Kaizen e a Liderança
O artigo de hoje também tem suas bases no novo livro do Liker e sua turma – “O Modelo Toyota de Liderança Lean” e também fala sobre o kaizen. Mas com uma diferença, agora vamos falar do kaizen da liderança.
Segundo os autores, o modelo tradicional de liderança concentra-se na figura do executivo como um visionário ou “agente de mudança”, que orienta a mudança em toda a organização pela força de sua vontade. Mesmo a teoria da liderança “iluminista” concentra-se em estratégias para convencer os trabalhadores a se comprometerem com a visão do líder.
Na liderança padrão Toyota, a realidade é diferente.
O líder deve enxergar as possibilidades, mas partir daí, deixar a liderança com o grupo – que está no gemba. Deve pedir a eles que concebam a perspectiva que for adequada para a empresa e a partir daí, que desenvolvam por meio das ações de planejar, fazer, estudar e agir – PDSA. Somente confiando é que um CEO irá permitir a sua equipe exercer realmente a liderança, demonstrando toda a paixão e o impulso interno que brota para melhorar, inovar e resolver os problemas continuamente. Somente a liderança presente no gemba é que conseguirão enxergar as oportunidades para uma série de pequenas e diferentes inovações que se mostrariam extremamente poderosas ao longo do tempo.
Nenhuma destas pequenas inovações e melhoria pode ser conduzida pela alta gerência.
Mas isto não significa que a liderança sênior não tenha uma função a desempenhar nestas situações. O papel fundamental do líder é apoiar a atividade diária de kaizen necessária à implementação do minomi. Apesar de não se envolver no dia a dia dos projetos e não passar aos líderes o tempo determinado daquilo que teriam que fazer, o presidente deve agir como coach, orientador, incentivando-os, gastando bastante tempo revisando seu trabalho e fazendo-lhes perguntas, reforçando a importância de suas realizações e impulsionando-os a melhorar ainda mais – deve agregar energia ao sistema. Como dizem os grandes líderes Lean “nem todas as fábricas teriam um presidente disposto a descer até o chão de fábrica todos os meses para revisar o trabalho dos seus funcionários do gemba, fazer perguntas e estimular-lhes a imaginação. As reuniões do presidente com a equipe do gemba servem de inspiração que a equipe avance ainda mais”.
Aproveito para convidar você para conhecer nosso curso de Lean. Ou se você quiser saber mais sobre como implantar o Lean em sua empresa, baixa nosso guia gratuito clicando abaixo!
Ou tire suas dúvidas com um de nossos professor clicando abaixo!