Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Lean Innovation Management: o que é, objetivos, benefícios e como aplicar

Lean Innovation Management: o que é, objetivos, benefícios e como aplicar

A aplicação do Lean Innovation Management pode elevar os resultados dos negócios a patamares inalcançáveis em termos convencionais.

Uma prova disso é um experimento feito com 43 empresas brasileiras (referência em inglês), das quais 81% obtiveram sucesso em alcançar metas conforme um programa de inovação.

Acreditamos que você quer atingir esse percentual ou até mais em seus negócios, certo?

Um bom ponto de partida é ler até o fim este artigo, em que vamos mostrar como inovar segundo os princípios Lean e os benefícios dessa nova perspectiva.

Aproveite!

lean innovation management

O que é Lean Innovation Management?

Lean Innovation Management é uma abordagem que combina os princípios do Lean Thinking e do Lean Startup para impulsionar a inovação nas empresas.

Um dos seus objetivos é fomentar uma cultura de experimentação e aprendizado contínuo, eliminando desperdícios, focada em agregar valor ao cliente.

O processo envolve o desenvolvimento de versões mínimas viáveis ​​de produtos e serviços, contando para isso com a obtenção de feedback rápido dos clientes, a fim de orientar a tomada de decisões por dados.

Dessa forma, podem ser criados produtos e serviços inovadores com grande agilidade, reduzindo riscos e maximizando o valor.

Qual o objetivo do Lean Innovation Management?

Segundo a McKinsey, 84% dos executivos C-level acreditam que a inovação é fundamental para o crescimento de uma empresa.

Considerando a importância de estar sempre em movimento, o objetivo do Lean Innovation Management é impulsionar a inovação, buscando criar e entregar produtos e serviços de valor. 

Pela aplicação dos princípios do Lean Thinking e Lean Startup, essa abordagem visa também eliminar desperdícios, promover o aprendizado contínuo e reduzir riscos.

Ao adotar os princípios Lean, as organizações buscam desenvolver uma cultura de inovação, promovendo a colaboração entre equipes.

Com isso, habilitam-se a tomar decisões baseadas em dados, enquanto se adaptam às mudanças do mercado, visando o crescimento sustentável e a vantagem competitiva.

Quais os benefícios do Lean Innovation Management?

Toda iniciativa de inovação precisa ser muito bem orientada.

Nesse sentido, o LIM proporciona uma série de benefícios. 

O primeiro ganho percebido, normalmente, é o aumento da eficiência operacional, materializada na redução dos desperdícios e otimização de processos. 

Isso resulta em redução de custos, menor tempo de desenvolvimento e redução de recursos desperdiçados.

Além disso, o Lean Innovation Management dá mais agilidade às organizações, permitindo que se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes.

Por meio da experimentação e aprendizado contínuo, as empresas podem identificar e corrigir falhas rapidamente, melhorando a qualidade dos seus produtos e serviços.

👉 Conheça a Gestão por Resultados e faça da sua empresa uma verdadeira máquina de atingir metas, com este e-book grátis!

lean innovation management

Como aplicar o modelo Lean Innovation Management?

Nenhum processo de inovação pode ser bem sucedido na base do improviso.

O modelo LIM, nesse aspecto, depende de um processo de implementação bem estruturado, no qual pular etapas é um “pecado capital”.

Confira na sequência como conduzi-lo para dar início a uma nova forma de lidar com a inovação nos negócios.

Entenda os princípios

O Lean Innovation Management é baseado nos princípios do Lean Thinking e do Lean Startup, como vimos.

Esses princípios enfatizam a criação de valor para o cliente, o aprendizado contínuo, a eliminação de desperdícios e a tomada de decisões baseada em dados.

Logo, não se pode aplicar o Lean Innovation Management sem compreender seus princípios e o que isso significa na prática.

Desenvolva uma cultura de inovação

A inovação só prospera onde encontra um ambiente que incentive o pensamento criativo e fora da caixa.

Para isso, é fundamental promover a colaboração, a experimentação e a aceitação do fracasso como oportunidade de aprendizado.

É preciso contar com lideranças que encorajem a busca por novas ideias e valorize o aprendizado com os erros.

O alicerce da inovação também se assenta em um ambiente de confiança, onde as pessoas se sintam confortáveis em compartilhar suas ideias e a contribuir para a inovação organizacional.

Identifique os desperdícios

Por ser baseada nos princípios enxutos, a Lean Innovation Management requer uma cuidadosa análise dos processos para identificar as atividades que não agregam valor.

Esses desperdícios devem ser eliminados, a fim de aumentar a eficiência e reduzir os custos.

Para identificar os focos de desperdício, procure por atividades desnecessárias, retrabalho, movimentação excessiva, estoques desnecessários, esperas prolongadas e fluxos de informação ineficientes.

Persiga a eliminação de todos os 8 desperdícios Lean incansavelmente.

Não deixe de envolver a equipe na identificação de oportunidades de melhoria e esteja aberto a feedbacks e sugestões para eliminar os desperdícios de forma contínua.

Estimule o aprendizado rápido

Inovar é aprender continuamente novos conceitos, abordagens, métodos e ferramentas.

