprovado, o que gera um compromisso por parte dos participantes do projeto em entregar resultados e não somente ideias e diagnósticos. A maneira mais rápida é dar o primeiro passo e adquirir o conhecimento necessário para a implementação de melhorias. Participar de um curso para ganhar habilidade necessária na aplicação das ferramentas é essencial!
Formas de liderar da maneira adequada:
Conquiste a confiança da sua equipe
Sem dúvidas, um dos principais pontos para uma liderança exemplar está na atitude do líder perante seus comandados. E, dependendo dessa atitude, a equipe terá ou não a confiança necessária em seu líder para segui-lo.
Com simples atitudes, é possível conquistar de vez a confiança da sua equipe. Confira!
Aproxime-se dos colaboradores
Ser próximo da sua equipe de colaboradores é fundamental para conquistar a confiança deles, mas essa proximidade não deve ser confundida com uma amizade explícita.
Um bom líder sabe trabalhar em suas características a empatia. Isso significa que, em uma posição de liderança, é essencial que você saiba enxergar as mais diversas situações pela ótica dos seus subordinados.
Além de demonstrar compreensão, você conseguirá conhecê-los a fundo, fazendo com que seja possível extrair o melhor do potencial de cada um, aumentando a produtividade e alocando-os nas atividades corretas.
Esteja aberto a feedbacks
O papel de dar feedback para os comandados é importantíssimo, mas não cabe apenas a você. Tão importante quanto saber comunicar elogios e críticas é saber ouvir esse tipo de observação dos outros sobre o seu trabalho.
Dependendo da instituição, esse feedback pode vir de maneira formal ou informal, escrita ou verbal. De qualquer forma, é essencial para um líder exemplar ser capaz de ouvir e estar aberto a receber qualquer tipo de crítica, elogio ou mesmo sugestões.
Ouvir feedbacks da sua equipe gera a confiança necessária para que o mesmo possa ser feito por eles. Em qualquer ambiente de trabalho, é primordial ouvir a opinião de todos os envolvidos.
Aprenda a lidar com reclamações
O feedback recebido por você, líder, nem sempre será positivo. Por isso, você deve saber lidar com bastante cuidado e atenção com as opiniões negativas provenientes dos seus funcionários.
Mesmo que esse tipo de reclamação não seja feito de forma direta a você, é preciso entender que a atitude correta de um líder é analisar o apontamento e, de forma alguma, levá-lo para o lado pessoal.
Um bom exercício para aprender a lidar com esse tipo de crítica é, novamente, ter empatia: se você não fosse o alvo da reclamação, o colaborador ainda teria razão? Pense nisso e lembre que, tanto você quanto sua equipe, precisam deixar espaço para melhoria.
Dê feedbacks
Assim como você deve estar aberto a receber críticas da sua equipe, deve ainda entender como dar seu feedback para ela. Afinal de contas, qualquer profissional tem o direito de saber quando cometeu uma falha ou quando atingiu sucesso na sua atividade.
Críticas e elogios não prejudicam a relação do líder com sua equipe. Pelo contrário, se feitos de maneira correta e sensata, os feedbacks auxiliam muito na construção de uma relação de confiança mútua entre todos os envolvidos.
Quando ambas as partes fornecem uma abertura suficiente para que sejam feitas observações acerca do trabalho de cada um, a sinergia tende a aumentar ainda mais, contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo e eficiente.
Delegue tarefas sem autoritarismo
Um importante papel de um líder exemplar está na forma correta de delegar tarefas a seus comandados. Nem sempre o líder deve centralizar todas as tarefas, problemas e resoluções. Se você lidera uma equipe, lembre-se de que os membros dela existem para auxiliá-lo e trabalhar com você para que, juntos, atinjam os melhores resultados.
Nesse sentido, é preciso ter alguns pontos em mente antes de delegar tarefas, como os seguintes:
Você não pode fazer tudo sozinho
Pode ser complicado para alguém em posição de liderança entender que ele não é o único profissional capacitado da empresa, capaz de realizar todas as tarefas com 100% de sucesso.
