A metodologia Scrum vem a calhar em um contexto de mudanças cada vez mais rápidas.
Um exemplo disso é a evolução da Inteligência Artificial conversacional, que hoje é capaz de criar soluções para as mais diversas áreas de forma autônoma.
Como fica então o trabalho humano em um cenário no qual é preciso ser extremamente ágil e competitivo?
A resposta continua sendo a metodologia Scrum, que nasceu da necessidade de responder rapidamente aos desafios do segmento de softwares.
Neste conteúdo, vamos ver em detalhes como ela funciona, como suas equipes se organizam e muito mais.
Prossiga na leitura para ter esse conhecimento!
O que é metodologia Scrum?
A metodologia Scrum foi criada por Jeff Sutherland e Ken Schwaber em 1993, quando ainda trabalhavam para a Easel Corporation.
O termo Scrum foi tomado emprestado do rugby, em referência à formação conjunta em que uma equipe tenta afastar a outra para retomar a posse de bola.
A propósito, a metáfora esportiva já vinha sendo utilizada pelas empresas de tecnologia, que passaram a seguir o modelo criado pela NASA.
Na agência espacial, os projetos eram conduzidos desde os anos 1980 como uma corrida de bastão, em que cada corredor, ao finalizar a sua parte na prova, passa a tarefa adiante.
No segmento de tecnologia, o Scrum segue uma lógica parecida.
Trata-se de um framework de trabalho usado para organizar equipes de desenvolvedores com o objetivo de entregar uma solução.
Qual a diferença entre Scrum e Kanban?
Organizar o trabalho para que as entregas sejam mais ágeis e conforme as expectativas do cliente é um desafio que sempre existiu nas atividades produtivas.
Para isso, são criadas metodologias, técnicas e ferramentas, todas com o mesmo propósito: facilitar a gestão das tarefas e de pessoas.
Talvez por terem em comum esse objetivo é que não raramente a metodologia Scrum é confundida com o quadro Kanban.
A primeira, como vimos, é um framework de trabalho, cuja função principal é ordenar as atividades em equipe, compostas por um Scrum Master, um Product Owner e um Scrum Team.
Já o Kanban é uma ferramenta, que pode ser utilizada dentro da metodologia Scrum.
Sua função é ordenar prazos e entregas, enquadrando as tarefas das equipes nas categorias:
- Por fazer
- Em andamento
- Concluídas.
Para que serve a metodologia Scrum?
Jeff Sutherland criou a metodologia Scrum ao perceber que o método usual, conhecido como Waterfall (cascata) já não estava gerando bons resultados.
Ele percebeu que um projeto não caminha apenas para a frente, mas pode recuar ou ir em direções às vezes inesperadas.
Se ele só avança, arrisca-se a chegar ao final com erros, forçando o retrabalho.
A metodologia Scrum tem como função principal dar mais agilidade aos projetos, ao prever esses movimentos de recuo, evitando o retrabalho causado pelo avanço a todo custo.
Quais empresas utilizam a metodologia Scrum?
Embora tenha nascido no âmbito das desenvolvedoras de software, a metodologia Scrum não demorou muito para ser aplicada nos mais variados segmentos.
No Brasil, empresas do ramo da comunicação social, como Globo, Abril e UOL são algumas das que incorporaram o modelo em seus projetos.
Grandes multinacionais das comunicações também aderiram ao Scrum com grande sucesso, como Siemens e Nokia.
Gigantes da tecnologia, como Microsoft, Philips e HP também aplicam a metodologia de propriedade da Scrum Inc, empresa criada e dirigida por Sutherland, o pai do Scrum.
Quais os benefícios da metodologia Scrum?
O framework Scrum tornou-se mundialmente conhecido graças ao livro “A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo”, também de autoria de Jeff Sutherland.
O título já diz bastante sobre o que é o Scrum e que benefícios podemos esperar a partir da sua aplicação.
