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Lean Healthcare: o que é, princípios, ferramentas e como aplicar

Empresas do segmento de saúde têm no Lean Healthcare uma metodologia sob medida para melhorar seus processos.

Afinal, hospitais, clínicas e até consultórios devem operar conforme certos padrões de qualidade e observando limites impostos pela legislação médica.

Para atender a todas essas exigências, é preciso contar com diretivas claras e programas que permitam alcançar a excelência operacional.

É aqui que métodos de trabalho como o Lean Healthcare entram, orientando quanto ao que fazer para elevar a qualidade em todos os sentidos.

Ao longo deste artigo, vamos nos aprofundar sobre o Lean Healthcare.

Vá em frente na leitura e descubra como melhorar a performance de uma empresa na área da saúde.

lean heAlthcare

O que é Lean Healthcare?

Lean Healthcare é uma abordagem baseada nos princípios do Lean Manufacturing adaptados ao setor de saúde.

Seu objetivo é eliminar desperdícios, melhorar a qualidade do atendimento e aumentar a produtividade.

Essa metodologia enfatiza a criação de valor para o paciente, a identificação de fluxos de trabalho e a redução de atividades que não agregam valor.

Ao aplicar o Lean Healthcare, os profissionais de saúde se habilitam a otimizar processos, eliminar desperdícios, minimizar retrabalho, reduzir estoques e melhorar a comunicação. 

Com a implementação de uma cultura de melhoria contínua, o Lean Healthcare também ajuda a aprimorar a experiência do paciente.

Assim, aumenta a segurança dos cuidados de saúde, maximizando os recursos disponíveis.

Por que aplicar os princípios do Lean na saúde?

O setor de saúde enfrenta desafios constantes, muitos deles comuns a empresas de outros segmentos.

Custos crescentes, qualidade variável e complexidade dos processos são alguns deles.

O Lean oferece uma abordagem sistemática para identificar e eliminar desperdícios, melhorando a eficiência e reduzindo custos.

Além disso, ao focar no valor para o paciente, essa metodologia possibilita aprimorar a experiência do paciente, promovendo cuidados mais seguros e efetivos.

Sua aplicação também estimula a colaboração entre as equipes, enquanto otimiza os recursos em função dessa maior cooperação, agilizando os fluxos de trabalho.

Ao adotar a filosofia enxuta, as organizações de saúde podem melhorar a qualidade dos cuidados prestados, aumentar a satisfação dos pacientes e melhorar indicadores clínicos.

Quais as ferramentas do Lean Healthcare?

Assim como Lean Manufacturing, sua versão aplicável ao segmento da saúde também utiliza ferramentas essenciais para a identificação de valor.

Destacamos as principais delas a seguir.

Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Mapping)

O Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Mapping, ou VSM) é uma técnica visual que permite mapear e analisar o fluxo de informações, materiais e pacientes em um processo ou serviço de saúde.

Ajuda a identificar desperdícios, gargalos e oportunidades de melhoria.

5S

Metodologia que visa melhorar a organização e a limpeza do ambiente de trabalho.

Os 5S representam: Seiri (classificação), Seiton (ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina).

Tendo em vista sua grande relevância para a saúde, é uma das principais ferramentas em Lean Healthcare.

Kaizen

Abordagem de melhoria contínua que enfatiza pequenas mudanças incrementais realizadas por toda a equipe, em um processo contínuo de aprendizagem. 

O objetivo principal do Kaizen é identificar e eliminar problemas, envolvendo todos os níveis da organização de forma cíclica e ininterrupta.

Just In Time (JIT)

Essa ferramenta visa a produção ou entrega de produtos e serviços no momento exato em que são requisitados, evitando estoques excessivos e reduzindo o desperdício.

Na saúde, o Just In Time pode ser usado, por exemplo, como referência para a requisição de insumos de materiais usados para atendimento de urgência, cirúrgico e ambulatorial.

Poka Yoke

Sistema baseado em dispositivos ou mecanismos projetados para evitar erros ou falhas humanas em um processo.

Assim, o Poka Yoke ajuda a prevenir erros e a garantir a qualidade do serviço na saúde, diminuindo a incidência de erros médicos e operacionais.

Kanban

É uma ferramenta visual de gestão de fluxo de trabalho que utiliza cartões ou sinais para controlar o fluxo de materiais, informações ou pacientes.

