Indicadores: inadimplência
Indicadores: inadimplência – No post de hoje vamos examinar a % de pagamentos atrasados e a inadimplência medidos pelo Banco Central do Brasil. Como será que estes indicadores estão se comportando? Será que o número de caloteiros está aumentando ou diminuindo? Vamos aos dados.
Na figura 1, 2 e 3 nós podemos ver o comportamento do % de pagamentos em atraso entre 15 a 90 dias, ou seja, aqueles que não viraram inadimplência. A figura 1 traz o % total, a figura 2 o % de empresas e a figura 3 o % de pessoa física.
Figura 1: % de carteira em atraso total.
Figura 2: % de carteira em atraso PJ.
Figura 3: % de carteira em atraso PF.
Analisando as figura 1 a 3 fica claro que o percentual em atraso está caindo, principalmente o atraso proveniente da pessoa física. Isto é um bom sinal, pois indica que o consumidor está atrasando menos para pagar suas contas. Como será que está a inadimplência? Que é o atraso de mais de 90 dias? Vamos conferir estes indicadores nas figuras 4, 5 e 6.
Figura 4: % de inadimplência total.
Figura 5: % de inadimplência empresas.
Figura 6: % de inadimplência pessoa física.
Tal qual o índice anterior, a inadimplência caiu também, mas o comportamento foi diferente. Subiu em 2011 e caiu em 2013, segundo o gráfico de controle. Agora, o que esperar? Será que vai subir ou cair em 2014? Veremos.
Muito Bom DR…..! Parabens pelas conquistas….
O post faz todo sentido se levarmos em consideração o esforço das empresas em estratégias de crédito e cobrança. Muitas vezes o cliente já recebe algum contato do credor antes do 15º dia de dívida. As empresas estão sentindo os impactos da inadimplência e estão se atentando a isso com mais critério.
O que parece é que o brasileiro se endivida até certo ponto, cerca de 22% da renda familiar. Mais que isto ele não compromete, pois senão dá problema e já chegamos a este patamar.