Um dos casos mais emblemáticos de sucesso do Scrum foi relatado pelos próprios Ken Schwaber e Jeff Sutherland.
Eles contam como conseguiram ajudar nada menos que o FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, a concluir em um ano (conteúdo em inglês) um projeto que estava emperrado há uma década.
Como funciona a metodologia Scrum?
Quando desenvolveram a metodologia Scrum, Sutherland e Schwaber sabiam que projetos podem avançar, recuar ou ser paralisados por diversos motivos.
Tendo essa dinâmica em vista, eles estruturaram um método que contemplasse essa variação e que reduzisse tanto quanto possível a perda de tempo.
Dessa forma, o Scrum trabalha com projetos organizados em sprints, ciclos de atividades que devem ser concluídos em um curto espaço de tempo, no máximo um mês.
Cada sprint está sujeito a revisões, realizadas em reuniões rápidas chamadas de daily sprints, em que eventuais falhas são discutidas e corrigidas.
As atividades são supervisionadas pelo Scrum Master, cabendo ao Product Owner intermediar a relação entre o cliente e o restante da equipe, o Scrum Team.
O que são requisitos na metodologia Scrum?
Toda solução desenvolvida a partir do Scrum deve ter um conjunto de características, chamadas de requisitos ou skills.
Por sua vez, esses requisitos são detalhados em uma lista, chamada pelas pessoas envolvidas de product backlog.
Os requisitos são como as features do produto, ou seja, funções e atributos que ele deve apresentar.
Eles são definidos em comum acordo entre cliente e Scrum Team, sempre intermediado pelo Product Owner.
Em cada Sprint, o Scrum Team deve estar orientado para cumprir o product backlog, tendo em vista os requisitos previamente listados.
Como aplicar a metodologia Scrum passo a passo?
A metodologia Scrum foi criada inicialmente para atender às necessidades da indústria de software.
Contudo, com algumas poucas adaptações, ela pode perfeitamente ser empregada em projetos de diferentes áreas, como vimos ao conhecer algumas das empresas que a usam.
Afinal, seja qual for o ramo de uma empresa, todas têm em comum o mesmo objetivo: entregar mais soluções em menos tempo e a um custo menor.
É isso que o Scrum propicia, se for corretamente implementado e gerido.
Confira na sequência como isso pode ser feito.
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Selecione um Scrum Master
Ainda que não seja rígida, existe uma hierarquia nos projetos Scrum e ela precisa ser seguida.
O primeiro passo para assegurar o entrosamento dos profissionais envolvidos é escolher um Scrum Master alinhado aos objetivos do projeto, do cliente e da empresa.
Será ele o responsável por selecionar os demais membros da equipe, começando pelo Product Owner e pelos demais integrantes do Scrum Team.
Ao longo dos sprints, o Scrum Master atua como um facilitador, orientando os membros sempre que necessário, apontando eventuais falhas e o que fazer para corrigi-las.
Selecione um Product Owner
Um bom time de futebol conta com pelo menos um meio-campista talentoso para criar as jogadas e dar à equipe a movimentação necessária para avançar.
Assim pode ser definida a atuação do Product Owner, que funciona como um elo entre o cliente e o Scrum Team.
Ele ajuda a “traduzir” as expectativas do cliente em orientações técnicas para os demais membros de modo a passar da teoria à prática.
Também atua como um motivador, transmitindo as impressões do cliente enquanto absorve suas críticas, passando-as na forma de orientações para a equipe.
Monte um Scrum Team
Escolhidas as pessoas que vão ocupar os cargos de maior responsabilidade, é hora de definir quem serão os membros do Scrum Team.
Cabe ressaltar que projetos Scrum obedecem aos princípios ágeis, filosofia e metodologia criada em 2001 que também serve de referência.
De acordo com esses princípios, um Scrum Team deve ser composto por equipes enxutas de cerca de 10 membros ou menos.
