Todo administrador de empresas sabe bem que a escolha dos modelos de gestão está completamente atrelada ao sucesso ou fracasso dos negócios.
Pensando nisso, reunimos aqui mais informações sobre 9 principais Modelos de Gestão para que você possa fazer uma escolha consciente.
O que são Modelos de Gestão
Na prática, os modelos de gestão definem a configuração pela qual o gestor vai guiar a administração da empresa.
Idealmente, ele solidifica no cotidiano da produção todas os valores que foram decididos no planejamento da empresa.
Com diferentes características, cada tipo é mais indicado para um segmento de mercado e também para um perfil do líder e seus colaboradores.
- Gestão Democrática
A gestão democrática leva esse nome justamente porque aposta na participação do coletivo na tomada de decisões.
O gestor que aposta nesse modelo deve manter a equipe reunida e motivada em torno de um mesmo objetivo, estando aberto para feedbacks de profissionais de todos os níveis.
Como na democracia, a intenção é fazer valer a vontade da maioria em questões que afetam o coletivo.
- Gestão Meritocrática
A meritocracia é o sistema que aposta no mérito individual para remunerar e recompensar os indivíduos.
O modelo de gestão meritocrática traz para dentro da empresa essa filosofia, ignorando as variáveis do resultado que vêm de fatores organizacionais.
Aqui, o senso de coletivo é deixado de lado em função de um modelo mais competitivo para incentivar os resultados de maneira individuais.
- Gestão com foco em resultados
Pode ser que para você e sua empresa o mais importante seja ter bons números no relatório trimestral.
Um modelo de gestão focado nos resultados é recomendado nesse caso.
Para a equipe, a mensagem principal é que as entregas precisam ser feitas com o padrão de qualidade esperado – aqui, o processo não importa tanto quanto o resultado final.
- Gestão com foco em processos
Ao contrário do exemplo anterior, a gestão com foco em processos se preocupa mais com a forma como as atividades estão sendo desenvolvidas do que com o resultado.
Isso não significa, porém, que entregas de má qualidade sejam aceitáveis aqui.
O que existe é um entendimento de que bons resultados são consequência de uma boa organização interna nos processos da empresa.
- Gestão por cadeia de valor
O modelo de gestão por cadeia de valor é parecido com a gestão para resultados no foco que dá às entregas.
Aqui, porém, os números não são tão importantes quanto a experiência proporcionada para o cliente final.
Por isso, a eficiência do colaborador é medida pelo valor que ele agrega ao produto final e o nível de satisfação do cliente.
- Gestão autoritária
No polo oposto do modelo democrático, nós temos a gestão autoritária.
Como o nome indica, essa abordagem depende da participação de um chefe autocrático que vai ditar as regras com punho firme.
Questionável, esse modelo de gestão tende a não ser sustentável a longo prazo já que exige uma produção excessiva, o que invariavelmente desmotiva o funcionário.
- Gestão Comportamental
Uma das características principais da gestão comportamental é o reconhecimento do trabalhador para além da função que ele executa.
Isso significa uma abordagem mais holística das relações humanas para pautar a relação entre líder e liderados.
Na prática, o modelo prega técnicas de motivação e reconhecimento dos potenciais de cada indivíduo para que a empresa e seus colaboradores possam crescer juntos.
- Gestão por Competências
Para gerir uma equipe nesse modelo, o gestor precisa ter um bom poder analítico para olhar para cada integrante de sua equipe e decidir qual o melhor caminho para seu desenvolvimento.
A gestão por competências busca valorizar os funcionários pelas habilidades que eles agregam a empresa e o conhecimento que eles desenvolvem.
Existe um grande incentivo para capacitações nesse modelo.
Estamos falando aqui de uma administração estratégica que quer desenvolver os profissionais de maneira total e em todas as suas potencialidades.
- Gestão por Desempenho
Uma mistura dos dois últimos tipos citados, a gestão por desempenho alia a ênfase na capacitação com uma abordagem humana focada no crescimento dos profissionais.
Para tanto, o modelo foca principalmente em conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) para medir o desempenho de cada colaborador e recompensá-lo de acordo.
A intenção é ter, no fim, uma equipe cada vez mais capacitada e também motivada por conta dos reconhecimentos oferecidos.
Benefícios de utilizar modelos de gestão
Quando apresentamos os diferentes tipos de modelo de gestão, nosso objetivo não é demonstrar a superioridade de um sobre outro.
Muito mais importante do que escolher esse ou aquele caminho, é essencial que o gestor faça a escolha e tenha o modelo em mente conforme desenvolve suas atividades do dia a dia.
Contar com uma estratégia é o único jeito de caminhar de maneira organizada e garantir a coerência em todas as suas ações, do planejamento até a prestação de contas.
Conclusão
Como você deve ter percebido, são muitos e diversos os tipos de modelo de gestão existentes.
Na hora de escolher, é importante analisar bem o seu perfil como gestor, as características da equipe e o segmento de mercado em que a empresa atua.
Independente de qual seja sua escolha, o importante é ser assertivo e desempenhar a gerência de maneira estratégia.
Para mais dicas de gestão, continue acompanhando nosso blog.
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