A Toyota tornou-se um exemplo de gestão porque foi nela que o Lean Management foi criado, disseminando-se mundo afora posteriormente.
Um dos resultados para a montadora japonesa é o incrível recorde de carro mais vendido em todos os tempos, o Toyota Corolla, com 50,4 milhões de unidades comercializadas desde 1966.
Mas nem sempre foi assim, já que a Toyota, a exemplo de todas as indústrias nipônicas fundadas na primeira metade do século passado, teve que se levantar das cinzas.
Elas passaram por uma guerra, amargaram a derrota e viram tudo que haviam construído ser reduzido a escombros, depois do maior conflito armado da história mundial.
Algumas das que sobreviveram estão aí até hoje para provar que investir em gestão e racionalização da produção dá muito certo.
Uma das maneiras de se tornar um exemplo de sucesso é implementar o Lean Management, que você vai conhecer a partir de agora.
O que é Lean Management?
Lean Management é o conjunto de práticas gerenciais que se aplicam nas empresas orientadas pela metodologia Lean ou Lean Six Sigma em suas atividades.
Não bastaria implementar um framework de trabalho sem que essa medida fosse acompanhada da necessária adaptação nos processos gerenciais.
Afinal, método implica controle e, sendo assim, é preciso investir paralelamente em gestão.
Por outro lado, Lean Management é também uma maneira de facilitar a implementação dos princípios Lean.
É o que fazem, por exemplo, as empresas que, antes de adotá-los, começam modificando seus processos gerenciais.
Princípios da gestão Lean
O grande desafio para as empresas não é alcançar bons resultados, mas permanecer consistentes e competitivas em tudo que fazem.
As que conseguem isso, em geral, são aquelas que se mantêm fiéis aos seus princípios, que por sua vez definem a missão, visão e os valores organizacionais.
A gestão Lean segue uma linha de conduta parecida, já que ela é toda pautada em um conjunto fundamental de princípios:
- Eliminação dos focos de desperdício
- Busca da perfeição
- Sistema puxado pela demanda
- Transparência
- Fluxo
- Padronização
- Engajamento
- Flexibilidade.
A partir do momento em que esses princípios façam parte da cultura da empresa, ela estará finalmente apta a implementar a metodologia Lean em suas rotinas, tirando proveito das suas vantagens, como veremos a seguir.
Vantagens do Lean Management nas empresas
Empresas como a Toyota tornaram-se alvo de benchmarking em razão do enorme sucesso que tiveram depois de adotar os princípios Lean.
Isso porque, com o tempo, distanciaram-se de tal forma dos concorrentes que eles deixaram de ser uma preocupação.
Portanto, uma das grandes vantagens proporcionadas pelo Lean Managementé elevar a empresa a patamares de competitividade difíceis de alcançar.
Com a disciplina e a organização que ela desenvolve, os concorrentes passam a competir pelo que sobra do mercado, já que as empresas Lean, em geral, navegam no “oceano azul”.
Ou seja, elas passam a atuar em um nível em que não enxergam mais concorrentes.
Como adotar o Lean Management
Assim como outros frameworks de trabalho, a Gestão Lean demanda uma preparação por parte da empresa antes de ser efetivada.
Digamos que uma companhia fortemente verticalizada em seu organograma queira se tornar enxuta em seus processos.
Organizações assim podem ter dificuldade para transformações desta magnitude, já que nelas prevalece a hierarquia e os setores tendem a ser mais burocráticos.
Nestes casos, é necessário que haja antes uma mudança de dentro para fora, de modo que novas ideias sejam incorporadas, até que o modus operandi do negócio seja alterado.
Não há um manual de instruções que sirva para todos, mas existe uma forte ideia do que fazer a partir de etapas básicas de um processo de mudança de cultura organizacional.
Confira a seguir.
Tenha um planejamento estratégico
É quase regra que, nas empresas com dificuldades na gestão, falte um planejamento estratégico ou ele seja feito de forma superficial.
Pela nossa experiência no ramo de ensino e de consultoria, podemos dizer com segurança que é quase inviável implementar a Gestão Lean sem a orientação de um planejamento.
Por isso, em certos casos, o melhor é fazer a alta gestão da empresa se acostumar a buscar orientação por esse instrumento de controle.
Uma vez que o planejamento seja definitivamente incorporado às suas rotinas, aí sim pode-se começar a falar em Lean Management.
Identifique o valor nos processos
A gestão enxuta é muito focada nos processos, já que a qualidade de produtos e serviços depende da sua correta execução.
Tomando o planejamento estratégico como ponto de partida, a empresa pode então identificar onde está o valor daquilo que ela produz.
Essa é uma medida fundamental para implementar a metodologia Lean, que se baseia no controle dos processos, suas entradas e saídas.
Crie uma cultura de melhoria
Não se pode melhorar uma solução sem que as pessoas não estejam comprometidas com a sua própria melhoria.
Por isso, uma das etapas a serem seguidas para a adoção do Lean Management é cultivar na empresa um ambiente em que seus colaboradores estejam sempre se aperfeiçoando.
Um caminho para isso é investir em treinamentos in company, ou seja, patrocinados pela própria empresa.
A EDTI é sua parceira nessa fase, por meio do programa EDTI for Business.
Temos mais de 5 anos de experiência em treinar colaboradores em Seis Sigma para que eles possam melhorar processos e impulsionar resultados em empresas por todo o Brasil.
Invista em capacitação
Uma vez que a cultura de melhoria seja assimilada e compreendida, abrem-se os caminhos para a capacitação.
A propósito, dependendo do caso, esta etapa pode vir antes, já que a própria formação profissional é um meio de mudar a cultura de uma empresa.
Tudo vai depender do quanto ela esteja amadurecida em seus processos gerenciais e, principalmente, no uso de ferramentas de análise de dados.
Seja data driven
Por falar em dados, eles são a base para todos os projetos de melhoria na metodologia Lean Six Sigma.
Dessa forma, é essencial que, enquanto adota o Lean Management, a empresa desenvolva alguma massa crítica e rotinas para coletar e tratar os dados de que dispõe.
Essa é também uma forma de se inserir no contexto do Big Data, no qual os dados em estado bruto são a matéria prima para extrair insights de negócios.
Onde aprender mais sobre Lean?
Você vai mais longe na carreira e nos negócios com os cursos da Escola EDTI.
Preparamos gestores qualificados para resolver os problemas das empresas, graduando-os como Black Belts e Green Belts.
Somos uma escola com mais de 10 anos de estrada, ao longo dos quais nos orgulhamos de ter formado os líderes das principais empresas do Brasil.
Também temos orgulho de ser uma das instituições de ensino em Lean Six Sigma credenciadas pela The Council for Six Sigma Certification (CSSC).
Essa certificação garante aos nossos treinamentos um alto padrão de qualidade, com todos os conteúdos padronizados, além de reconhecimento e validação no cenário internacional.
Conclusão
Quem quer ter resultados acima da média precisa contar com muita organização e disciplina elevada para organizar processos.
A EDTI forma os profissionais que fazem a diferença, com cursos que vão fazer você ser procurado pelas principais empresas do mercado.
Você pode começar hoje mesmo uma trajetória de sucesso, matriculando-se em nossos cursos a distância.