Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Lean Seis Sigma na indústria 4.0: conheça os principais benefícios!

Lean Seis Sigma na indústria 4.0: conheça os principais benefícios!

Estamos vivendo a quarta revolução industrial, um cenário que é marcado pela manufatura digital e, portanto, empresas vem buscando formas de se modernizar e adotar sistemas compostos por máquinas interconectadas. É nesse cenário que podemos ver a junção de diferentes modelos, como o Lean Six Sigma na Indústria 4.0.

Mas como seria possível que modelos tão diferentes consigam coexistir na Indústria 4.0? Pois, não só conseguem, como diversos benefícios podem ser alcançados com o alinhamento desses modelos que deverão impulsionar os fabricantes a melhorarem continuamente seus processos, aumentarem sua eficiência e gerarem maior valor para o cliente.

Tendo isto em mente, o artigo que elaboramos para falará sobre a relação de Lean Seis Sigma na Indústria 4.0, suas principais ferramentas e quais benefícios essa prática pode trazer para você. Portanto, fique ligado e boa leitura!

Entenda, primeiro, o que é Indústria 4.0

Como já era de se esperar, a Indústria 4.0 se refere a quarta Revolução Industrial. Ela traz consigo um conceito novo e vem com a promessa de fábricas “inteligentes”, que cobre quaisquer inovações nas áreas da automação, tecnologia da informação e controle, por meio da união entre os sistemas cyber-físicos, Internet dos Serviços e Internet das Coisas.

Os processos de produção vêm se tornando cada dia mais eficientes e rápidos com o impulsionamento deste novo modelo. Estes processos vêm surgindo como customizáveis, autônomos, e estão basicamente, mudando a forma de serem conduzidos, assim como, impactando diretamente o mercado.

Conheça então, de maneira breve, quais são os conceitos inseridos de “fábrica inteligente” presentes na Indústria 4.0 a seguir:

  • interoperabilidade – conexão e comunicação entre máquinas, pessoas, dispositivos e sensores;
  • transparência de informações – criação de cópias virtuais do mundo físico com a ajuda de sistemas de informação, o que gera um enriquecimento dos modelos das plantas digitais por meio de dados de sensores diversos;
  • assistência técnica – sistemas são capazes de apoiar seres humanos na resolução de problemas e tomada de decisões, além de oferecerem suporte em uma série de tarefas que se revelaram difíceis ou exaustivas para o homem;
  • descentralização da tomada de decisões – tarefas executadas de modo automático e mais autônomo, com sistemas cibernéticos tomando decisões sem depender de ninguém.

É possível acelerar os processos com o Lean Six Sigma na Indústria 4.0

As tecnologias da Indústria 4.0 já vem evoluindo a muitos anos e, ao alinhá-los, Lean Six Sigma, deverá ser possível impulsionar muito a eficiência das coisas.

Ambos vieram da manufatura e foram sendo aplicados, cada vez mais, às operações de fábricas. Deste modo, líderes de diversos nichos, como construtores civis, setores automotivos, aeroespaciais, eletrônicos, entre outros, vem considerando e medindo os impactos do Lean Six Sigma na Indústria 4.0 (e o contrário).

Conforme os testes e visões avançam, mais claro vem se tornando sua resposta: de que Lean Six Sigma conseguem aprimorar, assim como podem ser aprimorados, pelos benefícios da Indústria 4.0.

Conexões entre Lean Six Sigma na Indústria 4.0

Conheça algumas destas conexões que podemos citar, logo abaixo:

  • melhoria muito acelerada para o reabastecimento automatizado e produtos de manutenção preditiva;
  • melhor gerenciamento da segurança, da saúde e otimização da prestação de serviços;
  • otimização das estruturas de uso de energia, proteção e gerenciamentos de segurança;
  • mercados com dinamismo de preços em agro produtos, até o marketing individualizado.

