Você sabe o que é Kaizen e qual a sua utilidade para garantir a qualidade dos processos e produtos adotados pelo seu negócio?
Em meio a tantas ferramentas disponíveis, poucas provaram seu valor e continuam a oferecer soluções duradouras às empresas.
E não existe exemplo melhor nesse aspecto do que o Kaizen.
Esse sistema é capaz de aumentar a produtividade e ainda reduzir diversos dos seus custos.
Neste conteúdo, vamos explicar como essa filosofia pode proporcionar vantagens competitivas para que o seu negócio cresça de forma sustentável e muito mais.
O que é Kaizen?
Kaizen é um conceito japonês que estabelece uma metodologia para a melhoria contínua.
Aplicado em empresas, envolve pequenas mudanças diárias para aumentar a eficiência, qualidade e produtividade.
Baseia-se na cultura de aprendizado, envolvimento dos colaboradores e eliminação de desperdícios, sendo essencial para a gestão Lean e a otimização de processos.
Sua enorme popularidade se explica pelos variados benefícios que ele traz para os colaboradores das empresas que o adotam e, principalmente, para a gestão.
Além disso, a sua aplicação atende a diferentes objetivos, incluindo:
- Educar as pessoas a buscarem recursos
- Implementação de uma cultura de melhoria contínua
- Trabalhar por uma meta
- Transferência de conhecimentos
- Percepção sobre quando eliminar, reduzir ou mudar uma atividade.
Quem criou o método Kaizen?
Masaaki Imai foi pioneiro na abordagem do método e escritor do livro “Kaizen – The secret to Japan’s competitive success” (Kaizen – O segredo do sucesso e competitividade dos japoneses, em tradução livre).
Ele defende a seguinte definição:
“A terminologia sugere uma melhoria que envolve todos os envolvidos no seu negócio, gerentes e demais funcionários, compreendendo também o significado de baixas despesas.”
E complementa dizendo:
“A filosofia Kaizen indica que a maneira de cada indivíduo em lidar com as suas atividades diárias deve estar focada em um esforço constante de melhoria.”
Imai é também fundador do Instituto Kaizen, que tem entre seus objetivos difundir o conhecimento sobre a metodologia e filosofia.
Ele defende a crença de que as pessoas podem melhorar progressivamente e que isso reflete diretamente no desenvolvimento da empresa e dos resultados obtidos.
O Kaizen visa satisfação e responsabilidade, pois considera o trabalhador como a peça mais preciosa de todo o sistema e o trabalho em equipe como a única forma de promover o desenvolvimento.
O que significa o termo Kaizen?
A palavra Kaizen, cuja origem é japonesa, se divide em duas partes: Kai, que significa mudar, e Zen, que significa melhor.
Portanto, em tradução literal, podemos dizer que a palavra significa “mudar para melhor”.
Mas com o tempo, o termo passou a ser traduzido para uma expressão bastante conhecida: “melhoria contínua”.
O próprio Masaaki Imai defende, entretanto, uma tradução mais aprofundada da terminologia. Segundo sua explicação, “Kaizen = Everyday – Everybody – Everywhere – Improvement”.
Dessa forma, para Masaaki, o Kaizen trata-se de uma filosofia que busca provocar melhorias diárias, envolvendo todos os colaboradores da sua empresa e todos os setores existentes.
Qual a origem do Kaizen?
A origem do conceito Kaizen remonta ao pós Segunda Guerra Mundial, em um período de necessidade, onde o Japão se deparava com uma grave crise, totalmente devastado e sem muitos recursos.
O país precisava encontrar meios de competir contra grandes marcas estrangeiras e ainda abastecer seu próprio mercado.
O grande desafio era produzir mais utilizando menos.
Por isso, as empresas japonesas passaram a trabalhar pensando sempre na qualidade do processo e na redução de todo tipo de desperdício.
Com o seu crescente sucesso, o método passou a ser divulgado para o mundo todo, chegando nos mais diferentes mercados e negócios.
Para além da obtenção de lucro para a empresa, o Kaizen promove uma cultura de participação dos funcionários, com melhorias ditadas pela necessidade, a eliminação de desperdícios e a satisfação aos clientes.
É de grande importância lembrar que o sistema Kaizen nasceu dentro do Lean Manufacturing, uma metodologia focada na eficiência.
