Se você ainda não conhece ou utiliza a metodologia Lean em seus processos, sempre há tempo de começar.
E com importantes vantagens, vale dizer.
Indicadores como Tempo de Ciclo de Produção (Cycle Time), Taxa de Defeito e Eficiência Global do Equipamento (OEE) são alguns que podem ser melhorados, como revela esta pesquisa (em inglês).
Existem ainda muitos outros benefícios percebidos nas empresas que adotam os princípios enxutos.
Como se diz, esse é um investimento que “se paga”, considerando o retorno gerado, sempre positivo.
Entenda como isso acontece em empresas de diferentes nichos, lendo este conteúdo até o final.

O que é a metodologia Lean?
A metodologia Lean, também conhecida como método enxuto, é um sistema de produção desenvolvido primeiramente na indústria automotiva pela montadora japonesa Toyota.
Ela se baseia na redução dos diversos tipos de desperdício como caminho para alcançar a máxima eficiência e produtividade.
Ainda que possa ser também considerada como uma filosofia, consiste essencialmente em um conjunto de técnicas e ferramentas de trabalho.
Quando aplicadas, proporcionam mudanças que vão desde a gestão dos recursos até as operações no chão de fábrica.
De qualquer forma, a metodologia Lean não se limita apenas à indústria, já que empresas de todos os segmentos, inclusive prestadoras de serviços, também podem utilizá-la.
Qual a origem da metodologia Lean?
A história do Lean remonta ao Japão do período pós-Segunda Guerra Mundial.
Na época, os japoneses buscavam formas de alavancar sua economia e acelerar a recuperação econômica do país, que estava devastado em decorrência dos anos de conflito armado.
O criador do método foi Taiichi Ohno, um dos engenheiros que na época buscava por novas formas de garantir uma produção eficiente e altamente produtiva com poucos recursos.
Ohno trabalhava na Toyota e lá foi responsável pela criação de diversas ferramentas da qualidade que viriam a ser consolidadas no Sistema Toyota de Produção (STP).
Os benefícios da metodologia logo se provaram verdadeiros e o Lean ganhou adeptos pelo mundo todo.
O Pensamento Enxuto – como ficou conhecido no Brasil – continua sendo expandido para os mais diversos segmentos de mercado ainda hoje.
Por isso, é possível encontrar exemplos de seu uso dentro de ambientes hospitalares, em instituições governamentais, escolas, ONGs e muito mais.
Quais são as principais ferramentas da metodologia Lean?
Desde o início, a metodologia Lean se apoia no uso de ferramentas para garantir mais qualidade e eficiência na produção.
Elas compõem a estrutura da Casa Lean, imagem alegórica usada para representar a metodologia e sua aplicação.
Há uma grande variedade delas, cada uma fundamental para a construção da “casa” e sua manutenção.
Vamos conhecer na sequência quatro das mais importantes.
Just in Time
O conceito Just In Time (JIT), também desenvolvido pela Toyota, trata da produção puxada pela demanda.
Em vez de a empresa produzir o máximo para depois encontrar mercados para distribuir, no JIT ocorre o inverso.
Ou seja, primeiro mapeia-se o mercado para produzir conforme sua capacidade de absorção.
Nele, as etapas do fluxo de produção devem estar sincronizadas, reduzindo o Cycle Time e a necessidade de espaço em estoque.
O produto é liberado por uma estação no momento exato em que a próxima estará livre para recebê-lo e fazer a sua parte, de modo que a linha de produção funcione como um relógio.
Kanban
Sincronia é a palavra que melhor resume o modo de produzir na metodologia Lean.
Todas as operações devem estar perfeitamente coordenadas para que o cliente final receba os produtos na hora em que precisar.
Para isso, todas as atividades interdependentes precisam estar alinhadas, já que na produção em série uma etapa só começa quando a anterior termina.
Uma ferramenta Lean bastante usada para coordenar esse fluxo é o quadro Kanban.
Funciona como um quadro de avisos, em que as tarefas ficam organizadas em pelo menos três colunas: por fazer, em andamento e concluídas.
Manutenção Produtiva Total
Já a Manutenção Produtiva Total (MPT) defende que cada trabalhador deva se responsabilizar pelo funcionamento de sua máquina, evitando assim que a produção seja paralisada por eventuais defeitos.
Ela é parte do esforço de melhoria contínua, conforme um outro princípio Lean, o Kaizen.
Segundo o Kaizen, melhorar constantemente é a única forma de evitar o desperdício e se manter competitivo, o que implica a participação ativa de todos.
A MPT é, nesse sentido, uma abordagem pela qual cada trabalhador se torna “fiscal” e “executor” de suas próprias atividades, ajudando assim a acelerar os fluxos de trabalho como um todo.
5S
A melhoria e a redução do desperdício só são possíveis quando o ambiente de trabalho se encontra em perfeitas condições.
Uma das ferramentas Lean que servem de base para isso é o 5S, em que cada “S” consiste em cinco sensos:
- Senso de Utilização (Seiri): identificar e remover itens desnecessários para evitar acúmulo e desperdício
- Senso de Organização (Seiton): definir locais apropriados para cada item, garantindo fácil acesso e melhorando o fluxo de trabalho
- Senso de Limpeza (Seiso): manter o ambiente sempre limpo, identificando e eliminando fontes de sujeira
- Senso de Padronização (Seiketsu): estabelecer regras e práticas para manter a organização, limpeza e segurança de forma contínua
- Senso de Disciplina (Shitsuke): cultivar hábitos e comportamentos que garantam a aplicação constante dos 5S no dia a dia.
