Você está aqui: Início / Blog / Modelos de Gestão: saiba tudo sobre os 9 tipos

Modelos de Gestão: saiba tudo sobre os 9 tipos

Todo administrador de empresas sabe bem que a escolha dos modelos de gestão está completamente atrelada ao sucesso ou fracasso dos negócios.

Pensando nisso, reunimos aqui mais informações sobre 9 principais Modelos de Gestão para que você possa fazer uma escolha consciente.

O que são Modelos de Gestão

Na prática, os modelos de gestão definem a configuração pela qual o gestor vai guiar a administração da empresa.

Idealmente, ele solidifica no cotidiano da produção todas os valores que foram decididos no planejamento da empresa.

Com diferentes características, cada tipo é mais indicado para um segmento de mercado e também para um perfil do líder e seus colaboradores.

1. Gestão Democrática

A gestão democrática leva esse nome justamente porque aposta na participação do coletivo na tomada de decisões.

O gestor que aposta nesse modelo deve manter a equipe reunida e motivada em torno de um mesmo objetivo, estando aberto para feedbacks de profissionais de todos os níveis.

Como na democracia, a intenção é fazer valer a vontade da maioria em questões que afetam o coletivo.

1. Gestão Meritocrática

A meritocracia é o sistema que aposta no mérito individual para remunerar e recompensar os indivíduos.

O modelo de gestão meritocrática traz para dentro da empresa essa filosofia, ignorando as variáveis do resultado que vêm de fatores organizacionais.

Aqui, o senso de coletivo é deixado de lado em função de um modelo mais competitivo para incentivar os resultados de maneira individuais.

1. Gestão com foco em resultados

Pode ser que para você e sua empresa o mais importante seja ter bons números no relatório trimestral.

Um modelo de gestão focado nos resultados é recomendado nesse caso.

Para a equipe, a mensagem principal é que as entregas precisam ser feitas com o padrão de qualidade esperado – aqui, o processo não importa tanto quanto o resultado final.

1. Gestão com foco em processos

Ao contrário do exemplo anterior, a gestão com foco em processos se preocupa mais com a forma como as atividades estão sendo desenvolvidas do que com o resultado.

Isso não significa, porém, que entregas de má qualidade sejam aceitáveis aqui.

O que existe é um entendimento de que bons resultados são consequência de uma boa organização interna nos processos da empresa.

1. Gestão por cadeia de valor

O modelo de gestão por cadeia de valor é parecido com a gestão para resultados no foco que dá às entregas.

Aqui, porém, os números não são tão importantes quanto a experiência proporcionada para o cliente final.

Por isso, a eficiência do colaborador é medida pelo valor que ele agrega ao produto final e o nível de satisfação do cliente.

1. Gestão autoritária

No polo oposto do modelo democrático, nós temos a gestão autoritária.

Como o nome indica, essa abordagem depende da participação de um chefe autocrático que vai ditar as regras com punho firme.

Questionável, esse modelo de gestão tende a não ser sustentável a longo prazo já que exige uma produção excessiva, o que invariavelmente desmotiva o funcionário.

1. Gestão Comportamental

Uma das características principais da gestão comportamental é o reconhecimento do trabalhador para além da função que ele executa.

Isso significa uma abordagem mais holística das relações humanas para pautar a relação entre líder e liderados.

Na prática, o modelo prega técnicas de motivação e reconhecimento dos potenciais de cada indivíduo para que a empresa e seus colaboradores possam crescer juntos.

1. Gestão por Competências

Para gerir uma equipe nesse modelo, o gestor precisa ter um bom poder analítico para olhar para cada integrante de sua equipe e decidir qual o melhor caminho para seu desenvolvimento.

A gestão por competências busca valorizar os funcionários pelas habilidades que eles agregam a empresa e o conhecimento que eles desenvolvem.

Existe um grande incentivo para capacitações nesse modelo.

Estamos falando aqui de uma administração estratégica que quer desenvolver os profissionais de maneira total e em todas as suas potencialidades.

1. Gestão por Desempenho

Uma mistura dos dois últimos tipos citados, a gestão por desempenho alia a ênfase na capacitação com uma abordagem humana focada no crescimento dos profissionais.

Para tanto, o modelo foca principalmente em conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) para medir o desempenho de cada colaborador e recompensá-lo de acordo.

A intenção é ter, no fim, uma equipe cada vez mais capacitada e também motivada por conta dos reconhecimentos oferecidos.

Benefícios de utilizar modelos de gestão

Quando apresentamos os diferentes tipos de modelo de gestão, nosso objetivo não é demonstrar a superioridade de um sobre outro.

Muito mais importante do que escolher esse ou aquele caminho, é essencial que o gestor faça a escolha e tenha o modelo em mente conforme desenvolve suas atividades do dia a dia.

Contar com uma estratégia é o único jeito de caminhar de maneira organizada e garantir a coerência em todas as suas ações, do planejamento até a prestação de contas.

Como você deve ter percebido, são muitos e diversos os tipos de modelo de gestão existentes.

Na hora de escolher, é importante analisar bem o seu perfil como gestor, as características da equipe e o segmento de mercado em que a empresa atua.

Independente de qual seja sua escolha, o importante é ser assertivo e desempenhar a gerência de maneira estratégia.

Para mais dicas de gestão, continue acompanhando nosso blog.

2 comentários em “Modelos de Gestão: saiba tudo sobre os 9 tipos”

1. Pingback: Gestão Lean: benefícios, ferramentas e como aplicar

2. Pingback: Consultoria em estoque: quando e como contratar?