Seu objetivo é entregar ao cliente o que ele deseja, na hora que ele quer e da maneira exata como ele espera.
O Kaizen pode ser aplicado em toda empresa, independente do seu porte ou número de funcionários.
Apesar da sua flexibilidade, o ideal é adotá-lo com outras metodologias de melhoria, sendo a principal delas a Lean Six Sigma, junto a frameworks como o Scrum.
Para que serve o método Kaizen?
Melhorar continuamente é um pressuposto para alcançar a qualidade total.
Uma empresa que não se compromete a aprimorar seus processos o tempo todo é forte candidata a naufragar.
Isso porque abdicar do aperfeiçoamento leva para a zona de conforto, sinônimo de acomodação.
Sendo assim, o método Kaizen serve como um antídoto contra os males em potencial que essa perigosa postura pode causar.
Em uma empresa permanentemente engajada em ações de melhoria, o resultado não pode ser outro que não a excelência e a qualidade em tudo que se faz.
Onde aplicar o sistema Kaizen?
Por ser também uma filosofia, o sistema Kaizen pode ser aplicado em todas as atividades produtivas.
Não há segmento, setor, indústria ou departamento que não possa ser positivamente impactado a partir desse conceito.
Contudo, em certos processos e em áreas específicas o Kaizen se revela ainda mais efetivo.
Alguns exemplos são:
- Gestão: ao aprimorar os fluxos dos processos e os métodos de gestão da informação
- Entrega: diminuindo o tempo de entrega, tanto interna quanto externamente
- Qualidade: dando um “upgrade” nos procedimentos operacionais e atividades de rotina
- Segurança: proporcionando um ambiente seguro e propício à melhoria de produtos, serviços e processos em geral
- Custos: tornando uma empresa escalável, demandando menos recursos ao realizar suas atividades.
Benefícios do Kaizen para a melhoria contínua
Empresas e profissionais que assumem o compromisso de se aperfeiçoar continuamente dificilmente são superados.
Por isso, o Kaizen é um caminho para alcançar resultados acima da média, levando inevitavelmente ao sucesso em tudo que se faz.
A lista de benefícios que esse sistema traz é extensa, então, para ficarmos apenas nos mais relevantes, destacamos:
Melhora da qualidade
Empresas que entregam produtos e serviços cada vez melhores passam a ser referência, tornando-se assim imbatíveis.
O Kaizen é, nesse sentido, a solução indicada para levar o negócio ao chamado “oceano azul”.
Esse é o termo criado pelos autores do livro homônimo, Renée Mauborgne, W. Chan Kim e W. Chan Kim, segundo o qual uma empresa nessa condição não tem concorrentes.
Mas, para isso, é necessário alcançar um padrão de qualidade e excelência em todas as atividades, da principal até as de back office.
A filosofia Kaizen cai como uma luva nesse aspecto, já que, como vimos, seu foco é na melhoria constante, com processos ininterruptos de aperfeiçoamento.
Diminuição das perdas
Principalmente na indústria, diminuir o desperdício deve ser uma “obsessão”, considerando que esse é um pressuposto da qualidade.
Vimos que o Kaizen é uma das bases da metodologia Lean Manufacturing de produção enxuta.
A propósito, o termo “enxuta” não é por acaso. Ele nos remete à necessidade de enxugar os processos o máximo possível, sem prejuízo da qualidade.
O princípio básico para alcançar esse padrão é reduzir toda e qualquer fonte de desperdício, focando nos chamados 8 desperdícios Lean.
Qualificação da mão de obra
Talento não é nada quando não se trabalha para desenvolver as hard skills necessárias.
É isso que o Kaizen defende no âmbito individual.
Desde sempre, os mentores do Kaizen perceberam que, sem o engajamento de todos, melhorar não passa de uma mera abstração.
Ou seja, não existe melhora da gestão se, no chão de fábrica, as operações não seguem a mesma linha de atuação e de pensamento.
Assim sendo, o Kaizen propõe a participação de todos, a fim de que a melhoria seja percebida em todos os níveis de atividade.
Faz todo sentido, até porque, para que um produto faça sucesso com o público externo, é preciso que ele seja bem visto primeiro pelo público interno.
Melhora do ambiente
Um dos efeitos diretos da aplicação do Kaizen é a melhora do clima organizacional.