Quais os princípios da metodologia Lean?
A aplicação da metodologia Lean segue cinco princípios básicos para guiar as ações da gestão.
Conheça cada um deles:
- Foco no cliente: é fundamental estruturar o valor do produto a partir da perspectiva do cliente, certificando-se de que a produção está configurada para entregar o que ele precisa e espera
- Fluxo de valor: descreve a forma como a produção de valor deve estar estruturada, por meio do mapeamento e otimização dos fluxos de trabalho para cortar desperdícios e processos redundantes
- Fluxo contínuo: diz respeito à importância de manter uma produção contínua, sem pausas que possam atrasar as entregas
- Produção puxada: sistema em que a conclusão de uma tarefa torna-se um gatilho instantâneo para o início da atividade subsequente, pautada conforme a demanda do mercado
- Kaizen: a qualidade sempre pode melhorar, por isso, a empresa deve adotar métodos de melhoria contínua para chegar o mais perto possível da perfeição.
Metodologia Lean em diferentes áreas
Desde sua criação, a metodologia Lean ganhou fama e se expandiu para diversos segmentos de mercado, adotando formas distintas em cada aplicação.
Hoje, o Pensamento Enxuto pode ser encontrado em diversas indústrias, com destaque para a Lean Manufacturing, Lean Digital e Lean Services, como veremos na sequência.
Lean Manufacturing
O Lean Manufacturing talvez seja uma das formas mais comuns de aplicação do Lean, já que leva a metodologia para dentro de fábricas, que são sua origem.
Esse modelo traz as configurações que deram origem ao Toyotismo, com todos os princípios que guiam uma produção sem desperdícios e que foca em gerar valor.
Apesar de ter sido criado pelos japoneses, o Lean Manufacturing foi citado pela primeira vez no livro “A máquina que mudou o mundo” dos autores americanos James Womack, Daniel Jones e Daniel Ross.
Lean Digital
O Lean Digital fala sobre a possibilidade de aplicar os princípios da metodologia Lean em negócios que trabalham no meio digital e tecnológico.
Essa é uma tradução do Pensamento Enxuto cujo intuito é trazer mais qualidade e eficiência para os processos de produção de programadores, designers e profissionais do marketing digital.
Além disso, o Lean Digital reafirma a perspectiva da melhoria contínua ao propor uma cultura voltada ao aprendizado constante.
Lean Services
Como vimos, o setor de serviços também bebe na fonte Lean.
Os princípios são os mesmos, portanto, no Lean Services, todas as etapas da prestação de serviços devem estar coordenadas perfeitamente.
Os objetivos principais também se repetem: redução do tempo de ciclo, dos desperdícios e melhor utilização dos equipamentos e instrumentos de trabalho.
Como aplicar a metodologia Lean na sua empresa?
Toda metodologia se aplica a partir de etapas lógicas que servem para orientar líderes e colaboradores ao longo do processo, e no Lean não seria diferente.
Acompanhe então as fases normalmente seguidas na sua implementação.
1. Identificar e mapear processos
O primeiro passo para aplicar a metodologia Lean é analisar os processos existentes e identificar desperdícios.
Isso pode ser feito por meio do Value Stream Mapping (VSM), que ajuda a visualizar onde ocorrem atrasos, retrabalho ou desperdícios.
2. Eliminar desperdícios
Após mapear os processos, é necessário eliminar atividades que não agregam valor ao cliente, como excesso de estoque, movimentação desnecessária e tempos de espera.
É aqui que se aplicam os princípios dos 5S para padronizar tarefas, melhorar as condições operacionais e reduzir desperdícios.
3. Melhorar o fluxo de trabalho
O próximo passo é garantir que os processos fluam sem interrupções, reduzindo gargalos e melhorando a produtividade.
Nesta etapa, aplicam-se ferramentas e conceitos como Kanban e Just in Time para garantir a continuidade de cada etapa do ciclo produtivo.
4. Criar uma cultura de melhoria contínua
Para que o Lean seja sustentável, é necessário engajar a equipe e incentivar a melhoria contínua.
Vale aqui investir em treinamentos, reuniões regulares e o uso de indicadores como OEE, a fim de monitorar o desempenho e realizar ajustes constantes.
Como saber mais sobre a metodologia Lean?
A exemplo de outras metodologias de sucesso, a Lean segue em contínuo aperfeiçoamento, embora mantenha muitas de suas soluções e ideias originais.
Prova disso é que, a partir da década de 1980, ela veio a se fundir com uma outra metodologia, a Six Sigma, voltada para aumento da qualidade, dando origem à Lean Six Sigma.
Profissional que domina essa metodologia se destaca no mercado, sendo dificilmente ignorado pelas empresas.
Assim são os que se formam nos cursos EAD e presenciais Black Belt e Green Belt em Lean Six Sigma da Escola EDTI.
Avance na carreira e nos negócios com as nossas formações, levando a melhoria para onde quer que você vá.
Conclusão
Criada no Japão pós-guerra, a metodologia Lean ganhou o mundo desde então, sendo cada vez mais aplicada nas mais diversas indústrias.
Enquanto abordagem para os negócios, ela foca na otimização dos processos para garantir mais qualidade e eficiência, mesmo em cenários onde os recursos são limitados.
Gostou de conhecer detalhes sobre o método? Coloque em prática o que aprendeu neste conteúdo.
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