Esses membros, por sua vez, devem ter diferentes especialidades, de modo que a equipe formada seja multidisciplinar.
Organize o backlog do produto
Todos a postos para começar o projeto, a primeira iniciativa a ser tomada é desenvolver o backlog do produto.
Para isso, é fundamental a participação do Product Owner, já que o Scrum Team depende dele para saber que features a solução a ser desenvolvida precisa ter.
O backlog precisa ser definido com bastante critério, de modo que o cliente tenha a solução esperada, mas contemplando os recursos disponíveis.
Em outras palavras: o Product Owner precisa encontrar uma forma de equilibrar as expectativas, considerando o que o cliente quer e o que pode ser feito.
Ajuste o backlog
A criação do backlog deve ser impecável, do contrário, o Scrum Team perderá tempo, desenvolvendo uma solução que o cliente não deseja.
Isso é feito ao final de cada Sprint, por meio do Sprint Backlog, que nada mais é do que o planejamento do próximo Sprint considerando o que foi feito.
Funciona também como um checklist, no qual a lista do Product Backlog vai sendo gradativamente reduzida, conforme as metas vão sendo alcançadas.
Essa lista, por sinal, pode ser controlada por meio do quadro Scrum.
Como vimos, quanto mais alinhados estiverem os interesses do cliente com as capacidades e recursos disponíveis, mais rápido o projeto tende a caminhar.
Faça o planejamento dos Sprints
Aliás, o planejamento dos Sprints merece um tópico à parte, tamanha a sua importância dentro da metodologia Scrum.
Embora o objetivo seja sempre caminhar para frente, na prática isso raramente acontece.
Projetos estão sempre sujeitos a imprevistos e, infelizmente, a falha humana é uma possibilidade sempre real.
Assim, é quase certo que, ao final de cada Sprint, haja algo para ser melhorado e corrigido.
É em cima dessas correções que a equipe deverá pautar o planejamento do próximo Sprint, de modo que as falhas não se repitam.
Use ferramentas de gestão
O Scrum por si só não oferece as ferramentas de gestão necessárias para organizar o trabalho em equipe.
Dessa forma, é preciso incorporar outras ferramentas que permitam gerir as atividades e o fluxo das tarefas.
Uma delas nós já vimos, o quadro Kanban.
Ele pode ser utilizado, por exemplo, para marcar os Sprints que estão por começar, os que estão em andamento e os já concluídos.
Faça a Daily Scrum
Não existe trabalho em equipe sem comunicação entre seus membros, e no Scrum não é diferente.
Para isso existe a Daily Scrum, uma espécie de reunião na qual a equipe define o que vai fazer em cada Sprint.
Essa é a oportunidade que cada integrante tem de dar um feedback sobre suas tarefas e de reportar o seu progresso.
A Daily Scrum serve ainda para revisar o que já foi feito, por meio de retrospectivas críticas sobre as tarefas já concluídas.
Exemplos de aplicação da metodologia Scrum
As empresas mais bem sucedidas usam a metodologia Scrum para organizar o trabalho em equipe, com resultados excepcionais.
Uma delas é a Spotify, que continua revolucionando o mercado fonográfico com os seus serviços de streaming.
Inspirado no Scrum, seus líderes mudaram totalmente o organograma da empresa, criando um esquema inédito, baseado em Tribes, Chapters e Guilds, como descrito na imagem abaixo:
Fonte: Agility 11
A CISCO é um outro caso de sucesso conhecido, que teve resultados acima da média com a implementação do Scrum em um projeto de uma nova plataforma de assinaturas.
Entre eles, destacam-se a redução de 40% nos defeitos críticos, além da redução das horas extras trabalhadas improdutivamente.
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Conclusão
A metodologia Scrum é responsável por alavancar os resultados em incontáveis empresas mundo afora.
Quem domina os seus conceitos e técnicas sai muito na frente, concorrendo pelos melhores postos de trabalho.
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