A melhoria contínua do Lean Seis Sigma geram uma clara influência positiva na Indústria 4.0, mas como ficam seus papéis na aceleração da aplicação e retorno de investimentos? Pois podemos citar três fatores que determinam a direção e velocidade em que as mudanças ocorrerão:

  • o envolvimento com o cliente deverá ser garantido pelo Lean, sendo conectado com a Indústria 4.0;
  • as lições de história recentes que foram aprendidas com o Lean deverão ser incluídas pela Indústria 4.0 com garantia;
  • os riscos deverão gerenciar a implementação das novas tecnologias digitais.

Lean, Seis Sigma, Indústria 4.0 e benefícios

De modo simples, mesmo se tornando mais inteligente, processos continuarão, ainda, sendo processos. É importante ter isso em mente para garantir a sustentabilidade das ferramentas e métodos Lean.

Ou seja, tudo o que ele melhorou até então continuará sendo válido e receberá aprimoramentos, uma vez que esteja em um ambiente mais rico de tecnologias.

As vantagens dessa vinculação podem ser várias, mas algumas delas podem ser citadas como:

  • indicadores sempre atualizados, proporcionando uma melhor tomada de decisões por seus gestores;
  • conhecimento via tablets, smartphones e notebooks, dos índices atuais de eficiência, disponibilidade e qualidade de cada uma das máquinas ou operações abrangidas pela ferramenta;
  • cada processo poderá ter seu status de defeitos verificado;
  • por meio das informações sobre produtividade da Overall Equipment Effectiveness (OEE) — cálculo de eficiência global — e visualização de dados gerais, permitirá uma melhor gestão de pessoas e orientação.

O lembrete sobre os processos mais inteligentes dado acima também vale para o método Seis Sigma. Ou seja, algumas barreiras devem permanecer e ainda terão de ser superadas. Porém, o aumento na automação, no potencial e nas capacidades de se fabricar produtos em massa com a Indústria 4.0 impulsionará os processos.

Processos automatizados muito mais inteligentes tendem a produzir quantidades enormes de dados rapidamente, estabelecendo um fluxo permanente, assim como novos parâmetros serão medidos todo o tempo.

O retorno que essas relações inovadoras entre Lean, Seis Sigma e Indústria 4.0 podem gerar são diversos, mas também podemos citar alguns como exemplo. Confira:

  • absoluta otimização dos processos, estando em um cenário favorável;
  • aumento na produtividade de modo geral, pessoas e máquinas;
  • grande aumento na satisfação dos clientes como resultado de todas as ações.

Aplicação e conclusão

Acredita-se muito que o Lean, Seis Sigma e a Indústria 4.0 devem ser integrados e terem seus objetivos alinhados. Estando uma vez unidos, todos esses poderosos paradigmas poderiam ajudar fabricantes de todos os tipos a otimizar seus processos, aumentando eficiência, valores de negócio e do cliente.

Com informações e números mais confiáveis e relevantes disponíveis nas interfaces dos clientes e fornecedores, pode-se aprimorar as práticas atuais de Lean Seis Sigma, o que tende a, além de cortar custos, gerar verdadeiros crescimentos lucrativos. Ao mesmo tempo que estes processos facilitam que as tecnologias da Indústria 4.0 cheguem mais rápido e gerem maiores benefícios.

No entanto, isso tudo aumenta a necessidade de que os interessados nas inovações passem a investir mais em treinamentos, na capacitação própria e de sua equipe, para tornar-se apto a utilizar as ferramentas do Lean Seis Sigma na Indústria 4.0. Será necessária uma atualização de metodologias para que os objetivos desejados possam ser alcançados.

Se houver interesse em aprender mais sobre o tema, esse artigo explica tudo sobre como implementar o lean seis sigma na área de serviços.

E ai, gostou do texto? Pois aproveite, então, para entrar em contato com a nossa equipe e conhecer os nossos serviços!

post

1 comentário em “Lean Seis Sigma na indústria 4.0: conheça os principais benefícios!”

  1. Pingback: Controle de qualidade industrial: quais as vantagens

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: