Lean Healthcare é a adaptação dos conceitos, técnicas e filosofia Lean na saúde, com resultados tão bons quanto os que se observam na indústria.
Unidades hospitalares, clínicas e ambulatórios também contam com os seus processos, que podem ser sempre aperfeiçoados.
A experiência dos profissionais da saúde ao implementar Lean em suas práticas vem mostrando que essa é uma receita de sucesso.
Prossiga na leitura e descubra como alcançar isso no seu local de trabalho!
Como usar a metodologia Lean na saúde?
Os preceitos Lean surgiram na indústria, tendo como objetivo principal o combate ao desperdício por meio da produção puxada pela demanda.
Adaptado à área da saúde, seus objetivos continuam os mesmos, mudando apenas o foco das ações anti-desperdício.
Ou seja, em vez de aplicar as técnicas e ferramentas Lean na linha de produção, na saúde a metodologia Lean se presta para reduzir as perdas nos processos e procedimentos.
Também tem como objetivo a melhoria contínua, de modo que o fim de um ciclo de ações é sempre o começo de outro.
Quais as vantagens de aplicar o Lean na saúde?
Lean Healthcare é uma abordagem de gestão que busca maximizar a eficiência e a qualidade, eliminando atividades desnecessárias.
Aplicada à área da saúde, essa abordagem traz uma série de benefícios, com destaque para:
- Aumento da eficiência: reduzindo o tempo de espera dos pacientes, aumentando a produtividade dos profissionais de saúde e minimizando os custos operacionais
- Melhora na qualidade do atendimento: ajudando a identificar e corrigir problemas rapidamente
- Melhoria da segurança do paciente: diminuindo erros e o retrabalho, o Lean torna os procedimentos mais seguros
- Aumento da satisfação do paciente: mais segurança e menos desperdício de tempo e recursos aumentam a eficácia e, como consequência, a satisfação do paciente
- Maior envolvimento dos funcionários: uma das premissas do Lean Healthcare é o envolvimento dos colaboradores, que passam a se sentir mais motivados.
Como aplicar a filosofia Lean na saúde?
A metodologia Lean vem sendo utilizada não apenas na saúde, mas em diversas áreas produtivas, em razão da sua extrema maleabilidade.
Em um cenário ideal, sua implementação deve ser conduzida por profissionais qualificados e certificados em Lean Manufacturing ou Lean Six Sigma.
Porém, isso não significa que uma empresa da área da saúde não possa agir para aplicar essa filosofia em suas rotinas, mesmo sem contar com especialistas no assunto.
Veja a seguir como fazer.
Recrutar os profissionais e líderes
Toda mudança provoca um processo de adaptação que requer um alto nível de engajamento.
Para isso, é necessário contar com lideranças capazes de inspirar as pessoas, de modo que elas passem a mirar em seus exemplos.
A empresa de saúde pode instituir treinamentos Lean in company para formar os responsáveis por disseminar a metodologia Lean na saúde.
Com isso, ela terá profissionais que compartilham dos mesmos objetivos e visão, preparadas para implementar Lean em todas as suas rotinas e para engajar as pessoas.
Detectar o problema
Os líderes recrutados vão se debruçar sobre a realidade da empresa para detectar os seus problemas mais urgentes.
Pode ser, por exemplo, que o tempo de atendimento de urgência esteja mais longo do que deveria.
Ou o CTI poderia liberar leitos em prazos menores do que os que estão sendo praticados.
Portanto, onde existir a oportunidade de melhorar, é lá que os profissionais Lean deverão se fazer presentes.
Mapear o fluxo de valor
Utilizando ferramentas como o Value Stream Mapping (VSM), os profissionais podem identificar onde a empresa agrega valor nos serviços prestados.
O VSM é uma ferramenta gráfica, com a qual os fluxos de materiais, processos e de informação é diagramado, fornecendo uma visão mais ampla.
Estimular a participação de todos
No ambiente hospitalar ou ambulatorial, é preciso muita sinergia entre os profissionais de saúde para garantir o melhor atendimento.
Sendo assim, a implementação do Lean na saúde depende do engajamento de todos, a fim de garantir que as ações de melhoria sejam aplicadas de ponta a ponta.
Como aprender mais sobre Lean Healthcare?
Tendo em conta a necessidade de contar com gente qualificada, é preciso investir em formação.
A Escola EDTI apoia as empresas de saúde nessa jornada, com os cursos Introdução Lean Healthcare (100% grátis) e o curso Lean Seis Sigma Healthcare.
Conheça nossos planos e obtenha uma formação diferenciada e reconhecida internacionalmente para melhorar a qualidade dos seus serviços.
A EDTI ajuda você a chegar lá!
Conclusão
Aplicar Lean na saúde é certamente o caminho mais seguro para a qualidade total nos serviços hospitalares e ambulatoriais.
Conte com a EDTI e forme líderes prontos para dar conta deste desafio.