Entenda que, se você é o líder de uma equipe, não precisa ter medo de que um funcionário seja melhor que você em uma determinada área. O verdadeiro líder consegue formar novas lideranças, contribuindo para o sucesso da equipe.
Por possuir várias tarefas que envolvem o comando de uma equipe de trabalho, a gestão dos profissionais, entre outras, o líder muitas vezes pode se ver sobrecarregado em suas funções. Entender isso é o primeiro passo para conseguir delegar tarefas à sua equipe.
Tenha consciência da importância de delegar tarefas
É sempre bom lembrar: delegar tarefas não significa que você é incompetente na sua execução. Pelo contrário, significa que você confia na competência da sua equipe a ponto de transmitir a ela suas atividades.
Ao dividir demandas entre sua equipe, você está dando a ela a oportunidade de desenvolver novas habilidades e crescer profissionalmente dentro da empresa. Qualificando os colaboradores, você terá ainda mais tempo para se dedicar a tarefas essenciais para o seu papel, podendo confiar que o trabalho repassado à equipe será feito com primazia.
Conheça sua equipe
Outro ponto muito importante para um líder delegar tarefas com sucesso é conhecer sua equipe. Ele deve procurar entender quais são as características fortes e fracas de cada membro, adequando as tarefas de acordo com esses destaques.
Tente reconhecer entre seus colaboradores aqueles que estão mais preparados para receber tarefas de maior responsabilidade. Assim, você conseguirá ter tempo para treinar e guiar os membros menos preparados para que, no futuro, possam assumir atividades de maior importância.
Delegue, não ordene
Autoritarismo não combina com líderes. É uma característica de chefes ultrapassados, que não demonstram confiança na equipe e tendem a sobrecarregá-la com tarefas mal analisadas.
É papel de um bom líder trabalhar com sua equipe, fornecendo feedback e motivação para que as tarefas sejam executadas da maneira correta. Ao delegar corretamente, você estará deixando claro para o seu colaborador que ele foi escolhido pelas próprias capacidades.
Motive seus funcionários
Manter a motivação da equipe é um importante papel do líder. É ela que dará forças para os profissionais manterem sua produtividade e bom desempenho, além de ajudar na manutenção de um ambiente de trabalho saudável.
Apesar de ser uma atitude que dependerá de cada profissional, o líder pode se assegurar em alguns pontos e ter ações que garantem a boa motivação da equipe:
Verifique se todos os colaboradores entenderam a “big picture”
Você pode saber exatamente quais são os principais objetivos da empresa e o que se espera para ela dos próximos anos. Mas você tem certeza que sua equipe possui o mesmo conhecimento?
Se a sua equipe não se mostrar familiarizada com as metas da instituição, assegure-se de transmitir para eles de forma clara e precisa. Mostre como eles se encaixam nesses objetivos e explicite a importância do trabalho de cada um.
Lembre-se: cada profissional tem um papel importante dentro da organização e verbalizar isso para sua equipe faz com que ela se sinta valorizada, fornecendo a dose certa de motivação para que aumentem a produtividade.
Dê o que sua equipe precisa
Não há nada mais desmotivador para um profissional do que não possuir os meios necessários para executar suas funções com perfeição. Se a sua equipe não tem as ferramentas certas ou mesmo um bom treinamento para o trabalho, os colaboradores poderão se sentir incapazes e sem confiança.
Analise com cuidado as necessidades do time. Seja no âmbito de capacitação ou mesmo de aparelhos e ferramentas, procure sempre atender as demandas da sua equipe.
Planeje com cuidado
Não adianta traçar metas irreais a curto, médio ou longo prazo se elas nunca serão alcançadas. Além de criar um planejamento desperdiçado, você estará colocando em risco a motivação da sua equipe.
Na hora de planejar os objetivos, trabalhe em conjunto com seus comandados e discuta os melhores caminhos e maneiras de alcançá-los. Revise sempre os planos e tenha certeza de que todos os envolvidos estejam cientes do seu papel.
Mais do que tudo, certifique-se de que cada profissional tem um papel ativo e importante dentro da equipe. Eles se sentirão motivados e terão sempre em mente os objetivos a serem alcançados em uma determinada janela de tempo.