As empresas em todo o mundo se ressentem cada vez mais de lideranças e de pessoas que não tenham medo de assumir responsabilidades.
Uma das condições para isso é ter um ambiente interno saudável, em que as pessoas sintam que podem se expressar e colaborar sem julgamentos ou críticas destrutivas.
Implementar o Kaizen é uma saída para o desafio de melhorar o ambiente de uma empresa, que se torna propício ao surgimento de líderes.
Bem-estar no trabalho
Outro pilar do Kaizen é a comunicação, afinal, nele se defende a cultura do feedback e o encorajamento das iniciativas.
As pessoas se sentem mais confiantes em dar opiniões e colaborar em uma esfera de cooperação em alto nível.
É mais ou menos como uma seleção natural, em que os profissionais realmente capacitados sentem que podem “soltar o jogo” e colocar todo seu potencial para fora.
As relações e as atividades passam a ser niveladas por cima, o que se reflete em uma percepção de maior bem-estar e contentamento com o trabalho.
Como funciona o Kaizen?
Enquanto método, o Kaizen é todo orientado a processos.
Isso quer dizer que o resultado daquilo que se faz depende diretamente de como são geridas as entradas, saídas e o que acontece entre uma e outra na empresa.
A qualidade de um produto, por exemplo, dependerá da forma como sua matéria prima é tratada, dos processos de transformação a que é submetida e de como é distribuída.
Uma referência no assunto é o livro “Out of the Crisis”, de autoria do célebre Willian E. Deming.
Além de ressaltar a importância dos processos para a melhoria contínua, ele aponta para uma série de procedimentos e medidas a serem observadas, com destaque para:
- A qualidade deve estar sempre em primeiro lugar
- Redução de custos sem prejuízo na qualidade
- Melhora do clima organizacional
- Instituição de uma cultura de combate ao desperdício
- Eliminação dos “silos”.
Quais os 5 princípios do Kaizen?
Mencionamos antes que o Kaizen é uma filosofia, o que pode dar a impressão de que se trata de algo teórico ou sem muita aplicação prática.
Na verdade, é o contrário disso: funciona como um conjunto de ferramentas que, somadas, compõem o seu “arsenal” de utilidades.
Todas são importantes, mas uma em especial se destaca por sintetizar como nenhuma outra a essência da metodologia.
Assim pode ser definida a ferramenta 5S, em que cada S pode ser definido como descrito nos tópicos a seguir.
1. Seiri (Separar e descartar)
Consiste em eliminar tudo o que não é necessário no ambiente de trabalho.
O objetivo é manter apenas o que tem utilidade, reduzindo desperdícios e aumentando a produtividade.
Em um escritório, por exemplo, o foco pode ser remover documentos desatualizados. Na indústria, o descarte de ferramentas quebradas e por aí vai.
2. Seiton (Organizar)
Depois de eliminar o que não é útil, é preciso organizar o que ficou.
Cada item deve ter um lugar específico, facilitando o acesso e evitando o desperdício de tempo.
Assim fazem as empresas que trabalham com sistemas de etiquetagem para identificar onde cada ferramenta ou documento está armazenado, entre outras soluções.
3. Seiso (Limpar e inspecionar)
Manter o ambiente limpo não é apenas uma questão de higiene, mas também ajuda na identificação de problemas mais rapidamente.
Ou seja, a limpeza ajuda a detectar falhas e melhora o bem-estar dos trabalhadores, promovendo também o bem estar e a segurança.
4. Seiketsu (Padronizar)
Limpeza, organização e descarte são processos que demandam ações contínuas que, como tais, precisam ser padronizadas no tempo e no espaço.
Assim diz o “S” de Seiketsu, voltado à elaboração de normas e regras para que a organização e a limpeza sejam mantidas no dia a dia, com checklists diários para garantir que as equipes sigam os procedimentos de organização e limpeza.
5. Shitsuke (Disciplina)
O 5S não é um projeto isolado, mas um sistema que é um pressuposto da qualidade, devendo por isso ser continuamente praticado.
Para que dê resultados, ele requer disciplina e comprometimento da equipe para que as melhorias sejam duradouras.
Por isso, as empresas pautadas no Kaizen realizam treinamentos periódicos para reforçar a importância dos 5S e manter a cultura da melhoria contínua.
Como utilizar o Kaizen na prática
Não existem restrições que impeçam uma empresa de implementar o Kaizen.
Basta que todos os envolvidos estejam dispostos a realmente incorporar esse conhecimento a todos os seus processos.
Neste momento, você e sua equipe já devem ter compreendido a sua importância, mas podem não saber por onde começar a aplicá-lo.
Masaaki Imai defende que o Kaizen pode ser implantado através da administração, possibilitando que os gestores transformem boas práticas relacionadas à melhoria em padrões.
Outra forma de aplicação é através de um grupo.
Nele, cada participante deve ter consciência coletiva e envolver-se verdadeiramente na mudança de hábitos.
Entretanto, cada grupo precisa de um líder para dar um direcionamento a respeito dos passos a serem dados e treinamentos especializados.
O Kaizen lida individualmente com as pessoas, a fim de estimular cada um a melhorar diariamente, desempenhando com afinco as atividades propostas.
Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para te ajudar a entender melhor como se dá a implantação deste sistema na sua organização, independentemente do seu porte.
1. Elaboração do projeto
Assim como qualquer outro projeto, o Kaizen também precisa de planejamento para ser implantado.
Ele deve conter metas, prazo de duração, equipes envolvidas e indicadores de desempenho (KPIs).
Um cronograma bem elaborado deve existir para que todas as etapas da implementação estejam dispostas nele, do mesmo modo que deve conter também as ferramentas necessárias e o responsável por garantir sua realização.
Apesar de envolver todos os indivíduos do seu empreendimento, definir lideranças é de extrema importância para atingir o sucesso.
Então, é preciso nomear pessoas-chave para que ocorra a transformação de ideias em ações em todos os níveis operacionais.
2. Dia do evento
Chegou a hora de realizar a aplicação do método Kaizen na sua empresa.
É o momento de apresentar o escopo e as metas de melhoria para todos os colaboradores.
Após realizar a coleta de dados e análise destes, os envolvidos precisam expor suas constatações.
Só assim é possível iniciar o trabalho de identificar as causas de problemas e as melhores práticas para eliminá-las.
3. Plano de ação
A implementação do sistema já terminou na etapa anterior, mas algumas pendências ficaram para trás: problemas que ainda precisam de uma solução, embora já exista alguma resposta em mente.
Dessa maneira, um planejamento é elaborado para que as ações tidas como solução sejam colocadas de fato em prática.
Assim, torna-se dever dos líderes e supervisores deste projeto aplicado na sua empresa cobrar pelos resultados estabelecidos e desejados.
Cada ação precisa ser aplicada em algumas fases e o problema detectado deve ser completamente eliminado após o cumprimento de todas elas.
Sabendo disso, você pode perceber que faz parte dessa etapa a avaliação das melhorias obtidas e também questões de combate aos desperdícios, produtividade e sucesso geral da empresa.
Etapas da metodologia Kaizen
A melhoria contínua acontece a partir de projetos sucessivos.
Portanto, toda e qualquer iniciativa visando ao aperfeiçoamento deve ser tratada como um programa com início, meio e fim.
Com o tempo, a metodologia Kaizen passa a fazer parte da cultura da empresa, absorvida naturalmente por todos os setores.
Para isso, é fundamental não pular as etapas necessárias para sua correta implementação.
Veja a seguir.
Antes
“Toda grande jornada começa com o primeiro passo”, diz o provérbio.
Melhorar continuamente é um compromisso constante e é preciso visão de longo prazo para desenvolver essa abordagem.
Comece então pelas seguintes definições:
- Identificação de oportunidades de melhoria
- Escolha das lideranças dos projetos
- Seleção dos membros das equipes
- Definição dos objetivos por meio das metas SMART
- Construção de um plano de ação
- Desenvolvimento da solução
- Avaliação do processo.
Durante
A ideia em um processo de melhoria é evitar a sempre trabalhosa redefinição do planejamento.
Essa é a típica situação em que a empresa se vê tendo que “trocar o pneu com o carro andando”, na qual os ajustes levam a começar do zero novamente.
Veja o que fazer para que isso não aconteça:
- Teste as melhorias antes de implementá-las
- Discuta em sessões de brainstorming sobre o andamento do projeto
- Monitore os resultados diuturnamente, fazendo ajustes pontuais sempre que necessário.
Depois
O trabalho do gestor não acaba quando as ações de melhoria são implementadas.
Como vimos, a metodologia Kaizen defende a melhoria ininterrupta, portanto, até as ações de melhoria podem e devem ser aprimoradas por meio de:
- Apresentação dos resultados
- Análise dos resultados conforme os objetivos propostos
- Estandardização de soluções (as melhorias passam a ser um novo padrão)
- Planejamento de ações futuras tendo em vista novos ciclos de melhoria.
Como combinar Kaizen e outras ferramentas da qualidade
Sendo um método que busca reduzir desperdícios, o Kaizen é associado a diversas outras ferramentas da qualidade e filosofias que visam a produção enxuta e otimizada.
Essa combinação ocorre a fim de tornar ainda melhor as chances de alcançar os objetivos deste sistema.
A primeira sobre a qual vamos falar já foi até mesmo mencionada: Kaizen e Lean.
Abordaremos a seguir, também, a associação bastante utilizada do sistema Kaizen com o PDSA — uma das variações do PDCA — que ajuda no desenvolvimento de um ciclo ininterrupto de melhorias.
Além desses exemplos, é comum a utilização de outras ferramentas e metodologias, como o Just in Time e Six Sigma.
Essas têm também como objetivo central o aumento da produtividade, a redução de desperdício e estoques tornando os processos de compras de matérias primas mais próximos da sua utilização.
Lean Manufacturing
No começo, as melhorias obtidas com o Kaizen são pequenas e incrementais, mas com o tempo seus resultados são consistentes e indiscutíveis.
O conceito estimula a melhoria na produtividade e age em qualquer empresa de maneira contínua, servindo como guia à criação de uma cultura de melhoria.
Isso tudo é possível porque esse sistema trabalha por meio de uma nova abordagem cultural que leve a sua empresa à melhoria de processos.
Lembrando que Kaizen não é exatamente uma metodologia, mas sim uma técnica de implantação de melhorias contínuas aplicada aos poucos e de maneira constante, cujo êxito se verifica quando ele se encontra arraigado na cultura da empresa e de seus funcionários.
Por sua vez, o Lean trata-se de uma metodologia com técnicas de localização e eliminação dos desperdícios do fluxo de valor presentes no seu empreendimento.
Mesmo assim, tanto o Kaizen quanto o Lean podem ser aplicados juntos, de forma complementar, trazendo ainda mais resultados para os negócios gerados pela sua empresa.
PDSA
Os conhecimentos presentes no ciclo PDSA permitem estruturar a aplicação do sistema Kaizen com muito mais agilidade.
Este método surgiu, do mesmo modo que o PDSA, como um formato padronizado de registro das atividades realizadas por um pequeno grupo de melhoria.
E a primeira etapa de um projeto que se aproveita dos benefícios que essa ferramenta traz é escolher os problemas ou falhas a serem sanadas.
Diante do passo seguinte de realizar a escolha de um problema para se trabalhar, levando em consideração a prioridade, importância, urgência ou situação econômica, temos como resultado o objetivo do PDSA.
Nesse momento, vocês podem seguir algumas alternativas, entre elas está uma não excludente: a coleta de dados.
A importância de coletar e analisar os dados está relacionada com a capacidade para identificar a causa raiz de um problema. Possibilitando, em sequência, o início da implementação de contra medidas.
Após essas etapas, a gestão deve certificar-se de que os efeitos produzidos pelas contra medidas foram os desejados.
Caso contrário, a equipe deverá retomar todos os processos.
No caso da identificação de resultados eficientes, devem ser estabelecidos ou revisados os padrões adotados para evitar a recorrência dos problemas.
Como você pode perceber, o Kaizen e o PDSA podem ser associados a fim de as estágios necessários para aplicação do sistema se relacione a cada fase do ciclo:
- Plan
- Do
- Study
- Act.
Outro mérito conquistado com o uso em conjunto dessas duas habilidades, que vai além da solução de problemas baseados em análise de dados, é a capacidade de comunicação gerada.
Assim, é possível mostrar como o problema foi resolvido de forma clara e lógica, e também registrar as atividades de melhoria realizadas.
Just-in-time
O Just-in-Time (JIT) é, além de uma ferramenta, um conceito para guiar processos produtivos.
Ele toma como base a produção puxada pela demanda, na qual é o mercado quem dita quanto uma empresa deve produzir.
É diferente, por exemplo, do conceito fordista, no qual é a produção quem dita o quanto o mercado deve absorver.
Por isso, o JIT é uma abordagem muito mais enxuta, pois depende da racionalização da produção e da eliminação do desperdício para ser aplicada.
Manutenção Produtiva Total (TPM)
A Manutenção Produtiva Total, mais conhecida pela sigla em inglês TPM, consiste na aplicação dos princípios Kaizen na indústria, com foco na manutenção de máquinas e equipamentos.
Para isso, ela faz uso de indicadores como o índice de Eficácia Geral do Equipamento (OEE), entre outros instrumentos de controle.
Requisitos para aplicar o Kaizen
Agora que o seu conhecimento sobre este método é maior, você e sua equipe podem focar os seus esforços para realizar as melhorias estabelecidas e alinhadas aos seus objetivos organizacionais.
Porém, durante a procura contínua em aplicar aquilo que é determinado pelos processos adquiridos através da cultura deste sistema, é preciso considerar quatro requisitos fundamentais.
Estes requisitos vão além do envolvimento necessário de todo o time para que a implementação do Kaizen seja bem sucedida.
Eles auxiliarão a trabalhar com a maior produtividade, eficácia e eficiência que o uso desta ferramenta pode trazer ao seu negócio.
Restrições positivas
É preciso inicialmente estabelecer restrições a fim de impedir que algum produto, serviço ou atividade seja executado de maneira que não siga a conformidade desejada.
Esse é o primeiro requisito o qual é preciso seguir visando uma melhor implementação das técnicas deste sistema, principalmente no contexto industrial.
Restrições negativas
As restrições negativas são aquelas que podem dificultar ou impedir o bom andamento do processo aplicado ao seu negócio.
Portanto, deve-se trabalhar na sua extinção.
Esse requisito visa combater qualquer ameaça que cause desperdícios à capacidade produtiva de inserir melhorias contínuas no dia a dia da sua organização.
Foco
Empresas têm recursos limitados que, segundo a filosofia Kaizen, não devem ser desperdiçados.
Nesse momento, devem ser realizadas a análise das atividades executadas e a avaliação do quão necessárias elas são, ou se existe algum desperdício que não agrega valor ao processo.
Somente com uma análise detalhada e imparcial é que a gestão será capaz de identificar essas atividades, cuja ocorrência é muito mais comum do que se imagina.
Simplificação
Nem todas as atividades podem ser eliminadas do processo, pois certamente algumas são vitais e agregam valor ao seu empreendimento.
O que pode ser feito é verificar se elas estão sendo realizadas da melhor maneira possível.
Isto é, de forma que aproveite de toda a sua capacidade produtiva.
Vale buscar modos mais simples de executar cada atividade, minimizando a chance de erros, facilitando a execução, redesenhando processos e diversas outras ações inseridas no contexto.
Qual o papel da liderança na implementação do Kaizen?
A partir do que vimos, o Kaizen não pode gerar os bons resultados esperados sem a participação de todos.
Os colaboradores no chão de fábrica, por sua vez, demandam orientação para que saibam o que fazer, quando fazer e como fazer.
Essa é a função das lideranças que serão responsáveis por disseminar a cultura de melhoria contínua e de redução dos desperdícios.
A Escola EDTI ajuda sua empresa a formar essas lideranças, em nossos cursos EAD e nosso programa EDTI for Business.
Onde aprender mais sobre Kaizen?
A metodologia Kaizen é bastante rica em conceitos, princípios, ferramentas e técnicas.
Para dominá-la, é fundamental contar com o suporte de uma instituição de ensino capaz de oferecer uma formação dentro da metodologia Lean, à qual a Kaizen se associa.
Assim são os cursos da Escola EDTI, sua melhor alternativa para se qualificar nos métodos Kaizen e Lean em cursos Green Belt e Black Belt presenciais.
Conclusão
Empresas que adotam o Kaizen percebem grandes resultados,algumas em um espaço relativamente curto de tempo.
Em geral, elas observam uma diminuição dos desperdícios e das margens de erros nos seus processos.
Consequentemente, um negócio que escolhe aplicar o Kaizen nos seus processos conquista um aumento na sua capacidade produtiva como uma das principais melhorias obtidas.
Essa é a ferramenta ideal para quem busca um diferencial na competitividade.
Através dela, aumentam as chances de conquistar uma posição de destaque entre os seus concorrentes.
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