O Kanban facilita a visualização do trabalho em andamento e a identificar gargalos, apontando para as tarefas em andamento, por fazer e concluídas.

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Como aplicar o 5S no Lean Healthcare?

A partir do que vimos, a ferramenta 5S é uma das mais importantes em Lean Healthcare, e não é difícil entender porquê, já que seu objetivo principal é organizar o local de trabalho.

Na etapa “Seiri” (classificação), a equipe de profissionais de saúde identifica e remove itens desnecessários dos espaços de trabalho, como equipamentos obsoletos ou suprimentos vencidos.

Em “Seiton” (ordem), ela organiza os itens restantes de maneira lógica e de fácil acesso.

Isso inclui rotular e designar locais específicos para cada item, garantindo que eles sejam encontrados rapidamente.

Depois, aplica-se o “Seiso” (limpeza), mantendo uma rotina de limpeza e assegurando que os ambientes estejam sempre limpos e sanitariamente seguros.

Na etapa “Seiketsu” (padronização), o objetivo é estabelecer diretrizes e procedimentos claros para manter a organização e a limpeza.

Por fim, a equipe promove o “Shitsuke” (disciplina) incentivando a aderência contínua aos princípios do 5S, por meio de treinamento, auditorias regulares e envolvimento de todos os interessados.

Exemplos de Lean Healthcare

No Brasil, o Lean Healthcare vem sendo implementado em diversas instituições de saúde. 

O Prof. Dr. Ademir Petenate (Head de Melhoria de Processos em Saúde da EDTI), em parceria com o Institute for Healthcare Improvement, tem realizado um trabalho pioneiro em diversas organizações brasileiras como Unimed, Hospital Santa Catarina e Albert Einstein.

Alguns projetos realizados incluem a redução do tempo de espera para salas cirúrgicas ou a redução do percentual de partos por cesariana.

Também já participou da formação de especialistas em melhoria de processos em outros países da América Latina, como no Peru, utilizando o Modelo de Melhoria.

Em São Paulo, o Hospital São Camilo-Pompeia é outro exemplo de adoção dos conceitos Lean Healthcare.

Com um fluxo de 20 mil pacientes por mês, o mapeamento das atividades e desperdícios fez com que o hospital saltasse de uma taxa de atendimento em até 10 minutos de 32% para impressionantes 90%.

Os hospitais públicos e universitários também já utilizam a metodologia para elevar a qualidade nos serviços de saúde prestados.

Em Erechim, no Rio Grande do Sul, foi construído com base nos princípios enxutos o Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

O URICEPP tem como objetivo proporcionar aos universitários de diversos cursos a prática de atendimento ao público.

Nesse centro experimental, várias práticas Lean são aplicadas, em busca da redução dos custos e desperdícios presentes no ambiente hospitalar.

Um dos objetivos é adaptar os alunos às boas práticas institucionais, preparando-os para um mercado cada vez mais exigente em relação à qualidade.

Como aplicar o Lean Healthcare?

A abordagem Lean na saúde não difere muito da que se aplica em outras áreas.

Portanto, a aplicação dos princípios enxutos segue um roteiro mais ou menos parecido com o que se aplica em segmentos como o industrial e o de serviços.

Veja a seguir quais etapas devem ser seguidas.

Educação e Treinamento

O primeiro passo é fazer com que a equipe médica e os funcionários do hospital recebam treinamento sobre os princípios e metodologias do Lean Healthcare.

Isso inclui a compreensão dos conceitos de valor, fluxo, produção puxada e melhoria contínua.

Identificação de Valor

Com as equipes treinadas, é possível identificar o valor do ponto de vista do paciente.

Isso significa entender quais são as suas necessidades e expectativas em relação aos serviços de saúde.

O foco deve estar em fornecer valor real e eliminar atividades que não agregam valor aos pacientes.

Mapeamento do Fluxo de Valor

Avançando, a equipe trata de mapear o fluxo de valor atual.

Isso envolve a identificação de todas as etapas e processos envolvidos no fornecimento de um determinado serviço de saúde, desde o momento em que o paciente chega até o momento em que recebe alta.

O objetivo é identificar os desperdícios e as ineficiências ao longo do fluxo de valor.

Identificação e Eliminação de Desperdícios

Com base no mapeamento do fluxo de valor, é possível identificar os desperdícios, como esperas desnecessárias, movimentações excessivas, excesso de estoque, retrabalho, entre outros.

