Assim como os métodos ágeis, orientar-se pelos princípios Lean no desenvolvimento de software aproxima você de ganhos em qualidade.
Com eles, uma empresa de base tecnológica e digital se habilita a fazer mais com menos, reduzindo custos em todas as etapas produtivas.
Afinal, como veremos neste conteúdo, o processo de desenvolvimento de uma solução em TI pode ser “contaminado” por uma série de falhas, as quais geram perdas.
Prossiga na leitura, entenda como isso acontece e de que forma a metodologia Lean pode ajudar a combater os focos de desperdício.
Lean no desenvolvimento de software: como se aplica?
Se você já leu outros artigos aqui no blog da EDTI, sabe que estamos sempre destacando os benefícios da metodologia Lean Manufacturing.
Relembrando: essa é uma metodologia criada no Japão pós-guerra, onde o desperdício de recursos era o vilão a ser combatido.
O sucesso de sua aplicação foi tanto que não demorou para que fosse exportado para outros países, setores e segmentos produtivos além da indústria, onde nasceu.
No desenvolvimento de softwares, os princípios Lean podem ser aplicados para responder a diversos desafios:
- Processos em excesso
- Funcionalidades e códigos incompletos
- Acúmulo de documentação
- Burocracia e complexidade além da conta
- Antecipação desnecessária de funcionalidades
- Defeitos e atrasos.
Por que usar o Lean no desenvolvimento de software?
Orientar o desenvolvimento de softwares pela metodologia Lean direciona os esforços, dá um norte para os processos e evita o desperdício de tempo e recursos.
Ela ajuda, por exemplo, a intoduzir funcionalidades completas, de modo que os softwares cheguem ao cliente com maior valor agregado.
Isso porque ela previne a inserção de códigos inacabados, os quais são sempre mais difíceis de integrar, já que demandam dos programadores um esforço maior para lembrar qual era o seu objetivo inicial.
A lista de razões para usar o Lean no desenvolvimento de softwares é extensa, mas só por aí você já pode antecipar que tipo de vantagens esse método pode trazer.
Como implementar a metodologia Lean no desenvolvimento de software?
Ainda que cada segmento demande uma abordagem adaptada ao seu contexto, em Lean, o processo de implementação é sempre pautado nos cinco princípios dessa metodologia.
Veja como o desenvolvimento de software pode ser adaptado a eles a seguir.
Reconheça onde está o valor
O passo número 1 na implementação do Lean é identificar onde está o valor de um produto ou serviço.
No caso dos softwares, isso significa reconhecer quais das suas funcionalidades são indispensáveis para o cliente e como elas tornam o seu produto único no mercado.
Mapeie seus fluxos
Sabendo exatamente onde está o valor, é hora de mapear os fluxos produtivos que dão origem a uma solução.
Focando na eliminação das perdas com ferramentas como o quadro Kanban e Mapofluxogramas, é possível melhorar e agilizar as cinco etapas fundamentais no desenvolvimento de programas, que são:
- Levantamento de requisitos
- Análise de requisitos
- Início do projeto
- Implementação
- Testes
- Implantação.
Mantenha a produção constante
Empresas orientadas pela metodologia Lean abominam o estoque porque ele vai de encontro a um princípio básico, que é a produção orientada pela demanda.
Isso implica aceitar que a produção deve ser ininterrupta, já que pressupõe-se que sempre haverá uma demanda pronta para ser atendida.
No caso dos softwares, isso significa produzir exatamente aquilo que o cliente necessita, sem “inventar a roda” ou incluir soluções apenas para aumentar o preço.
Avalie o seu mercado
Já que a produção é puxada pela demanda, é essencial mensurar exatamente qual a fatia de mercado a ser atendida.
É possível fazer isso por meio de pesquisas de mercado ou utilizando ferramentas de Business Intelligence (BI) capazes de elaborar modelos preditivos.
Invista na melhoria contínua
Uma vez que os processos estejam estruturados e a demanda precisamente dimensionada, a gestão pode até achar que o trabalho acabou, mas ele está apenas começando.
Isso porque, em Lean, é preciso se manter em constante movimento, melhorando inclusive aquilo que já está bom, por meio dos princípios Kaizen.
Desta forma, a empresa se antecipa às novas demandas que surgem, bem como dificulta o trabalho da concorrência.
Conclusão
A implementação das práticas Lean no desenvolvimento de software depende de profissionais altamente qualificados.
Você pode ser um deles, certificando-se em Lean Six Sigma em um dos cursos da Escola EDTI.
Nossa muito obrigada pelo conteúdo, me ajudou muito em uma prova que acabei de fazer para a faculdade, explicaram de maneira objetiva e didática.
Fiz questão de vir agradecer, pois realmente me ajudou muito a elaborar o meu texto e ele ficou excelente.
Novamente obrigada e meus parabéns!