Você está aqui: Início / Blog / Lean ou Green Belt: Qual fazer primeiro?

Lean ou Green Belt: Qual fazer primeiro?

Lean-Six-SigmaAo pesquisar mais sobre Lean Seis Sigma é comum o interessado se deparar com a dúvida de qual curso deve se matricular: Lean ou Green Belt? A resposta dessa pergunta é muito simples: depende. Depende da sua necessidade de qualificação e principalmente em que pretende aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Primeiro vamos mostrar um breve resumo do que é cada metodologia, mostrar algumas aplicações e no fim tentar indicar a melhor escolha para você.

O Lean

O Lean é um conjunto de ferramentas criadas para administrar estoque e minimizar desperdícios de produção. O profissional certificado Lean é capaz de estudar, identificar e remover desperdícios. Para maiores informações sobre o que é Lean, clique aqui.

O Green Belt

Em geral, o curso de Green Belt aborda todo o conjunto de ferramentas do Seis Sigma para a implementação de projetos de melhoria. O curso da Escola EDTI é baseado na metodologia ainda mais ampla do Lean Seis Sigma que incorpora o manuseio e otimização do desperdício ao modelo de melhoria. O profissional certificado Green Belt pela Escola EDTI é capaz de implementar um projeto de melhoria em qualquer área onde haja a necessidade e ainda é apresentado às ferramentas do Lean para gestão de produção e desperdício.

Então qual o curso recomendado?

O que sempre falamos aos nossos leitores que entram em contato por email ou telefone é que se você tem um projeto específico para implementar o Lean, ou seja, um projeto para administração de estoque, redução de desperdícios e otimização de produção, recomendamos o Lean.

Porém, se eu interesse é uma formação ampla, também com uma carga didática voltada ao Lean, recomendamos o Green Belt pela sua flexibilidade. Os projetos de melhoria são cada vez mais exigidos em todas as áreas, do Marketing à linha de produção industrial e saber como implementá-lo é talvez o diferencial necessário para agarrar aquela oportunidade que tanto deseja.

Se quiser mais informações, consulte as páginas do curso de Lean e Green Belt e siga a Escola EDTI nas redes sociais para sempre se manter atualizado no mundo Lean Seis Sigma.