A equipe deve se concentrar em eliminar ou reduzir esses desperdícios, otimizando os processos e melhorando a eficiência.

Criação de Fluxo Contínuo

O objetivo aqui é estabelecer um fluxo de trabalho contínuo e fluido, minimizando interrupções, atrasos e gargalos.

Isso pode envolver a reorganização física dos espaços de trabalho, a padronização de processos e a implementação de sistemas de produção puxada, em que cada etapa do processo só é realizada quando há demanda.

Implementação de Práticas Just-in-Time (JIT)

O JIT é uma abordagem em que os materiais, suprimentos e informações são fornecidos no momento exato em que são necessários, evitando a formação de excesso de estoque.

No contexto da saúde, isso envolve a gestão de medicamentos, materiais médicos e outros recursos necessários para o atendimento aos pacientes.

Melhoria Contínua

O Lean Healthcare é um processo contínuo de melhoria.

A equipe deve estar constantemente buscando oportunidades de aprimoramento, coletando dados, medindo resultados e implementando mudanças.

É importante envolver todos os membros da equipe nesse processo, incentivando a colaboração e a participação ativa.

👉 Saiba ainda mais sobre Melhoria Contínua com este ebook completo e gratuito desenvolvido pelos especialistas da EDTI.

Curso de Lean Healthcare

Uma das principais escolas do Brasil dedicadas ao ensino da metodologia Lean, a EDTI oferece cursos focados na aplicação desses conceitos também na área da saúde.

Para quem nunca teve contato com os conceitos enxutos e quer começar aprendendo o básico, nossa indicação é o curso gratuito Introdução Lean Healthcare.

Nele, a Escola EDTI introduz os participantes nos conceitos do Lean Healthcare, ensinando técnicas de liderança e análise de variação na área da saúde. 

Além de ebooks e videoaulas, o aluno poderá ouvir podcasts com o Dr. Ademir José Petenate, coordenador do curso e especialista na área da saúde.

Outro curso que você que trabalha na saúde não pode perder é o Lean Seis Sigma Healthcare.

Aprenda a utilizar a metodologia Lean Six Sigma e suas ferramentas para coordenação e execução de projetos de melhoria para reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a atratividade dos seus produtos e serviços na área da saúde.

No módulo Lean Seis Sigma Healthcare, você terá acesso a um conteúdo completo com modelos de projetos e ferramentas específicas de melhoria para a saúde.

Eles vão ajudar na aplicação dos conceitos de Lean Six Sigma em casos práticos da área da saúde, além de práticas de liderança, trabalho em equipe e negociação.

Para os que ainda não possuem certificação Green Belt e Black Belt, o curso contempla também um conteúdo preparatório de cinco horas.

Certificação Lean for Healthcare

Não há dúvidas de que a obtenção da Certificação Lean for Healthcare traz diversas vantagens para as empresas do setor de saúde.

A mais importante delas é a melhoria dos processos, eliminando desperdícios e otimizando os fluxos de trabalho.

Além disso, para obter a certificação, é preciso aprimorar a qualidade dos cuidados de saúde, reduzindo erros e aumentando a segurança dos pacientes.

Isso leva a melhores resultados clínicos e maior satisfação dos pacientes, contribuindo assim para elevar a reputação da unidade de saúde.

Outra vantagem é a redução de custos, eliminando gastos desnecessários com a utilização dos recursos com mais inteligência.

A certificação é também uma forma de promover o engajamento das equipes, que passam a ser incentivadas a colaborar ativamente para a melhoria contínua.

Livros sobre Lean Healthcare

Existe uma vasta literatura sobre Lean Healthcare para quem pretende se aprofundar ainda mais no assunto.

Confira na sequência algumas das obras mais destacadas:

Conclusão

Toda empresa da área da saúde deveria adotar a metodologia Lean como base para suas ações de melhoria.

Você pode se tornar um especialista no assunto, qualificando-se com um dos cursos da EDTI que apresentamos neste texto.

Pode também se graduar como gestor Lean em nossos cursos Green Belt e Black Belt na metodologia Lean Six Sigma.

Avance ainda mais, lendo também este e-book gratuito em que mostramos como funciona o princípio Just-in-Time, uma das ferramentas Lean Healthcare!

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