Você está aqui: Início / Blog / Conheça o Método GTD e aumente sua produtividade

Conheça o Método GTD e aumente sua produtividade

O método GTD é perfeito para você que vive correndo contra o tempo e gostaria que o dia tivesse algumas horas a mais.

Essas três letras descrevem uma metodologia de gestão que tem o objetivo de aumentar sua produtividade ao mesmo tempo que controla os níveis de estresse na vida profissional e pessoal.

Continue lendo para conhecer mais sobre o método e aprender como utilizá-lo para melhorar seus resultados.

O que é o Método GTD?

O Método GTD é uma estratégia de gestão que engloba diferentes ferramentas e técnicas para o gerenciamento de compromissos e tarefas do dia a dia.

A intenção aqui é aliviar o estresse comum de uma rotina atribulada por meio da organização das demandas de forma coerente.

O próprio nome do método é uma referência a sua proposta principal: GTD é uma sigla para Get Things Done – em português, algo como “fazer as coisas acontecerem”.

De fato, a abordagem é bastante pragmática e foca na execução eficiente das atividades que estão na ordem do dia.

Dentre os diversos métodos de gestão existentes, o GTD se destaca por enfatizar a importância do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Em tempos onde tanto se fala sobre saúde mental, fica ainda mais clara a importância de delimitar o espaço do trabalho para manter uma rotina saudável e produtiva.

Quais as vantagens do Método GTD?

Quem adota o método GTD pode observar diversas vantagens em sua rotina.

O primeiro benefício que podemos citar é a liberdade de escolha proporcionada por essa metodologia.

Diferente de outras abordagens, aqui não existe imposição do que fazer em qual momento.

Por isso, o profissional está livre para escolher e organizar seu tempo do jeito que preferir.

Na prática, isso significa maior flexibilidade para se adaptar às novas demandas conforme elas forem surgindo.

Toda essa organização se traduz em um significativo ganho de tempo, já que a agenda é otimizada para que haja espaço para se dedicar a cada atividade com foco total.

Esse processo traz também a vantagem de garantir um equilíbrio maior entre trabalho e vida pessoal, diminuindo o estresse e a ansiedade que estão envolvidos em uma rotina conturbada.

Com a cabeça mais tranquila, o trabalhador consegue descansar nos momentos de pausa e volta ao trabalho com a cabeça limpa e foco total em seus objetivos.

Onde surgiu?

O Método GTD foi criado pelo consultor norte-americano David Allen em 2001.

Na época, o autor já acumulava 20 anos de atuação em consultoria para grandes empresas e palestras sobre o assunto pelo mundo todo.

Na obra inaugural, ainda intitulada como “Produtividade Pessoal”, Allen defende que precisamos esvaziar a “memória RAM” do cérebro para dar conta de focar nas tarefas do dia a dia.

Para quem não entende muito de informática, a RAM trata-se da memória imediata de um computador utilizada para processar as tarefas e janelas abertas.

Em outras palavras, podemos entender que a melhor maneira de aumentar a produtividade é diminuir a carga de trabalho e preocupações para priorizar a qualidade no lugar da quantidade.

Passo a passo para se organizar conforme o Método GTD

Desde sua primeira publicação, o Método GTD foi otimizado e hoje é possível organizar o processo em cinco passos básicos para fazer as coisas acontecerem – confira:

1. Capturar

O primeiro passo é esvaziar a cabeça de todas as obrigações e demandas que estão causando o estresse.

Registre suas demandas e compromissos em uma lista ou agenda para ter a tranquilidade de que elas estão registradas e não serão esquecidas.

2. Esclarecer

Em seguida, você deve revisitar o registro das atividades para esclarecer quais são as prioridades.

Pode ser que nesse momento você perceba a redundância de algum item e resolva eliminar aquela tarefa por completo de sua lista.

3. Organizar

A organização é um passo essencial para garantir bons resultados com produtividade em seus processos.

Certifique-se de manter acessíveis seu checklist, agenda e outros documentos de referência para agilizar a execução das tarefas no dia a dia.

4. Refletir

Dentro do método GTD, é importante revisitar suas listas periodicamente, inclusive fixando essa tarefa como uma das prioridades em sua agenda.

Uma reflexão rápida sobre as demandas pode ser feita diariamente, com uma revisão mais atenciosa uma vez por semana.

5. Engajar

Com a certeza de que tem todas as demandas sob controle, o trabalhador tem espaço para engajar-se profundamente com cada atividade executada.

Assim, garantindo produtividade com qualidade em todas as tarefas.

Utilização do Método GTD aliado a ferramentas Lean

A utilização do Método GTD vai de encontro com a abordagem de gestão proposta pelo Pensamento Lean.

Ambos têm por objetivo garantir maior produtividade a partir da priorização das tarefas e foco total na qualidade.

Por isso, pode ser bastante interessante aliar o GTD a outras ferramentas do Lean, aproveitando o melhor que cada técnica tem a oferecer.

Hoje em dia, são poucas as pessoas que não desejam mais horas no dia para dar conta de todas as demandas que temos na vida profissional e pessoal.

É nesse sentido que o Método GTD trabalha, buscando garantir mais produtividade com menos estresse e mais qualidade de vida.

Para saber mais sobre outras ferramentas que podem te ajudar a se organizar, continue lendo nosso blog! Para avançar ainda mais na sua carreira, conheça nossos cursos.

1 comentário em “Conheça o Método GTD e aumente sua produtividade”

1. Pingback: Ferramentas de gestão: quais são e como usar|Ferramentas de gestão: quais são e como usar