O caminho para isso é adotar uma abordagem iterativa e incremental para o desenvolvimento de produtos e serviços.

Isso pode ser viabilizado com experimentos e testes para obter feedback dos clientes, de modo a aprender com suas observações.

Aprenda com os erros e ajuste seu produto ou estratégia com base nos insights adquiridos, sempre mantendo uma postura crítica construtiva.

Trabalhe com MVP

Parte essencial do LIM é o lançamento do MVP (Minimum Viable Product ou Mínimo Produto Viável).

Comece definindo claramente as funcionalidades essenciais do produto ou serviço, evitando todo e qualquer recurso desnecessário.

Lembre-se que a ideia aqui é obter apenas uma versão elementar do produto para testes.

Desenvolva uma versão mínima mas funcional do produto e obtenha feedback dos clientes tão logo eles possam se manifestar.

Com base nesses insights, itere e aprimore o MVP, focando nas características que agregam mais valor.

Seja Data Driven nas decisões

Orientar as decisões por dados é parte indissociável do processo de implementação do LIM, até porque ninguém consegue inovar “no escuro”.

Com base nisso, colete e analise informações quantitativas e qualitativas fornecidas pelos clientes.

Use métricas de desempenho e testes de mercado para dar uma compreensão mais ampla das necessidades do mercado.

Utilize também ferramentas de análise de dados para identificar tendências, padrões e insights relevantes, baseando-se em evidências ao tomar decisões.

Dessa forma, é possível minimizar o viés pessoal, validar hipóteses e aumentar a eficiência ao desenvolver produtos e serviços com base em demandas reais.

Incentive o intraempreendedorismo

Inovar é empreender.

Logo, não há avanço se as pessoas não se sentem empoderadas o bastante para conduzir seus próprios projetos.

É preciso encorajar os colaboradores a compartilhar ideias e a assumir riscos calculados. 

Vale ainda promover a autonomia, dando espaço para experimentação para acelerar a curva de aprendizado.

A empresa pode e deve criar mecanismos para identificar e apoiar os intraempreendedores, fornecendo recursos, treinamento e mentoria.

Fazendo isso, ela passa a reconhecê-los e a recompensar os esforços e resultados alcançados.

Aprenda com clientes internos e externos

Ouvir atentamente as necessidades e expectativas dos clientes internos, como funcionários de diferentes áreas, proporciona insights valiosos para otimizar processos internos e eliminar desperdícios.

Além disso, envolver os clientes externos em testes, pesquisas e feedbacks ajuda a compreender suas necessidades reais, melhorando a proposta de valor e direcionando os esforços de inovação.

Essa abordagem customer centric garante que os recursos sejam bem direcionados, atendendo inclusive ao preceito Lean de produção puxada.

Melhore continuamente

Sem melhoria contínua, o Lean Innovation Management não passaria de um conhecimento sem muita utilidade.

A medida mais importante nesse sentido é a identificação e eliminação de desperdícios para realizar ajustes constantes nos processos.

Isso abre caminho para a inovação, ao aumentar a eficiência e reduzir custos, especialmente eliminando a necessidade de estoque.

O uso de ferramentas como o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e a metodologia Kaizen, habilita a equipe a encontrar oportunidades de melhoria e implementar mudanças.

Portanto, a melhoria contínua é não apenas um componente da LIM, mas um pressuposto básico para a sua implementação.

👉 Falando em PDCA, saiba como utilizá-lo em seus projetos com este material gratuito, desenvolvido pelos especialistas da EDTI.

Desafios do Lean Innovation Management

Um dos principais desafios ao implementar LIM é a resistência à mudança, já que essa abordagem requer uma mudança de mentalidade e até de cultura organizacional.

Isso sem falar que equilibrar a agilidade com a gestão de riscos e conformidade pode ser complexo.

A obtenção de recursos adequados e a capacitação da equipe em métodos e ferramentas de inovação também são desafios.

Outro ponto a ser destacado é que, para identificar e priorizar oportunidades de inovação, é necessária uma compreensão profunda das necessidades do mercado.

Superar esses desafios requer liderança comprometida, comunicação eficaz e uma abordagem iterativa que permita aprender, adaptar e melhorar continuamente o processo de inovação.

Como saber mais sobre a filosofia Lean?

A Escola EDTI é pioneira no ensino da metodologia Lean no Brasil, formando gestores qualificados há mais de uma década.

Você pode fazer parte do time de líderes desejados pelas empresas, por meio dos nossos cursos EAD em Lean Six Sigma.

Pode também levar essa formação para seus colaboradores, por meio do programa EDTI Pass.

Conclusão

Lean Innovation Management é uma entre tantas vertentes que nascem dos conceitos e princípios enxutos.

Para dominá-los, você precisa do suporte de uma instituição de ensino comprometida com o sucesso dos seus alunos.

A EDTI coloca você no mapa das grandes empresas, em cursos Green Belt e Black Belt em Lean Six Sigma.

Quer dar um complemento a esta leitura? Então baixe o material em que mostramos como aplicar o Lean Six Sigma na gestão de mudança!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: